EP 6 Tomate

Com Chef Ljubomir Stanisic

Neste episódio

Os nos 80 e 90 foram felizes para o casal Edmundo e Rosário. Faziam o que mais gostavam sem dificuldade: viajar pelo mundo. Dessa paixão nasceu um filho há muito sonhado: um restaurante italiano. Foi uma novidade da zona norte e faziam-se viagens longas para comer no Tomate de Espinho. Os anos passaram
pelo Tomate, mas o Tomate ficou parado no tempo. O restaurante não tem clientes e precisa de uma ação urgente.


Edmundo é o proprietário, Rosário nada tem a ver com o restaurante, mas está obviamente preocupada com o declínio do restaurante. A cozinheira, Filipa, acompanha o projeto há 13 anos mas há quatro anos que tenta encontrar outro projeto para a vida. Lamenta que o restaurante esteja “morto”. Divide a cozinha com Ivan, o pizzaiolo. Ambos lamentam a desorganização e as más condições. Ocupam também o lugar de copeiros, lavam, cozinham e sofrem na pele a decadência do espaço. A mais recente contratação é Rui, empregado de mesa, pouco experiente, mas de confiante no projeto do Tomate.


Todos têm consciência que o restaurante é datado, está morto, que as funções de cada um são desempenhadas com pouco brio. Todos, menos Edmundo. O proprietário parece não querer ver o estado em que o seu sonho se tornou. Ljubomir chega para testemunhar isto e muito mais, percebe ainda que o proprietário se considera um bom cozinheiro e não só define a carta como ainda cozinha, mas o seu lugar tem de ser bem longe dos fogões. Na sala há mais problemas por resolver: a inexperiência do empregado Rui torna o serviço caótico e pouco profissional e por isso mesmo Ljubomir oferece-lhe uma formação na área. Mas nem tudo é mau: o pizzaiolo é muito competente e essa área sustenta o restaurante, mas os produtos usados em todos os outros pratos têm de ser repensados.


Ljubomir motiva e ensina os cozinheiros da casa a cozinhar pratos “que não são do Edmundo, mas são do mundo”. Dá uma nova vida à carta, inspirada não só por Itália, mas pelas muitas viagens do proprietário.


Motivação é a palavra de ordem e Edmundo tem de assumir que tem de mudar para a mudança acontecer à sua volta. O proprietário assume que tem sido negligente com o pessoal, que se tem dedicado pouco ao seu negócio - esse foi um dos motivos para o terramoto do restaurante. Edmundo assume perante todos
que vai empenhar-se para que o Espinho regresse a Itália e para que o Tomate volte a brilhar.


Sobre «Pesadelo na cozinha»

Em cada programa, um restaurante em dificuldades recebe o tratamento do Especialista. Com apenas uma semana para mudar a sorte do espaço, nada é sagrado. Não há tempo para conversa fiada e o Especialista revela algumas verdades sobre os proprietários e os empregados, embarcando numa missão para pôr a casa em ordem.

Está em jogo a reputação do próprio como o maior especialista em restauração do país, por isso conte com decisões difíceis e conversas duras com fartura. Com o incrível sentido de negócio do Especialista e toda a experiência culinária de que dispõe, ele analisa cada aspeto do negócio: desde o escanção ao chef principal, da decoração ao menu, dos fornecedores aos clientes. Em cada local, ele investiga a área e estuda os livros antes de colocar em prática o seu novo regime.

Pesadelo na Cozinha é uma combinação única de visão prática e entretenimento irresistível. Oferece uma perspetiva intrigante sobre os meandros da restauração, recorrendo a um especialista para explorar os segredos do sucesso de gerir um restaurante rentável.

Trata-se de uma série que explora os mitos em redor da ambição pessoal e profissional, o sucesso e a motivação, revelando ao mesmo tempo que até a situação mais desastrosa pode ser revertida com um pouco de imaginação e muito trabalho intenso.

Ficha Técnica

Título Original: Tomate
Categoria: Entretenimento
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares