Neste episódio
Zulmira (Helena Isabel) abraça Joel (João Jesus), que lhe pede desculpa por ter desaparecido, desculpando-se ter estado a fazer uma investigação muito importante. Becas (Rita Loureiro) apresenta-se a Joel, mal conseguindo conter a emoção de finalmente o reencontrar.
Eva (Margarida Corceiro) pede desculpa a Talu (Evandro Gomes) por ter acusado Lukenia (Rita Cruz) do rapto de Joel (João Jesus) e da morte de Gaspar (Nuno Lopes), percebendo agora que se enganou redondamente. Talu não responde de imediato, mas convida Eva para irem dar uma volta.
Leonor (Dalila Carmo) caminha à beira do lago com um sorriso de esperança no olhar, percebendo-se que algo nela mudou.
Todos sorriem agradados a ouvirem Samuel e Júlia (Kelly Bailey) a falarem dos planos que têm para a comunidade de criarem mais escolas e possibilitarem que os jovens continuem a estudar com a criação de uma fundação quando Samuel for oficialmente herdeiro de Gaspar. Januário (Hoji Fortuna) chama Samuel a dizer ter algo grave para lhe contar. Samuel fica em choque por Januário contar que descobriu que a mãe dele andou enrolada com outro homem que não era Gaspar, tendo sido isso que toda a gente em Benguela lhe contou. Lukenia diz a Januário esperar que aquele engodo faça Samuel desaparecer de vez.
Duarte (Cláudio de Castro) diz a Vânia (Maya Booth) estar tudo bem com Jessica (Camy Ribau) e a única coisa que ela precisa fazer é dar espaço à filha sem a contrariar. Leti (Madalena Brandão) e Esmeralda (Julie Sergeant) olham atónitas para o desplante de Duarte com aquela conversa. Leti explica a Esmeralda que Miro e Alba protegem tanto Duarte por ele ter assistido à morte da irmã em criança. Diz não saber que fazer sobre contar ou não a Vânia que ele anda com Jessica. Esmeralda sugere procurarem resposta nas cartas. Duarte apresta-se a Vânia para ir vigiando Jessica para evitar que ela se meta em sarilhos. Vânia agradece-lhe por tudo o que está a fazer por ela.
Miro (Pedro Hossi) ganha coragem e conta a Alba (São José Correia) que Duarte anda enrolado com Jessica, não sabendo o que fazer, ainda acrescentando que Leti está a par de tudo.
Júlia olha atónita para Samuel a dizer que pretende desistir de lutar pela herança de Gaspar, dizendo não estar preparado para ir para tribunal enfrentar todo o mal que vão dizer da sua mãe, preferindo ficar para sempre na dúvida de quem é o seu pai biológico. Leonor, a observá-los com Lukenia, assevera-lhe ir cumprir a sua parte do acordo de dar metade da fazenda a Talu se Samuel for afastado. Júlia fica muito irritada com Eva, Leonor e Alba por todas elas concordarem que Samuel era uma farsa e por isso quer agora desistir da ação de paternidade. Leonor diz ser melhor assim que Samuel regresse a Benguela sem reclamar nada da herança de Gaspar.
Alba questiona Júlia se gostava mesmo de Samuel a sério ou se ele foi só uma tentativa dela de ficar com alguém diferente. Júlia diz não saber, mas fica reconfortada por Alba dizer que as coisas já começaram a melhorar para ela por ter ficado com Lili.
Eva fica surpresa por Leonor dizer que se vai já embora amanhã, dizendo que apesar de tudo aquela viagem serviu para renovar a sua confiança. Eva sorri feliz por Leonor lhe pedir que divida a fazenda com Talu quando forem feitas as partilhas.
Miguel (Diogo Infante) admite a Gustavo custar-lhe estar em Angola por ter sido ali que Leonor o traiu com Gaspar. Miguel olha atónito para Gustavo a dizer-lhe que vai ficar mais uns dias por lá por Becas achar que encontrou o seu filho.
Zulmira conta a Becas que correu toda a África à procura dos pais de Joel, mas não conseguiu encontrar pistas em lado nenhum, referindo que o menino só falava inglês quando chegou ali.
Miguel diz a Gustavo ter de convencer Becas a desistir da ideia de Joel ser filho dela, sendo completamente inaudito que ele tenha vindo parar a África há mais de vinte anos. Becas ouve e vinca que não vai desistir do filho.
Leonor diz a Alba querer mesmo que Eva divida a fazenda com Talu, seguindo os sonhos que não pôde ter com Gaspar, esboçando ar revigorado. Alba olha-a intrigada. Leonor despede-se das filhas, pedindo-lhes que lutem pelos seus desejos. Todas estranham aquele discurso tão de despedida de Leonor.
Talu avisa Samuel que nunca vai conseguir superar a angústia de não descobrir se Samuel era seu pai se desistir da ação de paternidade.
Samuel assegura a Miguel que vai mesmo desistir da ação de paternidade. Miguel avisa-o também para se afastar de Júlia.
Talu confirma que Samuel desistiu mesmo da ação de paternidade, referindo achar que ele está mesmo a ser honesto e não ser nenhum golpista. Lukenia e Januário trocam um olhar de entendimento. Eva pede a Talu para falarem.
Talu beija Eva a mostrar aceitar que sejam sócios da fazenda. Ambos concordam não deixarem mais ninguém criar problemas entre eles. Talu diz ter uma ideia antes de selarem aquele acordo. Joel dá os parabéns a Talu por ir sócio de Eva na fazenda. Talu pede-lhe que o ajude a organizar uma viagem para ele e Ev.
Eva comunica a Alba e Júlia que Talu aceitou ser sócio da fazenda. Júlia disfarça o seu desagrado. Lukenia abraça Eva, que a recorda para não se esquecer que aquele acordo é entre ela e Talu e não com ela. Todos ficam em alarme por Ivandro dizer que Leonor não apanhou o avião para Lisboa.
Joel ajuda Talu a fazer um itinerário dos sítios que ele pode visitar com Eva. Samuel regressa a anunciar que afinal não vai desistir da ação de paternidade por querer mesmo saber quem é o seu pai. Samuel diz a Talu que já decidiu avançar para a ação de paternidade para ficar a saber se Gaspar é mesmo seu pai, admitindo também gostar cada vez mais de Júlia. Talu avisa-o novamente para ter cuidado com ela
Eva, Alba e Júlia estão muito preocupadas com o desaparecimento de Leonor, dizendo a Ivandro ser improvável que ela conheça alguém em Luanda com quem possa estar. Eva lembra-se que talvez Becas saiba alguma coisa. Becas nega a Eva saber onde está Leonor, mas diz-lhe para não se preocupar porque ela não é a pessoa frágil que aparenta, afiançando que deve estar tudo bem com ela.
Sobre «A Fazenda»
Dois jovens, uma portuguesa e um angolano, vivem um grande amor, ameaçado pela disputa de uma fazenda herdada em Angola.
Eva, uma jovem sem perspectivas, descobre que herdou uma fazenda em Angola. Ao ouvir o nome do doador, a sua mãe revela um segredo do passado. Ela acompanhava o marido, numa viagem de negócios a Angola, quando conheceu Gaspar, um fotógrafo que só tinha sonhos para oferecer. Os dois viveram um romance intenso, mas breve, pois ela foi obrigada a escolher a segurança do casamento. Gaspar morreu agora sem herdeiros e deixou toda a sua fortuna às filhas da única mulher que amou.
Gaspar nunca casou, mas vivia com uma mulher que tinha um filho de uma relação anterior: Talu, o braço direito do empresário, que era tido como seu herdeiro natural. Talu ambicionava continuar a obra do seu mentor e contribuir para riqueza do seu país.
Quando Talu e Eva se conhecem, nasce uma daquelas paixões que parecem resistir a tudo. Porém, nessa altura, eles ainda não sabem que o testamento de Gaspar os colocará em campos opostos.
Forçado a disputar a fazenda com Eva, Talu terá de escolher entre a convicção e a paixão. E tudo se complica quando se descobre que a morte de Gaspar está envolta em mistério.
(Em Portugal os episódios na íntegra estão disponíveis na Amazon Prime Video; fora de Portugal todos os subscritores podem ver os episódios no TVI Player).