Neste episódio
Luís Miguel é agredido com violência por dois homens. Kandimba avista a luta e corre a pedir ajuda junto de Mara. Quando chegam ao beco, não há sinal de Luís Miguel, mas ela encontra sangue no chão e acredita nele. Artur aparece no local e Kandimba acusa-o de ter ordenado a agressão.
Artur nega, mas Mara desconfia da coincidência. Mara visita Luís Miguel no hotel e fica a saber que Artur os viu juntos na praia e deixou várias ameaças, antes do incidente no beco. Luís Miguel está convencido de que Artur ordenou a agressão. Confessa a Mara que não consegue despedir-se dela.
Entretanto, Pilar garante que decidiu aceitar Mara, deixando Luís Miguel radiante e Concha desconfiada. Mais tarde, encontra-se com Norberto para lhe pedir ajuda a separar o casal.
Norberto sabe por Luena do envolvimento entre Mara e Luís Miguel. Recorda como, com apenas seis anos, assistiu e vingou a morte do seu pai, baleado por um soldado português, durante a guerra colonial. Não vai permitir que a filha se envolva com um português.
Artur confronta Mara, acusando-a de o ter traído. Ela chama-lhe cobarde, por ter mandado agredir Luís Miguel e termina o noivado. Ferido, ele garante à mãe que não vai rastejar atrás de Mara e Yolanda promete tomar medidas, com receio de cair na pobreza.
Luena seduz Artur quando o encontra num bar a afogar mágoas, sem suspeitar que Kizua os observa.
Mara é confrontada pela família e por Yolanda por ter desfeito o noivado com Artur. Norberto ameaça expulsá-la de casa se ela não reatar com o noivo. Luís Miguel ganha coragem e dirige-se a casa de Mara, sem notar que está, uma vez mais, a ser seguido.
Mafalda revela a Sara que Diogo nunca chegou a pagar o anel de noivado. Ela disfarça o constrangimento e, mais tarde, pede dinheiro ao pai para pagar a dívida. Paulo procura Diogo em casa, mas este inventa uma desculpa para não atender.
Luena revela a Norberto o envolvimento entre Mara e Luís Miguel.
Clara avisa Francisca que todos já notaram que ela está apaixonada por Santiago. Preocupada, ela finge desinteresse em ter nova aula de dança, quando se cruza com ele.
Mitó continua a cuidar de Henrique, e a tentar seduzi-lo, mas ele não a encoraja. Quando Concha lhe revela que não vai regressar já a Portugal, Henrique ameaça deixá-la.
O carro de Pedro é rebocado por este se ter atrasado nas prestações. Sebastião volta a criticar Pedro que instiga Sílvia a escolher entre o pai e o marido. Ela hesita e Pedro sai de casa.
Pedro vai à construtora pedir o seu emprego de volta e fica chocado quando descobre que não foi readmitido depois de Luís Miguel ter decidido ir para Angola. Revoltado com a notícia, telefona a Luís Miguel que promete ajudá-lo.
Rafaela avisa Sílvia de que um terceiro filho pode significar o fim do casamento dela. Pedro procura a ajuda de Mafalda para convencer Sílvia a fazer um aborto. Pede-lhe para dormir em casa dela, porque não quer regressar a casa.
Ela hesita, Pedro não lhe é indiferente. Sílvia esconde dos filhos que Pedro dorme fora de casa. Entretanto, Sebastião anuncia à família que pode ficar desempregado, porque o posto dos correios vai fechar.
Isabel teme perder o emprego por causa do encerramento do posto dos correios.
Sobre «A Única Mulher»
Esta grande produção conta com ritmos africanos muito quentes, como com temas que tomam hoje conta da realidade das sociedades portuguesa e angolana e que afetam milhares de famílias. O racismo, o preconceito, a emigração, as dificuldades económicas e a história de um grande amor impossível tomam conta do dia-a-dia das personagens de «A Única Mulher».
A gravação divide-se entre Angola e Portugal. Rita Pereira, Alexandra Lencastre, Paulo Pires, Pedro Lima e Lourenço Ortigão são alguns dos grandes nomes no elenco de «A Única Mulher». A modelo Ana Sofia Martins estreia-se na ficção como protagonista.
Anselmo Ralph dá voz ao genérico da nova novela da TVI e interpretou o tema, ao vivo, durante a apresentação à imprensa, que contou ainda com uma kizomba sensual dançada pelo elenco.