EP 40 Constança participa em jantar secreto de Raul e Peter

Episódio 40 de «Amar Demais».

Neste episódio

Zeca (Graciano Dias) e Ulisses (Nuno Homem de Sá) despedem-se de Carolina (Joana Manuel) e de Antonieta (Lia Gama). Zeca faz questão de se despedir de forma especial de Carolina. Ulisses fica incomodado com a facilidade com que Zeca e Carolina criam um clima.

Carolina está entusiasmada com o futuro noivo e Antonieta lembra-a de que aquilo não passa de um negócio.

Vanda (Fernanda Serrano) tira fotos à mesa de Raul (Sérgio Praia) e diz que ainda lhe vão render bom dinheiro, deixando Luís (Diogo Branco) incrédulo com a postura da mãe.

Rita (Beatriz Barosa) está desconfiada de que algo não bate certo, pois "Andreia" comete imensas gafes, mas Raul e Peter (Joaquim Nicolau) tentam emendar a situação.

Rute (Ana Guiomar) está cheia de inveja de Emília (Dina Félix da Costa) e não percebe como é que ela atrai tantos homens ricos. Lina manda Fanã (Salvador Nery) para o palco e ele dedica o fado a Rute, deixando todos deliciados com a sua voz.

Carolina diz à avó que não está a misturar as coisas, mas que ficou surpreendida por Zeca ser tão interessante. Antonieta é pragmática e diz que Zeca só está interessado em lavar dinheiro.

Vanda liga a Ema a lembrá-la do evento no Instituto, no dia seguinte, e fica indignada por Ema pensar que o marido está num jantar de negócios.

Todos estão entusiasmados para ir à noite de fados. Célia (Sofia Ribeiro) perdeu a vontade, mas Joana (Catarina Rebelo) encoraja-a a ir.

Eça (Nuno Pardal) quer saber o que Zeca achou da Marquesa, mas ele continua a fugir ao assunto. Gisela (Carla Vasconcelos) e Olga (Helena Costa) veem Zeca e ficam boquiabertas com a mudança de visual.

Joana diz a Luís que está tudo a correr como planeado e que a mãe está a digerir a novidade.

Raul fica sozinho com Constança (Filipa Pinto) e começa a atirar-se a ela. Vanda vê aquilo, finge-se surpreendida por ver Raul e pergunta-lhe por Ema, deixando Raul aflito e Constança atrapalhada.

Gisela, Olga e Célia olham impressionadas para o novo visual de Zeca. Ulisses diz que a noiva já anda a cuidar de Zeca e as irmãs percebem que deve ser rica. Célia desiste de ir aos fados e volta para casa.

Raul disfarça e diz que Ema não pôde ir ao jantar. Vanda relembra Raul do evento no instituto e faz questão de dizer que Ema também vai. Vanda convida "Andreia" e Raul percebe a sua intenção.

Rita (Beatriz Barosa) fica atrapalhada por Peter ter ficado à espera, explica-lhe que há coisas que já não fazem sentido e vai atrás dela. Rita acha que Peter não está muito preocupado com a editora, nem com as pessoas que lá trabalham, senão não estaria a pensar vendê-la.

Vanda faz questão que "Andreia" vá ao evento. Rita reconhece Vanda e Constança percebe que é a viúva do polícia. Rita atribui-lhe a tentativa de homicídio de Zeca, deixando Raul e Peter comprometidos.

Fanã acaba de cantar e todos aplaudem. Gabriel (Ricardo Carriço) convida Emília para ir beber um copo, mas ela diz que não pode e ele dá-lhe o seu contacto.

Filomena (Sofia Nicholson) está curiosa por Emília conhecer Gabriel e avisa-a de que ele é um bandido.

O Produtor promete entrar em contacto com Fanã e Sandro (Miguel Bogalho) acha que ele lhe quer saltar para cima.

Luís repreende a mãe pela forma como se comportou no restaurante. Vanda continua convencida de que Raul é que fez figuras tristes com uma rapariga que tinha idade para ser sua filha e fica pasmada quando Luís lhe diz que talvez tenha de casar.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Constança participa em jantar secreto de Raul e Peter
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares