EP 224 António exige a demissão de Norberto

Episódio 224
Qua, 25 nov 2015 21:40 TVI

Neste episódio

Norberto chega à construtora e é rodeado por jornalistas e fotógrafos. Arsénio ajuda-o a furar a multidão e a entrar no escritório. Sílvia informa-o que estão todos à sua espera na sala de reuniões, mas que tem uma senhora à espera para falar consigo. Diz que não tem tempo para falar com ninguém agora e a senhora com o bebé ao colo acusa-o de fugir dela depois de ter mandado matar-lhe o marido. Norberto informa-a que agora não pode falar com ela pois tem uma reunião e se esperar um pouco já lhe fala. 

António, Luís Miguel e o conselho de administração estão reunidos e com a chegada de Norberto afirma que só há uma maneira de salvar a imagem da empresa, é afasta-lo da presidência. 

Concha não pára de coçar a cabeça E Mina afirma que aquilo só pode ser algo que apanhou nos balneários da escola de dança. Concha pergunta-lhe como é que ela sabe que ela esteve lá. Mina afirma que foi a Clarinha que lhe deve ter contado. Concha acusa-a de ser a culpada e atira-lhe a sopa para cima. Mina retribui-lhe o gesto. 

Henrique diz a Concha que tomou uma decisão. Henrique e Concha informam Mina que para o bem de todos ela terá de sair lá de casa e que lhe vai alugar uma casa ou um quarto num hotel. Mina finge ter um chilique e cai no chão, deixando Henrique em pânico. Henrique chama o médico para ver Mina e explica-lhe o sucedido. Concha declara que não deve passar de um exagero da sogra e Henrique repreende-a. Mina ouve tudo atrás da porta óptima de saúde. Quando os sente perto do quarto deita-se na cama e finge-se muito mal. O médico afirma que vai ter de a examinar e pede-lhe que aguardem na sala. Mal saem Mina ri-se com Veiga e afirma que está bem disfarçado. Veiga, afirma que comprou a pasta de médico nos chineses da esquina. 

O médico sai e afirma que o coração de Mina está bastante fraco e que precisa apenas de descanso, carinho e uma vida sem stresses. Concha anda de um lado para o outro irritada, a pensar numa forma de conseguir desmascará-la. 

António diz a Norberto eu tomou a liberdade de redigir a carta de afastamento de Norberto e pergunta-lhe se a vai assinar livremente ou prefere sofrer as consequências. António insiste para que Norberto assine a carta, mas ele recusa e diz-lhe que irá pensar e precisa de apurar primeiro o que se passou. Desconfiando da insistência e pressa para que assine a carta, Norberto acusa-o de ser ele o culpado. António nega e Norberto intimida-o puxando-o pelos colarinhos. António solta-se e sai da sala e Norberto rasga a carta.

Luís Miguel comunica a Pedro que Norberto não assinou a demissão e que se isso não acontecer a empresa vai ficar para sempre ligada ao acidente. Pedro afirma que só será assim se não se descobrir um outro responsável e declara que terão de esperas para ver o que acontece. Luís Miguel revoltado pergunta a Norberto a razão por não se ter demitido. Ele confessa-lhe que tudo aquilo não passa de uma armadilha de Lucena. Luís Miguel não acredita e Norberto pede-lhe que confie nele e lhe dê tempo para reunir as provas necessárias.

Vários manifestantes encontram–se à porta da construtora. O carro de Norberto cruza a esquina e os manifestantes batem com cartazes no carro. A senhora da criança de colo está na multidão com um envelope na mão e o olhar de Norberto cruza-se com o dela. Ele pede a Arsénio que pare e explica-lhe quem é. Arsénio afirma ser improvável, acelera e fura a multidão. Vê a mulher a retirar do envelope uma arma. 

Pilar, Mara, Neuza e Vita olham para as imagens das notícias dos manifestantes. Luís Miguel entra e afirma que Norberto é culpado e que não se demite. Pilar sai em sua defesa, dizendo que algo não bate certo nessa história. Luís Miguel sugere em tom irónico que António o tramou. Pilar assume que já o colocou na cadeia uma vez e não se espantava que estivesse por trás disto.

Mina está a Jogar Poker online no tablet, Concha espreita pela porta e vê-a mas não lhe diz nada. Concha é apanhada a espiar Mina por Clara que a adverte para parar de perseguir a avó. 

Bino apanha Isabel a falar toda derretida com Peixe e fica cheio de ciúmes. No seu quarto, Bino liga para o comissário e pede informações sobre César. 

António está reunido com todos os seus “afilhados”, apenas Luena se encontra ausente, e afirma que alguém informou Norberto sobre o plano para o incriminar. António oferece dez mil euros a quem lhe disser quem é a toupeira. Rafaela envia uma mensagem a Luena a avisá-la do que se passa, deixando-a muito apreensiva.

Daniela informa António que Luena pode ser a toupeira, pois viu-a entrar no carro de Norberto.  Norberto vai ter com Luena e agradece a informação que lhe deu sobre a troca das ordens de encomenda a mando de António. Rodrigo chega, Norberto informa que veio ver Júnior que está adoentado e sai. 

Rodrigo pergunta a Luena o que Norberto foi lá fazer e diz-lhe que António o incriminou, e quer saber quem foi a toupeira. Norberto pergunta a Andreia se ela se lembra de lhe ter dado as ordens de compra para assinar, com a secretária a afirmar não se lembrar. 

Andreia conta a António o sucedido e que fez exatamente com planeado e Norberto parece não desconfiar e ter acreditado nela. António afirma que Andreia terá de tirar baixa e vai-lhe procurar outro emprego pois não é seguro tê-la ali a trabalhar. Sílvia vê Andreia a arrumar as suas coisas todas dentro de um saco e pergunta-lhe se está doente, com esta a afirmar que sim. Sílvia pergunta-lhe se para ir ao médico tem de levar as coisas todas e Andreia a corta a conversa. 

Norberto inquire Pedro e conta-lhe que já sabe que foi António e Andreia que o tentaram tramar, mas não tem provas e pergunta-lhe o que sabe e o porquê da SMS que lhe enviou a dizer para não assinar a carta. Pedro tenta tapeá-lo e não se descai, afirma apenas que é prematuro Norberto demitir-se pelo relatório e que a sua presença é fundamental até que se apure a verdade. 

Luena pergunta a Daniela se António quer falar com ela, Daniela responde-lhe afirmativamente dizendo-lhe que alguém se portou muito mal e para Luena preparar a sua defesa. António confronta Luena sobre a SMS que Norberto recebeu e exige ver o telemóvel dela, mas fica desapontado com o teor da SMS, apenas fala sobre Júnior. 

Daniela pergunta-lhe se está tudo bem, Luena informa-a que ela se meteu com a pessoa errada mas que só vai descobrir isso quando for tarde. Daniela confronta António sobre ter deixado ir Luena, ele aperta-lhe o pescoço e avisa-a para não voltar a fazer uma igual. 

Sílvia e Pedro falam sobre o sucedido na noite em que estiveram juntos entrelaçam as mãos e Ramiro testemunha a cumplicidade entre os dois. Mafalda fala com Luena e afirma ser babysitter de Sara e agora de Matilde. Matilde diz a Mafalda que já não precisa de ser simpática com ela, porque o pai dormiu com Sílvia e brevemente vai voltar para casa. Mafalda fica em choque. 

Ramiro descarrega a raiva por ter visto Sílvia e Pedro cúmplices, em cima de um cliente na sala de jogo e é chamado à atenção por Rodrigo e Radu. Radu provoca Ramiro e insinua que seja ele o bufo, Rodrigo afirma que põe as mãos no fogo por ele e pede a Radu para parar com aquilo. 

Kandimba, Joana, Tomás e Matilde estão juntos, enquanto os dois primeiros comem bolachas e falam sobre o distúrbio alimentar de Joana, Matilde conta ao irmão que contou a Mafalda que o pai dormiu com a mãe. Mafalda confronta Pedro e Sílvia sobre o fato de terem dormido juntos e descompõe Sílvia. Sílvia senta-se à secretária, muito chocada e envergonhada com tudo o que aconteceu. 

Mafalda discute com Pedro e pergunta-lhe se é verdade, ela afirma que sim, em desespero ela afirma que o perdoa e que podem começar de novo do zero. Pedro afirma que o melhor que têm a fazer é separar-se para perceber o que querem, mas que voltou a pensar na Sílvia e esteve com ela porque já há muito tempo que o queria fazer. Mafalda perde o controlo e age como louca. Pedro sai de casa e ela afirma que se ele sair se mata. 

António pergunta a Rodrigo se ele tem a certeza do que lhe acabou de dizer. Ela afirma que a certeza é absoluta. Luena e Rafaela falam sobre o sucedido, e que Norberto esteve em sua casa ontem e Rodrigo apareceu nessa altura. Rafaela afirma que por dez mil euros o Rodrigo era bem capaz de a denunciar.

Daniela afirma que Radu a tem de ajudar a convencer António de que a toupeira é Luena, pois ela tem a certeza que é ela mas que Luena acaba sempre por se safar.

Norberto e Mara passeiam as gémeas, ela confessa que Luís Miguel pensa que Norberto se acobardou. A viúva do operário está escondida atrás de uma árvore e segura no envelope com a arma enquanto os observa.


Sobre «A Única Mulher»

Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher». 

A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.

Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.

Ficha Técnica

Título Original: António exige a demissão de Norberto
Categoria: Novela nacional
Formato: Romance
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA