EP 235 Sertório descobre que é pai de Leonor

Neste episódio

Inês e Thai entrevistam o Dr. Moita Flores, e Duarte que está a ouvir pela rádio sorri e concorda com tudo o que o entrevistado responde. Dr. Moita Flores no fim da entrevista afirma que gostou muito da entrevista e felicita Thai pela sua coragem.

Diogo desabafa com Sebastião que ele e a Filipa estão a passar uma fase difícil e que continuam sem poder falar de Leonor. Sebastião diz-lhe que Leonor e Tiago estão felizes e Diogo confessa que sente saudades de Leonor e fica triste.

Isabel pergunta a Olinda se sabia que Eusébio gostava de Inês. Olinda confessa que soube mas por outras pessoas. Isabel chora e afirma que Eusébio foi desleal com ela.

Margarida visita Rute e esta conta-lhe que foi a uma consulta e lhe deram um folheto sobre a recolha das células estaminais. Rute ficou muito entusiasmada.

Mariana conversa com Padre Valente e chora afirmando que vai morrer e que se sente sem forças para encarar o câncer. Padre Valente tenta anima-la mas sem êxito.

Julieta com a ajuda de Anita e Luzinha, tenta escolher uma roupa para passear com Aníbal.

Catarina marca uma reunião com Rute e Sebastião para organizarem uma surpresa para o aniversário de Rita.

Lúcia e Sertório discutem mais uma vez e Sertório com raiva, dá-lhe duas estaladas e Lúcia cai no sofá, Leonor que entra em casa nesse momento, vê tudo e com raiva, defende Lúcia e morde na mão de Sertório. Quando este está prestes a virar-se a Leonor, Lúcia grita e pede para pararem. Sertório olha para ambas e com ar ameaçador, afirma que na sua casa quem manda é ele. No entanto ainda agarra em Leonor e esta, diz-lhe que não tem medo dele e que sabe tudo o que ele fez, chamando-o até de Sertório. Este fica admirado e Leonor consegue soltar-se e fugir para perto de Lúcia. Esta pede para que Leonor fuja e grita horrorizada e assustada. Já na porta, Leonor tenta puxar Lúcia para a rua mas Sertório também a puxa para dentro e Leonor foge. Sertório grita que ela vai pagar por tudo, e que vai morrer mesmo agora na estrada. Lúcia tenta impedi-lo mas este não volta atrás e tenta fazer uma chamada telefónica, quando Lúcia lhe diz para não fazer mal a Leonor porque é sua filha. Sertório fica sem reacção e empurra-a para o chão e sai porta fora.

Thai visita Nuno no lar para lhe dizer que os chocolates deram-lhe sorte e que eram muito bons. Nuno elogia a entrevista que fizeram e a admiração que sente por ela pela sua coragem.

Sertório chega da rua e Lúcia pergunta-lhe o que ele fez. Este responde-lhe que foi espairecer. Sertório não perdoa Lúcia por lhe ter enganado estes anos todos e ainda coloca em causa se realmente é sua filha. Lúcia diz-lhe para fazer um teste de ADN. Sertório chora de raiva e afirma que podia ter mudado a sua vida se soubesse que tinha uma filha, que fazia de tudo porque a amava e porque tinha uma filha. Sertório sente-se magoado e chora, expressando a importância de ter uma filha.

Padre Valente reza a Deus pedindo que cure Mariana.

Olinda comenta com César que Carlos já não implica com ela e que agora até parecem amigos. César ri. Olinda e César relembram momentos passados com Eusébio.


Sobre «Sentimentos»

Os desfiles e as festividades são conhecidos em todo o país e a cidade está em festa onde as famílias dos alunos vão enchendo as ruas de alegria e de cor.

As festas continuam, cheias de alegria...

Leonor, na sua adolescência, foi uma jovem marcada por uma inconfidência da sua prima Filipa. Teriam cerca de doze anos quando numa discussão própria da idade, a prima lhe teria dito a seguinte frase: «‑ Tu tens a mania que és esperta... mas fica sabendo que foste adoptada! Tu não és filha dos meus tios! Não és filha de quem pensas!» 
Leonor nunca disse nada a ninguém do que ouvira naquela tarde dos seus doze anos. Nem nunca mais falou sobre o assunto com a prima. Nessa noite, depois do desfile, Leonor vai ter com os pais ao Hotel onde estes estão instalados. Durante o jantar, o pai, Manuel, enaltecendo o espectacular trabalho dela como estudante, e naquele dia da sua formatura, diz‑lhe que num dia tão importante como aquele em que se dá o passo final para se transformar de uma adolescente numa mulher adulta, Leonor pode pedir o que quiser. Tem direito a um pedido... Leonor olha para o pai, para a mãe, Margarida, e para o avô... Lembra‑se da verdade que a sua prima uns anos atrás lhe dissera, e de uma forma calma mas cheia de firmeza e determinação diz: «‑ Pai, eu quero conhecer a minha família verdadeira!»

A mãe abandona a mesa e o pai, aflito mas aconselhado por Francisco, revela a verdade à filha. Revela que ele é o pai dela e que a mãe verdadeira era uma mulher que ele conhecera em Macau e por quem se apaixonara. Macau era uma terra linda e propícia a paixões. Só que Laura tinha desaparecido e quando voltou, uns meses depois, trazia com ela uma menina recém‑nascida. Entregou‑a ao pai para que a trouxesse para Lisboa e sem mais explicações, desaparecera novamente.

Ficha Técnica

Título Original: Sertório descobre que é pai de Leonor
Categoria: Novela nacional
Formato: Ação
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA