EP 222 Luís Miguel sofre um acidente na obra

Episódio 222
Seg, 23 nov 2015 21:40 TVI

Neste episódio

Concha confronta Mina e informa-a de que já sabe que foi ela que colocou batom na camisa de Henrique. Mina mostra-se chocada com a acusação e pede-lhe que pague a sua conta porque não trouxe a carteira. Concha paga e sai atrás dela. Concha segue Mina pela rua disfarçadamente até uma uma sala de jogo. Concha filma-a com o telemóvel. 

Luís Miguel fala com um encarregado da obra. O homem, perturbado e inquieto, aponta para umas sacas de cimento. Pedro conta a Sílvia que se encontra nas mãos de António e confessa que os materiais que António comprou para a obra são de segunda e não pode contar nada a Luís Miguel pois os duzentos mil euros que pediu emprestados a António foi para cobrir os desfalques que Mafalda fez na Sparkle. 

Norberto fala com Luis Miguel ao telefone e pergunta-lhe se os materiais têm mesmo defeito. Luís Miguel diz que sim, e que já tentou falar com Pedro mas ele não lhe atende o telefone. Norberto manda parar a obra e diz que vai falar com Pedro sobre o sucedido. 

Entretanto, Andreia pede uma assinatura a Norberto para uma ordem de compra. Andreia faz sinal a António que sorri e volta para o gabinete. António faz uma chamada e diz a quem atende que tem de acontecer hoje. 

Luís Miguel liga a Mara e pergunta se Pilar já chegou e se esta tudo bem. Mara confirma que esta tudo bem e pergunta-lhe se já consegui perceber o que se passou com os materiais. Luis Miguel afirma que já percebeu o que aconteceu aos materiais da obra e que vai resolver o assunto. Desliga a chamada e ouve-se um barulho enorme de derrocada. Uma nuvem de pó enche o local e não se sabe o que aconteceu a Luís Miguel. 

Na construtora, Sílvia revela a notícia de derrocada na Obra de Chelas. Pedro e Norberto ficam alarmados por saber que Luís Miguel se encontra no local. Mara recebe a notícia do acidente. Em choque tenta falar com Luís Miguel, mas o telemóvel está desligado. Pensa o pior e Neuza conforta-a. 

Vê-se o telemóvel de Luís Miguel perdido no meio dos escombros da derrocada de uma parede, corpos de trabalhadores no chão e não se percebe se Luís Miguel está entre eles. Um jornalista anuncia no local o acidente e revela existirem operários desaparecidos que podem estar soterrados debaixo dos escombros. Vêm-se bombeiros com macas e uma escavadora a retirar o entulho para descobrir os corpos. 

Nas imagens da reportagem, Luís Miguel aparece e Mara suspira de alívio. Em casa dos Sacramento a alegria é geral. António afirma que Luís Miguel está bem, desligando a televisão. Daniela pergunta-lhe como é que ele pode chegar a tanto por uma vingança, e declara que morreram pessoas por sua causa. António vai-se embora sem responder.

Sílvia questiona Pedro sobre as causas do acidente estarem relacionadas com os materiais de segunda utilizados na obra. Pedro afirma que essa conclusão só pode ser declarada quando for feita uma peritagem e que não pode dizer o que sabe pois está nas mãos de António. Sílvia diz-lhe que António é um criminoso e que ele pode ser cúmplice.

Mafalda fala com Sara sobre o sucedido com Matilde e sobre o facto de Pedro estar mais distante dela e mais íntimo de Sílvia. O assunto da dependência de Sara pelo álcool e a relação com Leandro também surge, mas Sara relega os problemas. Pedro descarrega sobre Mafalda o problema que tem, dizendo-lhe que está nas mãos de António por sua causa e pelo empréstimo dos duzentos mil euros e sai de casa dizendo que tem de ir trabalhar. Sílvia avisa os filhos depois do jantar que vai ter de voltar ao escritório, para ajudar Pedro.

No bar, Sara mostra a Leandro que se consegue controlar e só bebe água. Ela começa a dançar tentando seduzi-lo. 
Ramiro descontrola-se quando Santiago fala sobre Sílvia atirando com uma garrafa de cerveja contra a parede.  Francisca declara que ele deve andar envolvido em negócios estranhos e que eles ainda vão ter problemas com isso. 

Sílvia volta ao escritório e pede desculpas a Pedro por ter sido rude com ele. Pedro continua a culpar-se pelo sucedido na obra, pois a escolha dos materiais estava a seu cargo. Encobriu uma vigarice e o preço a pagar é saber que dois operários estão mortos. 

Sara agarra Leandro que acabou de levar uma bebida a uma mesa e dança com ele. Leandro e Sara entram em casa dela aos beijos, começam a despir-se e envolvem-se sexualmente. 

Luís Miguel chega a casa e Jorge inquire-o sobre a causa do acidente, dizendo que a razão se deve prender a materiais defeituosos. Luís Miguel afirma que só é possível identificar o problema depois da peritagem. Pilar assume que Luís Miguel precisa de um banho e de descansar. Vita prontifica-se a preparar o banho, mas Mara diz que ela própria o fará. Neuza manda Vita tratar da roupa das gémeas. 

Pedro insurge-se contra António afirmando que a culpa do sucedido é dele e que não são os mil euros que o vão impedir de falar. António afirma que ele só tem a perder se contar a verdade e que pode sofrer um processo-crime. Andreia entra e avisa que Venâncio já chegou. 

Norberto pergunta a Luís Miguel o que acha de tudo o que aconteceu, ele afirma que só quando tiverem um relatório da peritagem é que podem ter certezas. Pedro e António entram na sala. Norberto inquire Pedro sobre a causa do acidente e António responde na vez de Pedro que ainda não se pode ter certezas de nada. Pedro afirma que só com o relatório da peritagem é que irá apurar a causa. Norberto exige que mal chegue lhe seja apresentado. 

Henrique veste-se apressado para ir saber de mais detalhes sobre o acidente. Concha nem o ouve. Intrigado pergunta-lhe o que tanto vê no telemóvel. Concha mostra-lhe o vídeo de Mina a jogar. Henrique fica furioso ao ver a prova de que Mina lhe mente, agarra no telemóvel e sai disparado para a sala. Henrique retira o cartão multibanco a Mina e corta-o em pedaços. Mina fica perplexa ao ver o vídeo. Henrique afirma que Mina tem passado as noites as jogar e ainda lhe vem pedir dinheiro para ajuda os pobres. Adverte-a que se voltar a acontecer terão problemas sérios. Henrique sai e Concha, que assistiu a tudo, entra na sala e dá uma risada, deixando Mina enfurecida. 

No Estúdio 7, Concha conta a Clara o sucedido, feliz da vida. Mina vai aos cacifos dos balneários e deita um pó no frasco de champô de Concha. Concha toma Banho e lava o cabelo com champô abundantemente. Rafaela ouve um grito de Concha nos Balneários e corre ao seu encontro.    

Clara diz à mãe para continuar a passar água nos olhos pois deve ser uma reação alérgica. Concha afirma que usa o mesmo champô há anos e que alguém lhe mexeu no champô e até sabe quem foi.

Mina toma um chá na Hamburgueria feliz da vida pela sua vitória. Mafalda fala com Sílvia a bem tentando estabelecer uma relação mínima de respeito e pergunta-lhe se esteve com Pedro na noite anterior, ela mente e diz-lhe que não.

Na obra, Pedro analisa umas sacas de cimento. Luís Miguel pergunta-lhe se foi ele que fez a encomenda. Pedro declara que quase de certeza que sim, mas que terá de ver as ordens de encomenda e declara-se culpado, afirmando que traiu a confiança de Luís Miguel e que se for preciso assume todas as responsabilidades. Luís Miguel quer ajudá-lo, mas Pedro pede-lhe para ficar fora disto.

Pilar confessa a Berta que o acidente na obra tem dedo do António, pois Norberto vai ser responsável pelo acidente como acionista maioritário. Pilar afirma que se for verdade,  António vai pagar muito caro, pois pôs em risco a vida de Luís Miguel. Jorge conta a Yolanda o sucedido na obra e na construtora. Yolanda mostra-se ameaçada pelo retorno de Pilar à casa de Jorge. Ele assegura-lhe que não há nada a temer e que gosta mesmo de Yolanda.

Vita pergunta a Neuza se já há novidades sobre o acidente na obra, Neuza informa-a das perdas humanas, Vita pergunta pelo Patrão. Neuza afirma que agora quem está à frente da construtora é Venâncio, Vita fica aliviada por Luís Miguel não sofrer consequências. Neuza relembra Vita que ele é patrão dela e marido de Mara. Vita prepara-se para dar as papas às gémeas e afirma que será patrão dela por enquanto.

Luís Miguel confessa a Jorge que os materiais usados na obra são de baixa qualidade, Jorge informa-o que a construtora tem responsabilidade civil e criminal. E que com as suspeitas de corrupção da obra do Douro pode ser o fim da construtora.      

Norberto, António e Henrique estão reunidos, Norberto informa Henrique que quer indemnizar as famílias das vitimas. António concorda. Henrique pergunta pelo relatório da peritagem, pois poderão enfrentar responsabilidades criminais. Norberto informa-o que assim que o tiver, lho faculta. Norberto cruza-se com Daniela e informa-a que Lucena vai cair e ela irá cair com ele, Daniela afirma que talvez quem caia primeiro seja Norberto.

António recebe uma chamada e admite não estar envolvido no assunto do acidente. Daniela confessa-lhe que Norberto a ameaçou, e pergunta-lhe se as culpas vão cair sobre ele. António afirma que sim que Norberto será declarado culpado e o dia de amanhã será decisivo.

No quarto Daniela pergunta a António onde quer jantar, ouvem barulhos na casa de banho e quando vão ver o que se passa, dois cães dobberman saem a rosnar-lhes. Conseguem fugir do quarto sem que sejam atacados.  Do lado de fora da porta do quarto enquanto os cães se atiram à porta, Daniela pergunta a António como é que os cães foram ali parar e quem é que os quer matar. Um dos cães atira-se à porta e numa das coleiras vê-se o símbolo do rei de espadas.

Norberto janta com Arsénio, no tablet vê-se uma notícia sobre o acidente na obra. António vê a mesma notícia e sorri em forma de vingança.


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: Luís Miguel sofre um acidente na obra
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA