EP 154 Diana refugia-se com Joana

Episódio 154.

Qua, 31 mar 2021 22:40 TVI

Neste episódio

Maria Helena (Maria Emília Correia) está triste por saber que os filhos discutiram por causa de dinheiro. Peter (Joaquim Nicolau) refere que tem muita pena do que aconteceu, mas garante que Duarte não era santo nenhum.

Zeca (Graciano Dias) está desconfiado de que Arnaldo (João Lagarto) esteja metido no negócio de contrabando de diamantes e promete descobrir a verdade. Zeca decide ir falar com Nené e está convencido de que com o estímulo certo, ele contará o que sabe.

Ema (Ana Varela) pede a Fanã (Salvador Nery) para fazer uma lista dos melhores fadistas que costumavam cantar no Fado da Fortuna, pois quer voltar a fazer daquele lugar, um sítio de referência.

Vanda (Fernanda Serrano) quer combinar um encontro com Liliana (Mafalda Rodilles) e o advogado, para darem início ao processo contra Raul (Sérgio Praia). Liliana diz que naquele dia não pode e Vanda pergunta-lhe se mudou de ideias.

Constança (Filipa Pinto) conta a Olga (Helena Costa) que Gisela (Carla Vasconcelos) fez as pazes com Santos Costa (Ricardo Castro) e que Emília (Dina Félix da Costa) deve estar com algum problema, pois chegou com cara de caso e tem andado muito indisposta. Olga decide ir ver o que se passa e leva a chave da casa de Conceição (Estrela Novais).

Joana (Catarina Rebelo) diz a Diana (Matilde Reymão) que sabe de tudo, porque Fred (Filipe Matos) a procurou antes de ser preso. Diana fica em choque e Joana pergunta-lhe qual é o plano, pois não vai deixar Fred apodrecer na prisão para a salvar.

Rui (Rodrigo Soares) tenta animar Emília e oferece-lhe um peluche. Constança e Olga entram nesse momento e percebem que Emília está grávida.

Diana garante que nunca iria deixar Fred pagar pelo que ela fez e acrescenta que, até, já quis contar a verdade, mas o avô não a deixou.

Peter fica surpreendido por a polícia estar em sua casa e o inspetor indica que quer levar Diana para interrogatório.

Emília manda Olga e Constança embora e pede a Rui para a deixar passar ali a noite, porque precisa de pensar no que fazer.

Vanda sugere que Ema fale com Raul e oferece-se para a acompanhar.

Joana acusa Diana de ser uma mimada, mas ela explica que também não foi fácil crescer numa família rica. Peter liga a Diana e avisa-a para ficar onde está, ou terá de passar a noite na prisão.

Nené aceita ficar do lado de Zeca, desde que receba dinheiro. Zeca pergunta-lhe se conhecia Peter, mas Nené garante que não.

Diana pergunta a Joana e a Corália se disseram alguma coisa à polícia, pois a PJ foi à procura dela. Diana pede a Joana para passar a noite ali em casa e, apesar de contrariada, Joana acede ao pedido. Corália abraça Diana e diz-lhe que vai correr tudo bem.

Constança e Olga estão perturbadas com a notícia da gravidez. Constança questiona-se se o bebé será de David (Jorge Albuquerque) ou de Rui.

O Inspetor pergunta a Peter se Diana vai demorar muito. Ele diz que não sabe e deixa o recado para ela comparecer na PJ. Os polícias levam pertences da jovem para analise.

Ema e Vanda vão a casa de Raul. Célia não gosta da visita e diz que Raul não está. Ema sabe que é mentira e entra. Raul aparece e julga que ela lhe vai pedir o divórcio, mas fica surpreendido ao ver que afinal Ema lhe quer tirar a casa.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Diana refugia-se com Joana
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares