EP 130 Célia coloca novo plano em prática

Episódio 130 de «Amar Demais».

Qui, 25 fev 2021 22:40 TVI

Neste episódio

Célia (Sofia Ribeiro) recebe uma encomenda de uma loja de luxo e entra animada no quarto com os sacos de roupas e bijuterias que comprou para ficar igual a Madalena (Sofia Ribeiro).

David (Jorge Albuquerque) fica perturbado ao ver Emília (Dina Félix da Costa) e vira-lhe costas, deixando-a incomodada.

Fred (Filipe Matos) acha que Diana (Matilde Reymão) só pode estar louca, mas ela anui que só há duas opções: ou ele a ajuda ou fará tudo sozinha.

Rui (Rodrigo Soares) aproxima-se das suas coisas e fica surpreendido por ver uma sandes e uma garrafa de água. Rui pega na sandes e fica feliz ao ver o bilhete de Emília a dizer que o quer compensar por o ter acordado.

Fred acaba por concordar em ajudar Diana, ela abraça-o e diz que o ama.

Célia copia o estilo de Madalena e treina como se irá apresentar como ela.

Zeca (Graciano Dias) garante que não vai matar ninguém e Ulisses (Nuno Homem de Sá) sugere que Peter (Joaquim Nicolau) e Preto (Vítor Norte) se matem um ao outro.

Peter e Raul (Sérgio Praia) têm a certeza de que Zeca e Preto estão a planear alguma coisa contra eles. Peter sugere arranjarem maneira de parecer que Zeca e Preto se mataram mutuamente, porque Zeca roubou os diamantes a Preto.

Ulisses insiste que Zeca não vai precisar de matar ninguém, pois vão fazer com que eles se matem um ao outro, ou pelo menos que um deles, mate o outro.

Raul gosta do plano e Peter indica que só têm de fazer chegar a informação de que foi Zeca que roubou os diamantes à polícia.

Célia olha-se ao espelho e aprova o que vê, fecha uma pequena mala de viagem e sai.

Célia fala ao telemóvel com a filha e com Estela (Isabel Figueira) e conta que vai ao Faial para tentar descobrir mais informações sobre a história da irmã gémea.

Peter pede um retrato robot do homem que tentou vender o diamante rosa e indica que Zeca está tramado.

Zeca, Eça (Nuno Pardal) e Ulisses pensam numa forma de Peter e Preto se encontrarem.

Diana pergunta à bisavó como correu a conversa com David e finge que decidiu afastar-se daquela história.

Eça e Ulisses comprometem-se a ajudar Zeca e a deixar o bilhete a Peter.

Gisela (Carla Vasconcelos) agradece a ajuda das irmãs. Emília conta que viu um sem-abrigo à porta da D. São e que ele tinha um olhar meigo. Rute (Ana Guiomar) fica curiosa e também quer vê-lo.

David está passado por Peter não lhe ter contado nada e avisa-o de que se Preto já usou a família para o atingir no passado, nada o impede de o voltar a fazer. Santos Costa (Ricardo Castro) ouve a conversa e fica branco.

Rute procura o sem abrigo, mas já não o encontra.

Zeca fica lívido quando Carolina (Joana Manuel) lhe diz que ouviu o homem pedir-lhe que matasse o comendador.

David avisa Peter e Raul de que se alguma coisa acontecer a alguém da família, ele mesmo irá encarregar-se de fazer chegar a informação às autoridades competentes.

Gisela está a acabar de limpar a florista, quando Santos Costa lhe liga, mas ela indica que agora não pode falar e pede-lhe para ligar mais tarde.

Santos Costa liga a Midas (João Manuel Vieira) e pergunta-lhe se sabe alguma coisa sobre Preto ter sido libertado. Midas diz-lhe que vai tentar saber.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Célia coloca novo plano em prática
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares