EP 39 Zeca encanta-se por Carolina

Episódio 39 de «Amar Demais».

Sex, 30 out 2020 23:00 TVI

Neste episódio

Vanda (Fernanda Serrano) conta a Evelina (Susana Arrais) que vai ter um evento no dia seguinte, que o catering vai estar a cargo de Zeca (Graciano Dias) e que vai arranjar maneira de o incriminar por roubo.

Rita (Beatriz Barosa) está nervosa por ter sido chamada ao gabinete de Raul. Ele diz-lhe que só a quer convidar para jantar e que vai mandar o motorista ir buscá-la.

Salomé (Madalena Brandão) fica surpreendida com o convite de Raul e Rita diz-lhe que pode ser bom, pois pode descobrir algo sobre o processo de venda da editora.

Evelina está incrédula com a ideia de Vanda,por achar que Zeca (Graciano Dias) é inocente, e recusa-se a participar naquele circo.

Todas comentam o facto de Joana estar grávida. Conceição (Estrela Novais) está no seu estado habitual e chama nomes a toda a gente. Emília (Dina Félix da Costa) reage quando sabe que o pai da criança se chama Luís. Constança (Filipa Pinto) está preparada para ir jantar fora e sai.

Vanda conta a Luís que Emília vai voltar a trabalhar lá em casa e convida o filho e Joana para jantar fora, mas ele conta que ela não está.

Peter (Joaquim Nicolau) vê Rita e beija-lhe a mão, deixando-a sem jeito. Peter cumprimenta Constança e explica-lhe que, para todos os efeitos, ela é filha duma prima dele. Todos se apresentam e dirigem-se para o interior do restaurante.

Luís repara em Raul e avisa a mãe. Vanda acha estranho Raul estar com mulheres e nenhuma delas ser Ema (Ana Varela).

Ema está a ler uma história a Zequinha (Diogo Dourgette) e David (Jorge Albuquerque) chama-a para jantar, mas percebe que ela não está bem e pergunta-lhe se tem a ver com a conversa que teve com Mi (Dina Félix da Costa).

Gabriel (Ricardo Carriço) vê Emília e fica radiante. Retira a aliança e vai ter com ela.

Emília fala com Sandro (Miguel Bogalho) e fica surpreendida quando Gabriel a aborda.

Carolina (Joana Manuel) está ansiosa por conhecer o noivo. Antonieta (Lia Gama) diz que a neta não precisa de estar nervosa, afinal o casamento é só de fachada.

Zeca chega e os olhares dele e de Carolina cruzam-se, ficando ambos atrapalhados. Carolina olha discretamente para Zeca e Ulisses (Nuno Homem de Sá) faz as apresentações, deixando Zeca sem saber muito bem o que fazer.

Zeca e Carolina ficam encantados um com o outro. Ulisses lembra o amigo de que aquilo é um acordo e têm de delinear a melhor forma de gerir aquela situação.

David está impressionado com a história que Ema lhe contou e incentiva-a a deixar Raul e a começar uma vida nova, dizendo que Zequinha não precisa do pai, pois ele não lhe liga nenhuma.

Ulisses explica a sua ideia para justificar o dinheiro e elas querem saber mais acerca dos negócios de Zeca. Ulisses dá-lhes uma ideia por alto. Zeca diz que não simpatiza com Peter (Joaquim Nicolau) e ganha pontos com Antonieta e com Carolina, pois também elas não o suportam.

Emília recompõem-se da surpresa e Gabriel diz que deve ser o destino a querer juntá-los.

Rute (Ana Guiomar) vê Emília a falar com Gabriel e fica com inveja.

Gabriel diz que está ali porque adora fado e convida Emília para jantar com ele.

Ema puxa por David, para saber mais sobre os seus planos com Emília e fica comprometida quando ele fala de Emília como se fosse rica e independente.

Zeca mostra ter pressa em resolver a situação. Antonieta fica com a ideia de que os negócios dele não serão muito lícitos. Ulisses não confirma, nem desmente, e Carolina percebe que se calhar é melhor nem saberem muitos pormenores. Todos concordam em seguir com o plano.

Luís está incomodado por a mãe estar a olhar para a mesa de Raul e de Peter. Vanda quer perceber quem são aquelas mulheres e Luís fica com a ideia de que conhece uma delas.

Rita mete conversa com Constança e estranha que ela não saiba o nome da editora.

Todas olham para Joana de forma comprometida e ela percebe que já todas sabem da gravidez. Olga quer despachar-se para ir ver Fanã cantar. Célia e Joana também querem ir ouvir fado.

Emília diz a Gabriel que é muito simpático. Rute apresenta-se como irmã dela.

Filomena (Sofia Nicholson) reconhece Gabriel e estranha que ele esteja com Emília.

Luís está a tentar conversar com Vanda, mas ela está obcecada com a mesa de Raul. Luís acha que ela se sente ameaçada pelas raparigas mais novas. Vanda diz-lhe que consegue ter o homem que quiser e que Raul não vai ser exceção.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Zeca encanta-se por Carolina
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares