Neste episódio
Júlio olha para o envelope que Paula lhe deixou e fica angustiado ao abri-lo. Rute percebe que Antónia nunca poderá ver a versão final da biografia e pede ajuda ao engenheiro para formatar o disco e simular um erro. Manuel acaba de escrever um livro e liga imediatamente para o seu editor, pedindo-lhe que leia aquela versão. Gabriela é levada da prisão para o tribunal e inicia-se o julgamento. Antónia conta a sua versão dos factos e Gabriela não consegue conter a raiva, ao ouvir a adversária mentir descaradamente. Noélia aparece na sala, em pânico, e diz que Rita está a dormir no chão, inanimada. Noélia sugere avisar Alexandre, mas Irene diz que ele não é para ali chamado. Ernesto põe questões a Antónia e esta vai ficando confusa com as perguntas que o advogado lhe faz. Júlio fecha a reunião agradecendo a todos, pois é a sua última enquanto presidente. Marisa diz que está farta da filosofia barata de Manuel e sai. Alexandre chega ao hospital e protesta que ninguém lhe tenha dito nada.
Sobre «Santa Bárbara»
A beleza desta serra enquadra a vila de Santa Bárbara. É aqui que se desenrola a história de Gabriela, uma jovem a quem tiram tudo e que regressa para tudo reconquistar. Outrora esquecida, Santa Bárbara vive agora tempos modernos e de prosperidade, com a reabertura das minas de ouro.
Costumes agrestes e de gente de trabalho, dão lugar a uma nova realidade, atual e cheia de desafios., com protagonistas ambiciosos, com lutas de poder, paixões ardentes, invejas e cobiça.