Mário Centeno traça cenário otimista, mas há "desafios" a ter em conta: as consequências económicas da guerra na Ucrânia e a "turbulência do mercado financeiro"

24 mar 2023

Mário Centeno, na conferência de imprensa de apresentação do Boletim Económico de março, que inclui projeções económicas até 2025, ofereceu uma perspetiva otimista para o crescimento da economia portuguesa: este ano, garantiu, o "rendimento das famílias crescerá 7,4%" e os "níveis de emprego serão muito elevados". 

Vítor Costa, editor-executivo da CNN Portugal, aponta alguns dos "desafios que podem alterar o sucesso" projetado pelo Banco de Portugal. O primeiro relaciona-se com a conflito na Ucrânia e as consequências que este pode ter na atividade económica e na estabilização dos preços. 

Outra questão preocupante é a atual "turbulência do mercado financeiro", que começa a estender-se à Europa (esta sexta-feira, o Deutsche Bank caiu 12% em bolsa). Se este cenário se agravar, refere Vítor Costa, "será o maior desafio que temos pela frente". Neste momento de instabilidade, alerta, "qualquer prognóstico corre o risco de sair errado". 

À hora do frenesim informativo damos conta de tudo o que está a acontecer. Há diretos na rua, análise em estúdio. Se as notícias não param, nós também não.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA