Neste episódio
Marlene (Leonor Seixas) alerta Marco (Diogo Amaral) que tem de começar a pensar no que vai fazer com Cacau (Matilde Reymão), que dentro em breve acordará. Marco diz ainda não ter um plano definido, com Marlene a dizer-lhe que o melhor seria ele pô-la em outro lugar antes que ela reconheça a casa. Marco fica pensativo.
Sal (Carolina Amaral) e Tomané (Salvador Nery) olham-se esperançosos por a empresa dos helicópteros ligar para Sal a dizer que o piloto de avião sobreviveu ao acidente, o que pode querer dizer que Cacau também está viva. Sal desaba a chorar novamente a dizer a Tomané não querer perder a sua irmã.
Lola (Ana Bustorff), Rosa (Mafalda Tavares) e Soraia (Paula Neves) veem esperançosas que o piloto do helicóptero está vivo, o que renova as esperanças de Cacau também ter sobrevivido. Soraia diz ir agora contar isso a Sal para perceber a reação dela. Lola diz a Rosa não acreditar naquela teoria de Soraia por achar que Sal gosta mesmo da irmã.
Marlene aconselha Marco a construir um quarto-prisão lá em casa se quer que Cacau não desconfie que foi ele quem a raptou. Marco hesita em prosseguir com aquele plano, com Marlene a dizer-lhe ainda estar a tempo de desistir, bastando libertarem Cacau. Marco fica pensativo.
Quim (Paulo Calatré) recrimina-se a Guto (Vitor Britto) por Cacau poder ter morrido, dizendo que ela somente teve problemas desde que descobriu que era filha de Justino (António Capelo) e sua herdeira. Guto diz acreditar que o destino já está escrito, não sendo por causa dele que tudo aconteceu. Guto diz ir procurar Baobá (Maria das Graças) para descobrir o que os orixás dizem sobre Cacau. Quim permanece a chorar arrasado, Lucas conforta-o.
Marco decide prosseguir com o plano de raptar Cacau, dizendo estar ali uma oportunidade única de a afastar de Tiago (José Condessa). Marlene aconselha-o a pedir aos seus homens para construírem um quarto insonorizado para Cacau não poder ser ouvida. Marco concorda, pegando no telemóvel. Marlene sorri satisfeita por estar a ser tão útil.
Regina (Christine Fernandes) impõe a Valdemar (Vitor Hugo) que lhe conte o que se está a passar, dizendo conhecê-lo bem demais para saber que aconteceu algum problema. Estaca gelada quando Valdemar lhe conta abalado ter havido um acidente com Cacau quando ela regressava a Lisboa.
Lalá (Inês Castel-Branco) olha derretida para David (Luís Garcia) a entrar transpirado, com este a dizer-lhe que Manuel recebeu uma chamada do patrão. Manuel diz ter de sair por o seu patrão precisar dele para uma obra urgente, prometendo voltar o mais rápido possível. Lalá oferece-se a David para ajudá-lo a continuar com as obras, olhando-o com desejo. David sorri.
Sal conta que Anita (Catarina Nifo) se enfiou no quarto a culpabilizar-se por achar que Cacau morreu no lugar dela. Martim apresta-se para ir falar com ela, com Tiradentes (Paulo Guidelly) a dizer-lhe que ela está no quarto com Marquinho. Jaime (Sérgio Praia) diz a Sal que deviam falar com Salomão (Paulo Pires), havendo naquela história uma situação delicada que ainda ninguém se lembrou.
Anita brinca com Marquinho, muito triste. Olha esperançosa para Martim a dizer-lhe que o piloto do helicóptero foi encontrado com vida, podendo Cacau também ter sobrevivido. Martim alerta Anita que ficará responsável pelo sobrinho se Cacau não tiver sobrevivido. Anita pensa tensa que Marco vai tentar de certeza ficar com ele.
Sal esboça ar revoltado por Jaime avisar que não podem legalmente fazer nada para impedir que Marco venha buscar Marquinho se Cacau tiver morrido. Soraia avisa que Tiago está a chegar. Sal e Jaime suspiram fundo a preparar-se para aquela difícil conversa com ele. Sal recusa a Jaime avisar Marco do que se está a passar, irritada.
Marco diz a Marlene que ninguém tem como o impedir de ficar com Marquinho com o desaparecimento de Cacau. Marlene insinua a Marco que ele terá de lhe pagar bem por tudo o que fez por ele, ficando tensa por Marco ripostar que tem tudo preparado para fugir se for preciso, ao contrário dela, que ficará presa se a verdade vier à tona.
Tiago olha tenso para o ar grave de todos a olhá-lo. Sal ganha coragem e conta que o helicóptero onde Cacau seguia se despenhou no mar. Tiago fica à beira do desfalecimento, todos o amparam.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.