EP 50 Rute conquista Peter no primeiro encontro

Episódio 50 de «Amar Demais».

Neste episódio

Rute repara que Peter gosta muito de quadros, pede-lhe uma bebida e põe a hipótese de não conseguir fazer aquilo para que foi contratada, mas ele dá-lhe o dinheiro acordado. A Goulart esforça-se para se soltar e Peter acha piada.

Emília (Dina Félix da Costa) assume que conhece as irmãs de Zeca (Graciano Dias) e que elas estão furiosas com Vanda (Fernanda Serrano), pois perceberam que ela lhe preparou uma armadilha e pergunta se têm acordo ou não.

Raul (Sérgio Praia) exige ver o tal documento de que Maria Helena (Maria Emília Correia) falou e que sem ele, ela não fica ali em casa. David (Jorge Albuquerque) sai em defesa da avó e lembra-o que a casa também é dele.

Rute (Ana Guiomar) já está um pouco embriagada e incentiva Peter (Joaquim Nicolau) a cantar e a dançar. Ele até acha piada, embora não fosse aquilo que esperava.

Emília foge de Vanda, que a ameaça com um processo em tribunal. Luís (Diogo Branco) não acredita na história de Vanda e quer saber o que realmente se passa. Ela continua a tentar disfarçar e Luís desiste, mas avisa-a que está cada vez mais descontrolada e que aquilo que fez ao Zeca excedeu todos os limites.

Constança (Filipa Pinto) está a conversar com Santos Costa (Ricardo Castro) e fica muito interessada quando sabe que ele é diretor editorial.

Gabriel (Ricardo Carriço) pergunta por Mi e insinua-se a Olga (Helena Costa). Filomena (Sofia Nicholson) não gosta da atitude do ministro e pergunta-lhe se não é casado.

Ema (Ana Varela) pede desculpa por Raul ter sido indelicado com Maria Helena, mas fica tensa quando Emília lhe diz que não conseguiu convencer Vanda a retirar a queixa.

Zeca está agitado durante o sono, abre os olhos e vê Vanda a apontar-lhe uma arma e dispara. O Goulart acorda sobressaltado e percebe que estava a sonhar.

Ulisses (Nuno Homem de Sá) está decidido a dar uma boa quantia de dinheiro à mãe de Luís para Zeca ser libertado o mais rápido possível e poder casar, mas Eça (Nuno Pardal) teme que nem assim Vanda irá deixar Zeca em paz.

Filomena entra no gabinete de Vanda com cara de poucos amigos e pede-lhe para deixar de ser tão má pessoa, pois já sabe o que fez ao ex-namorado de Ema e ameaça contar a verdade sobre a sua vida dupla, vivendo à custa dos donativos para as criancinhas.

Maria Helena começa a achar que foi má ideia ir para casa de Ema e pondera ir para um hotel, mas Diana (Matilde Reymão) diz-lhe que não pode, porque Peter acabou de lhes cancelar os cartões de crédito.

Vanda pergunta a Filomena quanto é que quer para ficar calada, mas ela vinca que tem carácter e deixa bem claro que, ou ela retira a queixa ou já sabe o que lhe acontece.

Constança (Filipa Pointo) comenta que Rute chegou tarde, quando ela aparece de pijama e de ressaca. Pede um café para ir às finanças tratar da sua dívida. Joana (Catarina Rebelo) fica surpreendida ao ver Estela (Isabel Figueira) ali e todas ficam curiosas.


Sobre «Amar Demais»

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar mais... É assim Zeca, o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus. É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado por um crime que não cometeu em nome de outrem para salvar a vida da sua mãe.

Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade, e do amor que Ema sente por ele. E quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. E prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou.

Zeca fica preso durante mais de 15 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram. Quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar... Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações? Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protetor. O homem que pela mulher que ama roda o mundo. O pai que pela filha se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência. O que mostra que na realidade o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos: homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais

Ficha Técnica

Título Original: Rute conquista Peter no primeiro encontro
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares