8 jan 2025
Há mais países europeus a acusar Elon Musk de tentativas de interferência na política do Velho Continente, com os apoios demonstrados pelo empresário dono da Tesla a forças da extrema-direita.
Luís Costa Ribas, correspondente nos EUA, destaca a importância de Musk como conselheiro de Donald Trump. “Tem o ouvido do futuro presidente americano, isso torna-o uma pessoa mais temida”, diz. O correspondente da CNN Portugal diz que Musk, nas ações que toma, tem procurado chamar a atenção sobre si mesmo. E há sinais de que Trump poderá estar “entediado” com o dono do Space X.
Musk já disse que o primeiro-ministro do Reino Unido devia demitir-se. Óscar Cordeiro, correspondente da CNN Portugal a partir de Londres, explica porquê. Musk também já se posicionou ao lado do partido de Nigel Farage, mas contestou o seu líder.
Em Paris, Emmanuel Macron acusou Musk de interferir nos processos democráticos europeus. Até então, havia uma “relação cordial” entre as duas partes, explica a correspondente Stephanie Palma.