China tem "ascendente" sobre a Rússia: depois da visita de Xi Jinping, Putin "não poderá deixar de dar alguns passos no sentido de uma negociação"

21 mar 2023

O embaixador Mário Godinho de Matos, professor de Relações Internacionais na Universidade Autónoma de Lisboa e antigo embaixador em Moscovo, comenta o encontro de Xi Jinping e Vladimir Putin no Kremlin. 

Os documentos produzidos por ambos os líderes no seguimento deste encontro apresentam diferentes perspetivas: o documento chinês, por exemplo, aborda "assuntos difíceis" para a Rússia, como "o respeito pela soberania territorial". 

Apesar do atual contexto de guerra, este encontro traz "algum otimismo contido", tendo em conta o ascendente que a China tem sobre a Rússia "a todos os níveis" e a provável pressão exercida sobre Vladimir Putin no sentido de alcançar uma negociação - embora os moldes dessa "negociação" sejam ainda incertos. 

À hora do frenesim informativo damos conta de tudo o que está a acontecer. Há diretos na rua, análise em estúdio. Se as notícias não param, nós também não.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA