EP 11 Sal expulsa família de Cacau: «Estão todos no olho da rua»

Em «Cacau», Cacau (Matilde Reymão) continua a enfrentar Sal (Carolina Amaral) a acusá-la de estar a querer a vender a fazenda. Sal explode e diz a todos que estão despedidos, tendo até ao fim da semana para saírem dali. Marco (Diogo Amaral) fica preocupado por aquilo poder fazer perigar o negócio.
Seg, 29 jan 2024 21:50 TVI

Neste episódio

Regina (Christine Fernandes) segue para a saída, muito perturbada com a conversa com Simone (Alexandra Lencastre). Soraia (Paula Neves) repara e decide ir atrás dela. Simone aparece, estranhando não ver nem uma nem outra.

Tiago (José Condessa) continua a contar a Cacau (Matilde Reymão) , Guto (Vitor Britto) e Pitty (Ludy Guimarães) que Sal (Carolina Amaral), Rui (Nuno Pardal) e Simone estão aliados para matar a filha incógnita de Justino para não terem de partilhar a herança dele com ela. Todos concordam terem de descobrir quem é essa rapariga.

Lalá (Inês Castel-Branco) alerta Salomão (Paulo Pires) que tem mesmo de ceder ao pedido de Simone de lhe arranjar o testamento de Justino antes que ela desconfie que andam a meter a mão ao dinheiro dele, podendo inclusivamente meter Júlia (Fernanda Serrano) ao barulho. Salomão acaba por entregar o testamento de Justino. Lalá começa a fotografar todas as páginas

Soraia vai ver apressada a ficha de funcionário de Regina, tirando-lhe uma fotografia, com Rosa (Mafalda Tavares) a assistir à cena.

Simone conta a Regina que Quim (Paulo Calatré) foi dizer a Justino que a filha dele e de Chiquinha está viva e em Itacaré, já tendo posto pessoas a investigar essa hipótese para acabar com a vida dela se isso for verdade.

Filó (Sofia Nicholson) olha desolada para Quim a dizer que a única maneira que têm de proteger Cacau será mandá-la para bem longe de Itacaré. 

Júlia vê algo nos documentos que a deixa desconfiada, começando a fazer contas com uma calculadora.

Chiquinha termina a aula às crianças. Está a arrumar as suas coisas quando surge alguém vestido de negro à sua frente, que lhe atira ácido para a cara (flashback).

Soraia toca à porta da casa e pergunta por Regina. A velhota nega conhecê-la, deixando Soraia triunfal com a sua descoberta.

Cacau vem falar com Baobá (Maria das Graças) sobre Chiquinha, mostrando-lhe a fotografia dela. Baobá confirma que ela foi professora de uma escola, afastando-se disparada. Cacau insiste para lhe contar o que sabe sobre Chiquinha, dizendo que a suposta filha dela pode correr perigo de vida. Sal interrompe a conversa, entrando com Rui e Marco (Diogo Amaral) e Cacau sai irritada.

Marco, olhando embevecido para Cacau, sai atrás dela e segue-a com o olhar. 

Simone sorri triunfal por verificar no testamento de Justino que Lalá lhe acabou de entregar que este não contempla a filha bastarda dele. Lalá diz a Simone que agora pode parar de pensar que Salomão está a tentar prejudicá-la. Simone pergunta por Regina a Soraia, que lhe diz que ela ainda não chegou. 

Sal está reunida com Quim, Filó, Cacau e Anita (Catarina Nifo) a dizer-lhes que eles passaram os limites das suas competências ao tomarem decisões na fazenda sem consultarem os patrões. Cacau irrita-se e diz a Sal que é ela quem está a errar ao querer destruir tudo para construir um hotel de luxo. Marco ouve e fica em alerta.

Heitor (Adriano Toloza) acaba de se vestir no quarto de Pipa (Sílvia Chiol). Recebe uma chamada sobre uma pessoa e arranja-se apressado. Despede-se de Pipa, dizendo ter adorado a noite com ela.

Regina nega a Valdemar (Vitor Hugo) a ideia de falar com Quim para descobrir se a sua filha está mesmo em Itacaré, precisando de pensar noutra maneira de apurar a verdade.

Cacau continua a enfrentar Sal a acusá-la de estar a querer a vender a fazenda. Sal explode e diz a todos que estão despedidos, tendo até ao fim da semana para saírem dali. Marco fica preocupado por aquilo poder fazer perigar o negócio.

Heitor, mostrando a sua arma a Adinalva, diz que precisa de falar com ela sobre um aborto que fez e exige que ela lhe conte se Chiquinha teve ou não a filha. Adinalva acaba por assumir que esse aborto não chegou a acontecer. 

Simone assiste a Adinalva a fazer o aborto a Chiquinha. Mal Simone sai, Adinalva assente a Chiquinha que Simone acreditou no esquema delas. Quim entra e suspira aliviado por terem conseguido enganar Simone (flashback).

Filó e Quim pensam preocupados no que vai ser o futuro deles se tiverem de sair da fazenda. Quim percebe subitamente que isso pode ser benéfico porque assim podem tirar Cacau de Itacaré. 

Heitor, à porta de um mosteiro, mostra a freira a fotografia de Chiquinha, pedindo-lhe para falar com a madre superior.

Júlia vai ao banco para falar com Dr. Castro. Olha tensa para um documento que trouxe consigo. Diz a Dr. querer perceber como perdeu tanto dinheiro nas contas da família quando tinha recebido tanto dinheiro da sua herança. Dr. Castro confirma-lhe que isso aconteceu, mas houve uma injeção de capital que repôs o património. Júlia diz querer o levantamento detalhado de todas as operações financeiras.

Marco pede a um trabalhador para lhe mostrar o novo cacau que tem feito tanto furor.

Heitor diz a madre superiora trabalhar para pessoas importantes que estão dispostos a pagar bem para saber onde está a filha de Chiquinha. Madre superiora acaba por lhe contar que foi Quim quem saiu dali com a criança.

Cacau observa os seus cacaus com carinho, mas estaca surpresa quando vê Marco a observá-la de olhar intenso.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Sal expulsa família de Cacau: «Estão todos no olho da rua»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA