EP 158 Eça é aliciado para «esquema picante»

Qua, 7 abr 2021 23:00 TVI

Neste episódio

Midas (Manuel João Vieira) vai ter com Sandro (Miguel Bogalho) e este convida o pai para ir beber uma cerveja.

O inspetor Lopes interroga Fred (Filipe Matos) sobre a frequência com que via David (Jorge Albuquerque) e em que circunstâncias.

Sandro reconhece que reagiu a quente, ao saber que o pai estava vivo e que ficou chocado ao saber da sua ligação ao crime. Midas garante que é outra pessoa e que até fez as pazes com Zeca (Graciano Dias).

O inspetor interroga Diana (Matilde Reymão), fica a saber que David frequentava o restaurante da bisavó e que namorou com Emília (Dina Félix da Costa), mas acabaram um pouco antes dele morrer, porque ela se fazia passar por rica.

Midas revela que foi aconselhado a sair dali, mas que sentiu que tinha de ficar por ter descoberto que o seu projeto de vida era ser pai. Sandro comove-se e abraça o pai. Fanã (Salvador Nery) também se emociona com a reconciliação dos dois.

Vanda (Fernanda Serrano) conta a Evelina (Susana Arrais) que Liliana (Mafalda Rodilles) desistiu de apresentar queixa e que desconfia de que ela tenha sido ameaçada. Evelina lembra que Liliana ficou encantada com Eça (Nuno Pardal) e que, talvez, ele a consiga convencer a mudar de ideias.

Midas promete a Sandro que não se vai arrepender da oportunidade que lhe está a dar. Fanã assume que se comoveu com a reconciliação dos dois e até abraça Midas.

Vanda e Evelina contam a Eça que Liliana desistiu de apresentar queixa e pedem-lhe para a seduzir e convence-la a não desistir da queixa.

Corália entorna o chá ao ver Zeca e aproveita para agradecer-lhe tudo o que tem feito por Joana (Catarina Rebelo). Corália comenta que sabe que ouve a suspeita de Joana ser filha de Zeca e de Ema (Ana Varela), mas Zeca diz que não passou de um mal-entendido, pois fizeram o teste e deu negativo. Corália pede o contacto de Ema.

O inspetor Lopes entra no bairro e pergunta a Constança (Filipa Pinto) por Emília. Constança refere que ela é sua tia e acompanha-o.

Eça acha uma loucura que queiram que ele seduza Liliana, só para a convencer a fazer queixa contra Raul (Sérgio Praia). Eça lembra que tem namorada, mas Vanda e Evelina dizem que ela até lhe vai agradecer se fizer aquilo.

Constança pede ao Inspetor para ter cuidado ao falar com Emília, pois ela descobriu que está grávida de David e está muito sensível.

Corália prepara-se para ligar a Ema, mas acaba por desistir. Depois, liga a uma amiga e pergunta-lhe como é que pode enviar uma mensagem anónima.

Célia (Sofia Ribeiro) chega a casa com a revista onde está a foto de Madalena (Sofia Ribeiro) com Gabriel (Ricardo Carriço) e começa a tirar a roupa e a maquilhagem.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) concorda que Eça seduza Liliana para ajudar Zeca. Todos acham que Rita (Beatriz Barosa) não se vai importar, pois ela também quer que Raul seja condenado pelo que fez.

Emília fica surpreendida ao ver Constança acompanhada por um Inspetor da polícia, que lhe diz estar a investigar a morte de David.

Zeca pergunta a Rute (Ana Guiomar) se é verdade que namora com Peter (Joaquim Nicolau), deixando-a comprometida, sem saber o que dizer.

Emília diz que não sabe de nada sobre a morte de David e que não acredita que tenha sido Fred, pois não tinha motivo nenhum para o fazer.

Célia recebe Madalena, e mostra-lhe a revista com a foto de Madalena e de Gabriel (Ricardo Carriço).

Rute defende Peter e lembra Zeca de que só está rico, graças aos diamantes dele e que, por gostar dela, até está a ponderar esquecer isso. Zeca diz que não está disposto a deixá-lo em paz, pois foi ele que tratou de tudo, para que Raul não fosse preso.

Ema recebe uma mensagem de um número anónimo e fica em choque ao ler a mensagem onde lhe dizem que a filha não morreu e que ela estava no caminho certo. A empregada abre a porta a Joana e Ema olha, estática, para ela.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Eça é aliciado para «esquema picante»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares