Neste episódio
Eva (Margarida Corceiro) disfarça a Talu (Evandro Gomes) que ela e a tia também vieram reportar o desaparecimento de Joel (João Jesus), tenta ganhar coragem para falar com ele, mas Barroso surge nesse momento.
Samuel conta a Júlia (Kelly Bailey) que avançou com a ação de paternidade a Gaspar (Nuno Lopes). Júlia diz a Samuel que Eva vai acabar por compreender e pedir-lhe desculpa quando vir que ele é mesmo filho dele. Beijam-se apaixonados.
Leti (Madalena Brandão) muda de ideias de se ir embora de Angola quando Daniela (Soraia Tavares) lhe conta que Nadir (Sharam Diniz) tem na sua posse um documento que prova que Júlia tem problemas mentais, decidindo que tem de a expor.
Mafalda (Inês Aguiar) procura Eduardo (Diogo Amaral) e fica a saber por um sem-abrigo que ele se foi embora.
Ary (Isaac Alfaiate) recorda-se de ter visto Joel a encontrar-se com Mendonça, que também está desaparecido. Talu, Zulmira (Helena Isabel) e Ary entreolham-se ainda mais preocupados.
Miro (Pedro Hossi) paga ao falso polícia que contratou para que Leti se fosse embora de Angola. Alba (São José Correia) insinua que só falta que ele deixe Leti, mas Miro recusa.
Esmeralda (Julie Sergeant) olha apreensiva para Leti a dizer-lhe que combinou com Daniela irem ao posto médico para meterem a mão no documento que Nadir tem que comprova os problemas mentais de Júlia. Miro olha tenso para Esmeralda a dizer-lhe que houve uma mudança de planos de Leti.
Leti e Esmeralda encontram-se com Daniela, que assente ter conseguido arranjar as chaves do posto médico. Leti começa a procurar o documento de Júlia na secretária de Nadir. Ouvem um carro a chegar e entra o polícia com Alba, que as olha recriminadora.
Eva conta a Júlia as suas suspeitas de Lukenia (Rita Cruz) poder ter matado Gaspar, que são ainda mais claras por Joel e Mendonça terem desaparecido. Júlia fica irritada com a irmã, por ela admitir que ainda não teve coragem de denunciar Lukenia à polícia por causa de Talu.
Alba diz ter chamado a polícia por ter visto Daniela a entrar no posto. Polícia diz a Leti que com aquilo ela vai mesmo presa por causa do que já andou a fazer antes. Miro entra e finge convencer o polícia a perdoá-las, com o polícia a impor, no entanto, que Leti abandone o país.
Talu pensa em Eva e fica espantado por receber uma visita inesperada de Lukenia.
Leti faz muito contrariada o check-out do lodge com Miro e Esmeralda, que lhe reitera que ela tem mesmo de ir-se embora de Angola. Alba afiança a Júlia que está tudo tratado para Leti se ir embora de Angola.
Eva fica tensa por Talu a questionar quando lhe ia contar que tenciona denunciar Lukenia à polícia. Joel acorda no interior de um armazém e olha em seu redor, sem saber como foi ali parar. Lukenia ataca Eva a acusá-la de lhe querer imputar as culpas de tudo que de mal acontece, chegando ao ponto de acusá-la de assassínio. Eva decide não lhe dar troco, pedindo antes a Talu para falar com ele em privado.
Eva explica a Talu que Mendonça ficou com suspeitas que a morte de Gaspar não tenha sido natural, e que Lukenia é a principal suspeita, por que Gaspar pretendia separar-se dela. Talu, disfarça a sua tensão e assegura que Gaspar morreu de morte natural.
Alba ataca Lukenia a dizer ser óbvio que foi ela que matou Gaspar por ele se querer separar dela e ir deixá-la sem nada e avisa-a para se preparar para ir presa.
Talu diz a Eva que Gaspar morreu à sua frente, e nem os comprimidos que ele tinha para emergências o salvaram, não havendo dúvidas sobre a sua morte. Talu segue disparado para a rua, recusa-se a falar com a mãe e arranca no jipe.
Alba continua cética em acreditar na morte natural de Gaspar, dizendo a Eva que se não houvesse ali alguma história, Mendonça e Joel não teriam sido raptados.
Talu vai falar com Nadir sobre a morte de Gaspar, que lhe diz que ele morreu de paragem cardíaca, não havendo nada mais para acrescentar. Júlia conta a Samuel que Eva acha que Lukenia pode ter matado Gaspar. Cruzam-se com Ary, com Júlia a dizer que Daniela continua a fazer tudo para a tramar, dizendo-lhe para perguntar à namorada o que fez no dia anterior.
Leonor (Dalila Carmo) pede a Becas (Rita Loureiro) para ir vendo Mafalda enquanto ela estiver em Angola, pela filha andar cheia de problemas desde o atropelamento. Becas disfarça a sua tensão.
Mafalda continua a procurar Eduardo e fica triste por não saber nada dele. Eduardo está a trabalhar como entregador de comida, subindo uma rua numa bicicleta.
Talu confronta a mãe sobre a veracidade de Gaspar querer separar-se dela. Lukenia nega, dizendo que estava tudo bem entre eles, acusando-o de acreditar em tudo o que Eva lhe diz. Eva está na polícia com Alba, que lhe assegura que ela faz bem em denunciar Lukenia para conseguirem encontrar Joel e Mendonça.
Januário (Hoji Fortuna) repreende Talu por poder achar que Lukenia matou Gaspar com comprimidos, dizendo que ele está a errar a ficar contra a mãe, que sempre fez tudo por ele. Barroso avisa Eva e Alba que não pode abrir uma investigação contra Lukenia apenas pelo que elas lhe contaram e que são necessários factos mais concretos que substanciem que ela pode ter raptado Joel e Mendonça.
Alba sai irritada da polícia e diz Eva terem de fazer alguma coisa para encontrarem Joel.
Júlia olha tensa para Lili (Laís da Veiga) a dizer não querer que ela fique com Samuel por não gostar dele. Mena (Cíntia Semedo) pica Júlia a dizer que até Lili já viu o óbvio.
Ary pergunta a Daniela se fez alguma coisa para tramar Júlia e ela admite que assaltou o posto de saúde para tentar chegar ao documento que prova que Júlia é bipolar. Defende-se que só o fez por querer o melhor para Lili, que não ficará bem se for adotada por ela.
Mena diz a Júlia que Samuel se anda a aproveitar da falta de autoestima dela para a conquistar e entrega-lhe uma carta que chegou do tribunal.
Ary pesquisa na net sobre transtorno bipolar, confirmando que Júlia tem efetivamente mudanças bruscas de humor tal como é descrito na doença.
Sobre «A Fazenda»
Dois jovens, uma portuguesa e um angolano, vivem um grande amor, ameaçado pela disputa de uma fazenda herdada em Angola.
Eva, uma jovem sem perspectivas, descobre que herdou uma fazenda em Angola. Ao ouvir o nome do doador, a sua mãe revela um segredo do passado. Ela acompanhava o marido, numa viagem de negócios a Angola, quando conheceu Gaspar, um fotógrafo que só tinha sonhos para oferecer. Os dois viveram um romance intenso, mas breve, pois ela foi obrigada a escolher a segurança do casamento. Gaspar morreu agora sem herdeiros e deixou toda a sua fortuna às filhas da única mulher que amou.
Gaspar nunca casou, mas vivia com uma mulher que tinha um filho de uma relação anterior: Talu, o braço direito do empresário, que era tido como seu herdeiro natural. Talu ambicionava continuar a obra do seu mentor e contribuir para riqueza do seu país.
Quando Talu e Eva se conhecem, nasce uma daquelas paixões que parecem resistir a tudo. Porém, nessa altura, eles ainda não sabem que o testamento de Gaspar os colocará em campos opostos.
Forçado a disputar a fazenda com Eva, Talu terá de escolher entre a convicção e a paixão. E tudo se complica quando se descobre que a morte de Gaspar está envolta em mistério.
(Em Portugal os episódios na íntegra estão disponíveis na Amazon Prime Video; fora de Portugal todos os subscritores podem ver os episódios no TVI Player).