EP 102 Peter expõe esquema de Zeca em dia de festa

Qua, 20 jan 2021 22:42 TVI

Neste episódio

Peter (Joaquim Nicolau) acusa David (Jorge Albuquerque) de traição, pelo facto de não lhe ter dito que Zeca (Graciano Dias) era o comprador das suas ações. David afirma que o contrato foi assinado com Carolina (Joana Manuel) e fica chocado quando percebe que Zeca é casado com ela.

A marcha continua a desfilar e Ema (Ana Varela) fica perturbada com a chegada de Peter e diz a Fanã (Salvador Nery) que vai ter que sair do desfile, mas ele impede-a.

Rute (Ana Guiomar), Olga (Helena Costa) e Gisela (Carla Vasconcelos) estão intrigadas com a presença de Peter no bairro.

Raul (Sérgio Praia) e Célia (Sofia Ribeiro) acabam de fazer amor. Célia assume que gosta de estar com ele, mas afirma que não percebe a razão do fascínio que ele tem por ela. Benvindo pede a Célia que o deixe cuidar dela e torná-la na senhora que ela merece ser. 

Peter agarra Zeca pelo colarinho, mas recua quando Goulart insinua que pode revelar a verdade perante todos.

Maria Helena (Maria Emília Correia) vai atrás de Peter e pergunta que confusão é que ele veio armar no bairro. Rute fica espantada quando percebe que Maria Helena é a mãe dele.

Raul tenta convencer Célia que ela é uma mulher bonita e com um porte elegante e afirma que vai pedir o divórcio para casar com ela.

Peter conta a Maria Helena que Zeca comprou a editora, usando Carolina como testa de ferro, deixando-a pasma. Rute ouve a conversa e corre na direção do restaurante.

Zeca explica a David que teve de manter tudo em segredo para que Raul não bloqueasse a venda da editora. Eça (Nuno Pardal), Ulisses (Nuno Homem de Sá) e Ema defendem Zeca. Rute percebe que não vai conseguir falar com o irmão e sai.

Maria Helena acusa Carolina de tê-la enganado e afirma que Zeca é um impostor.

Antonieta (Lia Gama) pede ajuda a Gabriel (Ricardo Carriço) pois deixaram-na sozinha com a sénior tresloucada, referindo-se a Conceição (Estrela Novais).

Fred (Filipe Matos), Fanã e Sandro (Miguel Bogalho) estão furiosos com a confusão que Peter criou na marcha.

Emília troca de roupa e dirige-se para o restaurante, mas é agarrada por Gabriel (Ricardo Carriço).

Rute tenta ligar para Peter, mas ele não atende e recorda o momento em que ele se declarou e pediu para que fosse sua namorada.

David afirma que houve uma quebra de confiança e acrescenta que Zeca não vai poder contar com ele para nada na editora. Maria Helena concorda com o neto. Ema sai atrás de David. Maria Helena pede a Zeca e Carolina que saiam do restaurante e começa a enxotar os clientes todos.

Emília fica atrapalhada quando Gabriel lhe oferece uma flor, beijando-a, se seguida, enquanto David assiste a tudo. Emília fica indignada com o ministro e vai embora.

Ema conta a Emília que David assistiu ao beijo.

Raul traz um tabuleiro com comida para o quarto. Célia afirma que ele vai estragá-la com mimos e é impossível não se apaixonar por ele.

David fica tenso ao receber uma mensagem de Emília a dizer que precisam de falar.

O ambiente é de confusão total durante o jantar. Antonieta e Carolina estão estupefactas. Olga convida Sandro e Fanã para jantar e afirma que quer um de cada lado.

Célia fica em pânico quando ouve a voz de David a entrar no quarto. David fica surpreendido com o que vê. Célia vira-se de costas para que ele não a reconheça. David afirma que não sabia que o irmão estava acompanhado e Raul empurra-o para fora do quarto.

Olga (Helena Costa) e Fanã comentam o comportamento de Peter e Rute fica incomodada.

Raul indica a David que estava com uma prostituta e o irmão censura-o.

Conceição (Estrela Novais) começa a ofender Peter, mas Rute defende-o, deixando todos confusos com a atitude dela.

Joana (Catarina Rebelo) desabafa que tem dificuldade em aceitar que Célia é uma oportunista e Vanda (Fernanda Serrano) oferece-lhe o seu apoio, deixando Luís (Diogo Branco) desconfortável com o seu discurso.

Rute confessa que está cansada de ouvir toda a gente a falar mal de Peter e fica atrapalhada quando Zeca lhe pergunta se gosta dele.

Filomena (Sofia Nicholson) percebe que Ulisses (Nuno Homem de Sá) está a lançar charme para Carolina.

Maria Helena tenta perceber o que se passa com Peter e este assume que está a perder a capacidade para antecipar os movimentos dos seus inimigos.

David informa que está de partida para Londres e confirma a Raul que também não sabia que Carolina era casada com Zeca.

Arnaldo liga para Vanda e assume que não consegue parar de pensar nela. Ela convida-o para uma visita ao instituto depois de ele demonstrar interesse em ajudá-la.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Peter expõe esquema de Zeca em dia de festa
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares