Neste episódio
Em casa dos Montemor, as irmãs Patrícia e Irene discutem as suas paixões por Alexandre e Alberto. Irene diz que Alexandre não lhe escapa e que vai ser dela custe o que custar.
Fernando chega à mina e reclama com a equipa de resgate, por ainda não terem tirado Alexandre e Gabriela lá de dentro. Gabriela e Alexandre decidem tentar sair pelo buraco, mas temem que possa haver outra derrocada. Alexandre consegue passar e Tomás diz a Gabriela para sair também. Gabriela começa a sair pelo buraco e o túnel desaba completamente. Da nuvem de pó provocada pelo desabamento, surge Gabriela sã e salva. Todos felicitam Gabriela e Alexandre.
Mais tarde, Alexandre chega a casa e Antónia abraça-o efusivamente. Fernando desconfia da atitude de Antónia, que costuma ser mais fechada. Júlia não gosta que Fernando esteja a beber, mas ele diz que é a última bebida da noite.
Gabriela entra em casa e abraça David e Francisca. Agradece a Francisca ter tomado conta do seu filho. Adriano sabe da notícia e decide celebrar o acontecimento, sugerindo a Antónia construir um balneário para Gabriela. Antónia diz-lhe que quer livrar-se dela de forma indolor.
Depois do salvamento, os mineiros não querem descer aos túneis, têm medo de outro desabamento. Carlos não sabe o que fazer e liga a Antónia, que lhe diz que se não trabalharem não recebem.
Na pensão, Felismina fica ofendida por Alberto e Patrícia não falarem a ninguém ao descer dos quartos. Alberto está em pânico por não ter atendido as chamadas de Antónia. Patrícia sugere a Alberto irem viver juntos, mas ele foge do assunto.
Em casa dos Soares, Gabriela acorda e prepara-se para ir para a mina, mas Tomás não a deixa ir trabalhar depois do acidente. Gabriela desabafa com Francisca e esta percebe que ela ficou com boa impressão de Alexandre, mas a mineira desvia o assunto.
Antónia decide ir à mina e confronta os mineiros. Diz-lhes que quem não descer às galerias vai ser despedido. Alberto chega atrasado e leva um sermão da patroa. Os mineiros não têm coragem de contrariar Antónia e decidem voltar ao trabalho.
No entanto, Alexandre chega e, sabendo que não há condições de segurança, impede a descida dos trabalhadores. Antónia tenta mostrar uma face justa a Alexandre e acordam dar folga aos mineiros envolvidos no acidente. Longe de Alexandre, Antónia diz a Alberto que quer Tomás e Zacarias despedidos.
Na Câmara, Adriano e Júlio discutem o traçado da nova estrada e estudam a forma de passar pelos terrenos de Abílio, que receberá tuta-e-meia pelas expropriações.
Numa aldeia perto, uma antiga amiga de Gabriela vê as imagens do resgate na televisão e decide ir para Stª Bárbara. Em casa dos Soares, Tomás fala com Gabriela e desconfia que vai ser despedido por ter enfrentado Antónia. Eduardo bate à porta e quer falar com os dois.
Eduardo diz-lhes que as condições de segurança na mina não estão a ser cumpridas e que a terra vai ficar contaminada dentro de alguns anos. Tomás fica preocupado, pois a mina é o sustento do povo de Stª Bárbara.
Irene procura Alexandre na mina e diz-lhe que não devia estar a trabalhar, levando-o à Tasca com Arte. A filha dos Montemor tenta captar a sua atenção, mas Alexandre está distraído. Irene lembra os tempos em que eram namorados e agarra a mão de Alexandre. Gabriela entra na Tasca e, ao ver a mão de Irene, troca um olhar com Alexandre.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.