EP 297 Paulo e Rafa culpabilizam-se

Os telemóveis de ambos tocam e recebem uma sms cada um. A mensagem diz para eles aparecerem no dia seguinte às 10 horas no clube de boxe, sem chamarem a polícia.
Qui, 24 set 2015 22:28 TVI

Neste episódio

Teresa e Jacinta vão ao quarto de Ju convictas de contar toda a verdade sobre Simão. Teresa e Jacinta contam a Ju que Simão foi preso porque deu uma tareia a Aníbal porque ele tentou que o seu parto fosse prematuro e agora está em prisão domiciliária.

Ju fica aliviada por aquela confissão. Teresa e Jacinta contam-lhe que foi por pouco que Simão não matou Aníbal e Ju fica chocada. Porém, sorri comentando que Aníbal mereceu todos os socos que Simão lhe deu.

Bruno liga para Telma e declina o seu convite de se encontrarem visto estar com muito trabalho. Telma fica desapontada mas compreende.

Ju liga, emocionada, para Simão e diz-lhe que já sabe toda a verdade e agradece-lhe tudo o que ele fez por ela. Simão, do outro lado, emociona-se por não a poder ir ver.

Nuno diz, contrariado, a Rúben que encontraram o buraco onde Tomás teve escondido. Rúben sai radiante. No hospital, Sofia repara no ar angustiado de Bruno que admite precisar de uma palavra amiga para o aconselhar nos seus dramas. Sofia diz-lhe que pode ouvi-lo e ambos seguem para o gabinete de Bruno.

Gabi diz aos pais que está a gostar muito de ter regressado para junto deles. Aniceto pergunta a Gabi se esteve na traineira de Carlos, porque a D. Alzira diz ter visto pessoas na traineira. Gabi nega. Tiago entra numa chata e põe o motor a trabalhar, olhando em redor a certificar-se que ninguém o vê e afasta-se até à traineira de Carlos. Quando chega perto, assobia a dar sinal a alguém que está dentro da traineira e segue para o interior. Tiago entra na traineira e lá dentro está Inês. Percebe-se que Tiago esteve a ajudá-la a esconder-se.

Tiago dá-lhe um telemóvel, que ela tinha pedido, e depressa o liga dizendo a Tiago que tem de dar uma lição a alguém. Paulo e Rafa, que passeiam à beira-rio, culpabilizam-se por terem agido mal com Inês e não lhe terem dado ouvidos. De súbito, os telemóveis de ambos tocam e recebem uma sms cada um. A mensagem diz para eles aparecerem no dia seguinte às 10 horas no clube de boxe, sem chamarem a polícia.

Bruno diz a Sofia que tem medo que a sua história com Telma avance demais e que a magoe por já saber que não quer continuar com ela, tal como acontece sempre, porque a sua natureza é essa. Sofia aconselha-o a seguir os seus sentimentos e abrir o coração. Bruno suspira dividido.

Miguel e Célia também receberam a mesma sms que Paulo e Rafa receberam. Ficam aflitos por pensarem que Inês poderá ter sido raptada por alguém.

Manuel, vindo da consulta do médico de Bárbara, avisa-a que vai estar em cima dela para tomar todos os medicamentos que lhe foram prescritos. Manuel recebe uma sms anónima a marcar um encontro no dia seguinte.

Sofia, que está à conversa com Teresa, sorri por esta lhe dizer que não vai permitir que as loucuras de Bárbara a separem de Eduardo, admitindo que todos os problemas que viveu com ele serviram para fortalecer a sua relação.

No hospital, Marta dorme enquanto Cláudia lhe faz festas, prometendo ficar sempre a seu lado a cuidar dela.

Na traineira, Inês guarda o telemóvel de onde enviou as sms. Agradece a Tiago tudo o que fez por ela. Tiago sai, esboçando um ar arrependido de ser cúmplice daquela história.

Bruno atende uma paciente com a ajuda da enfermeira Margarida, que o elogia em nítido jogo sedutor. Bruno leva a paciente à porta, ao mesmo tempo que a enfermeira Margarida. Os dois colocam a mão sobre o manípulo e a enfermeira sente um choque que lhe percorre a mão, ao toque de Bruno. O Dr. diz-lhe que se pode ir embora, mas Margarida pergunta-lhe se é mesmo isso que quer. Olham-se com intensidade.

Chico vai ao hospital, com Sebastião, visitar Marta. Cláudia fica em choque quando os vê, empurrando-os para fora do quarto. Já fora do quarto, Cláudia explica a Chico que ver Sebastião iria perturbar muito mais a irmã, mas Chico insiste que tanto ela como Marta têm de perceber que o mais importante sempre foi Cláudia ficar o bebé e não Marta.

Margarida diz a Bruno que todos andam a comentar no hospital que ele anda mais ausente e que não olha as pessoas nos olhos, sinal de que deve estar apaixonado. Bruno diz-lhe para não dar ouvidos a boatos. Margarida ganha coragem e beija Bruno, que corresponde. Telma entra nesse momento e vê a cena, ficando em choque. Telma vira costas e Bruno vai atrás dela.

No corredor do hospital, Telma diz a Bruno que nunca deveria ter pensado que iria conseguir mudá-lo para que ficassem juntos, recriminando-se por mais uma vez ter-se envolvido com a pessoa errada. Afasta-se dele e deseja-lhe boa sorte com a enfermeira.


Sobre «Jardins Proibidos»

Casaram-se e tiveram uma filha, Clarinha.

É surpreendente ver que na atualidade estão separados. O que é que correu mal? Teresa uma médica lutadora, empenhada nas causas sociais, idealista, luta por salvar a fábrica da família e os respetivos postos de trabalho. Por sua vez Vasco não se adapta aos novos tempos e novas regras do mercado. Em desespero viaja pelas economias emergentes em busca de um parceiro que salve a fábrica. Quando regressa Teresa está gravida, é um choque para ele.

Teresa é médica interna de um dos mais prestigiados hospitais públicos do país. O único que realiza transplantes do coração. É aí que conhece Eduardo Câmara, um cirurgião cardiotorácico, nascido nos Açores. Entre eles nasce uma atração e uma profunda cumplicidade.

Eduardo por sua vez viveu uma intensa história de amor nos Açores com Marta, uma médica obstetra. Foi uma relação que acabou dramaticamente, com ambos a culparem-se um ao outro. Voltam a cruzar-se no hospital.

No hospital Marta torna-se grande amiga de Teresa. Ela é prima de Lena, uma antiga colega de escola de Teresa. Lena é uma advogada, implacável, agressiva, e que nutre uns ciúmes e uma inveja doentia por Teresa. Através de Marta, Lena a Teresa voltam a relacionar-se. Lena promete a Teresa que lhe salva a fábrica. Por causa da fábrica Vasco e Lena vão ter que privar. Quando tudo parece bem encaminhado entre Teresa e Vasco, Lena seduz Vasco. Teresa e Vasco voltam a separar-se.

Paralelamente Mónica, uma jovem de Penacova perto de Coimbra, estudante de Gestão no 3ºano em Lisboa, irmã de Rui, um médico que está a fazer o internato e pretende-se especializar na área dos transplantes, apaixona-se perdidamente por Alfonso um aristocrata espanhol que está a fazer o Erasmus em Lisboa. Vão viver uma turbulenta história de amor.

Esta é uma história que tem como centro o amor. O amor como é vivido nos nossos tempos. O amor vivido nos limites.

É uma história que surpreende, que vai fazer a diferença. Uma novela altamente dinâmica. É uma novela moderna com temas de rotura, simultaneamente terna, provocadora e divertida. É um retrato social altamente abrangente que vai emocionar, empolgar e entusiasmar o espectador.

Ficha Técnica

Título Original: Paulo e Rafa culpabilizam-se
Categoria: Novela nacional
Formato: Drama
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA