Neste episódio
Carlos conta a Ludovina que as aulas de paddle de Telma estão a ser um sucesso e a atrair mais gente. Todos riem divertidos a observar a angústia de Aniceto de não poder provar a caldeirada.
Jacinta insiste com Jú, para não se deixar afetar pelas insinuações de Carmo e Carlota, por estar segura que elas disseram aquilo para a afastar de Simão. Jú admite no entanto nunca mais conseguir voltar a confiar em Simão.
Carmo elogia a filha por ter deixado Jú cheia de dúvidas, com Carlota a referir que minar a confiança de Jú em Simão é o caminho que têm de tomar para separá-los de vez.
Bruno chega a casa de Teresa e fica muito preocupado pela amiga não estar, nem lhe atender o telemóvel. Discute com Eliseu e acusa-o que devido à incompetência da polícia, Teresa poderá ter decidido resolver as coisas por conta própria. Bruno recebe uma chamada de uma ex-namorada e sorri, por esta lhe pedir para se encontrarem somente para terem sexo.
Lena chora arrasada por Rosa a ter deixado quando lhe revelou que estava doente. Vai buscar uma caixa de recordações e olha para uma foto sua com Raquel a pensar como conseguiu ela arranjar forças para combater o seu cancro.
Teresa conforta uma fragilizada Clarinha enquanto embala Lourenço. Vasco corre para o interior da casa de Eduardo, para este abrir a porta a Simão, que conta aflito, que os filhos de Teresa foram raptados por uma mulher que agora está a exigir o património dos Ávila para os libertar. Tendo entretanto no resgate raptado também Teresa. Vasco não aguenta e dá-se a ver a Simão a dizer que não aguenta mais que Lena faça mal aos seus filhos.
Simão fica incrédulo a olhar para Vasco. Simão lança-se para Vasco, furioso com a dor que ele causou à família com a sua suposta morte. Eduardo e Vasco explicam-lhe que Vasco se escondeu para conseguir provar que foi Lena, quem sabotou o helicóptero para o matar e o incriminou pelas mortes no cemitério. Simão corta a conversa e diz-lhes terem de salvar Teresa e os filhos. Eduardo pega no telemóvel para saber se Marta sabe de alguma coisa.
Teresa questiona Rosa porque lhe está a fazer aquilo, Rosa apenas lhe mostra o ódio que sente pelos Ávila e avisa Teresa que agora não tem ninguém para a defender como outrora e que terá que fazer tudo o que lhe disser.
Marta confirma a Eduardo que Lena está a dormir e diz-lhe que vai a casa dele para falarem. Tomás vê de novo as fotos das suas vítimas e verte uma lágrima por se ter iludido tanto com Mónica. Tomás diz que também precisa de a salvar, tal como fez com as outras mulheres. Mónica insiste com Alfonso para que fique com ela, admitindo estar muito apreensiva por ter aparecido a caixa de chocolates no seu quarto.
Em casa de Eduardo, Marta fica em choque ao saber que Teresa e os filhos foram raptados por uma mulher, com todos a pressioná-la se se lembra de ter visto Lena fazer alguma coisa suspeita. Marta recorda-se de Rosa e mostra-lhes uma fotografia. Vasco fica paralisado ao reconhecer Rosa, a cunhada do pai de Teresa.
Aniceto geme de dores agarrado à barriga por causa da comida de Telma, mas atribui isso ao sacrifício de ficar mais novo.
Todos concordam, que só vão conseguir salvar Teresa se pressionarem Lena para lhes contar o que sabe sobre Rosa. Concluem que se Lena não falar, terão de revelar à polícia que Vasco está vivo. Lena doente faz nova tentativa de chamada para Rosa, pedindo arrasada que não a abandone.
Leonor olha comovida para Tiago a dizer-lhe que decidiu voltar para casa para a defender de Tomás. Tomás ouve e questiona o irmão de quem o vai proteger a ele, Leonor manda-o calar, deixando Tomás em choque.
Carlota sorri por ouvir a mãe prometer ao diretor do hotel encontrar-se com ele mais tarde. Carmo explode, e diz à filha que têm de conquistar Simão rapidamente.
Leonor disfarça a Tomás querer apenas um pouco de paz para aquela família. Tomás pede desculpa a Tiago, com esta a aceder.
Lena recebe Eduardo e Simão e nega saber para onde foram levados Teresa e os filhos, ficando espantada por eles já saberem da sua ligação com Rosa. Vendo que ela não diz nada, avisam-na que Simão recebeu uma chamada de uma mulher, que podia ser Rosa, a denunciá-la pela morte de Vasco.
Lena fica perplexa com a possível traição de Rosa, acabando por confessar que os planos dela, passam por acabar com todos os Ávila. Simão perde a paciência por Lena negar saber onde está Teresa e aponta-lhe uma arma, ameaçando matá-la.
Sobre «Jardins Proibidos»
Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.
É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.
Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.
Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.
No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.
Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.
Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.
É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.