EP 25 Salomão é interrogado pela PJ: «Vocês são uns incompetentes!»

Em «Cacau», no Gabinete da PJ, Salomão (Paulo Pires) é interrogado, continuando a insistir na tese de que escondeu Justino (António Capelo) da família dele para o impedir de ser assassinado. Lalá (Inês Castel-Branco) mostra ao Inspector a procuração que Justino passou a Salomão, que refere que depois tem um esclarecedor vídeo para lhe mostrar. 

Sex, 16 fev 2024 21:30 TVI

Neste episódio

Guto e Pitty olham-se intrigados a pensar no que será feito da filha de Chiquinha, agora que descobriram que Cacau é filha de Justino com Filó. 

Soraia está a chegar a casa quando um ladrão a intercepta, tirando-lhe a bolsa. Tomané ataca o ladrão, que é na verdade seu amigo, fingindo lutar ferozmente com ele. Tomané faz um corte na sua própria mão. Soraia leva Tomané para casa para tratar da mão ferida dele. Tomané sorri satisfeito.

Tomané observa Rui a falar com o médico a indicar-lhe a direção do quarto de Justino. Tomané sorri a ouvir Soraia a confidenciar a Rosa que o achou muito atraente.  

Tomané já está de novo na cozinha, fingindo nunca ter saído dali. Soraia diz-lhe que Rosa vai tratar da mão dele. 

Marco olha chocado para as roupas que Vitória destruiu de Cacau como vingança dele a ter levado para sua casa. Marco diz furioso a Vitória querer que ela saia já de sua casa, dizendo que ela pode ter posto em perigo a jovem. 

Valdemar sorri feliz a olhar para Cacau, que acabou de entrar com Pipa. Cacau também simpatiza de imediato com Valdemar. Regina entra em casa, ficando a olhar muito emocionada para Cacau, que lhe sorri simpática.

Regina continua a olhar emocionada para Cacau, recordando quando a recebeu nos braços pela primeira vez. Regina não aguenta mais e sai disparada para o quarto, deixando Cacau constrangida a pensar que está a incomodar. Valdemar disfarça que a irmã é muito tímida, insistindo para Cacau ficar lá em casa. 

No Palacete de Justino, Sal chega a casa, dizendo enigmática a Rui que esteve a tratar do futuro da família, não indo esperar que ele consiga adulterar o teste de ADN de Cacau. Rui olha-a curioso, mas Sal não se descose.  

O médico diz a Simone que Justino está bem instalado lá no quarto. Sal entra, fingindo ficar muito feliz ao ver o pai de volta a casa. Simone diz a Justino que ele vai pagar bem caro por querer tirar-lhes o dinheiro da família. Saem do quarto. Justino move um dedo. 

No Gabinete da PJ, Salomão é interrogado, continuando a insistir na tese de que escondeu Justino da família dele para o impedir de ser assassinado. Lalá mostra ao Inspector a procuração que Justino passou a Salomão, que refere que depois tem um esclarecedor vídeo para lhe mostrar. 

Sal continua a fazer segredo a Simone do que foi fazer. Simone concorda com Sal ser boa ideia ela ir lá fora expressar publicamente aos jornalistas a sua felicidade por Justino ter voltado para casa. Rui, Rosa e Soraia seguem-nas. Tomané aproveita ter a costa livre para subir para os quartos. 

Cacau pede a Valdemar para ir tomar um banho, Valdemar assente. Pipa disfarça a Valdemar ter que sair, assentindo voltar mais tarde. Regina esboça ar angustiado quando Valdemar lhe pergunta se está feliz por ter visto a filha. 

Tiago, Júlia, Anita, Filó e Quim falam sobre a detenção de Salomão, com Anita a dizer achar que Salomão exagerou ao esconder Justino por não achar que Simone e Sal fossem capaz de o tentar matar. Júlia acaba por concordar com ela. Tiago diz a Pipa para passar lá por casa, dizendo aos presentes que Cacau já não está em casa de Marco. Todos o olham surpresos. 

Regina diz a Valdemar que já decidiu que não vai já revelar a Cacau que é mãe dela, referindo que concorda com ele ser melhor fazer as coisas com calma. Cacau lastima-se a Regina que tem a vida virada do avesso, não sabendo em quem confiar. Regina abraça-a a dizer-lhe ter a certeza que ela vai dar a volta por cima. Cacau sorri reconfortada. 

Sal, Simone e Rui estão a sair do Palacete. Sal, esboçando ar abalado, diz ter sofrido muito nas últimas semanas por não saber onde estava Justino. Já no interior, Tomané esgueira-se para o quarto de Justino. Pega no telemóvel e filma-o, esboçando ar impressionado com o estado dele. 

Pipa conta a todos que Cacau está bem, mas foi expulsa de casa pela namorada de Marco, que teve uma crise de ciúmes quando a viu em casa dele. Tiago diz que Cacau precisa de apoio por amanhã sair o teste de ADN dela. Anita voluntaria-se para ir ter com a irmã, todos acabam por concordar. 

No gabinete da PJ Salomão e Lalá mostram ao Inspector o vídeo em que Justino diz que só vai deixar que Simone e Sal herdem o seu dinheiro se provarem ser merecedoras dele, com Salomão a concluir que foi para impedirem isso que Simone e Sal o tentaram matar. 

Simone, Sal e Rui olham tensos para Vitória a avisá-los que podem ser acusados de rapto se não conseguirem provar que Salomão estava a esconder sem motivo Justino da família. Sal recebe mensagem de Anita a dizer terem acordo. Sal sorri satisfeita. 

Lalá chega a casa depois de ter passado a noite na PJ com Salomão, contando a Jaime que ele acabou por ser libertado. Disfarça a sua tensão por Jaime alertar que a polícia agora vai investigar o que Salomão anda a fazer com o dinheiro de Justino para perceber qual o real interesse dele naquela história. 

Salomão chega irritado da PJ, dizendo a Júlia que passaram a noite a pressioná-lo para tentarem que ele confessasse ter raptado Justino. Pede a Júlia que avise Cacau para estar no seu escritório daqui a pouco por causa do teste de ADN. Anita diz a Júlia para avisar Pipa que também vai com ela e a irmã. 

Regina chega a casa de Justino, olhando espantada para todos os jornalistas à porta. Lola está a tentar convencer sem sucesso o segurança a deixá-la entrar para ver Justino. Lola diz a Regina que Justino gostava muito dela e precisa mesmo do seu apoio, dizendo que ele lhe disse que gostou muito de conhecer a sua outra filha. Regina decide levar Lola com ela para a casa. 

Sal sorri satisfeita a ler a mensagem de Anita a avisá-la que Cacau estará dentro de uma hora no escritório de Salomão.  Sal chega a uma oficina, onde o mecânico lhe mostra o carro preparado que ela lhe pediu, um carro potente com os vidros totalmente fumados. Sal arranca no carro. 

Cacau chega com Pipa ao escritório de Salomão. Anita, do outro lado da estrada, acena a Cacau. Sal, no carro, aguarda que Cacau atravesse. Tiago chega nesse momento. Cacau está a atravessar a estrada quando vê o carro a seguir a alta velocidade na sua direção. Cacau grita. O carro está quase em cima de Cacau quando Tiago atravessa a estrada e a empurra para a berma, salvando-a.

Dentro do carro, Sal arranca frustrada para fora dali. Anita está em absoluto choque, abraçando Cacau a chorar. Salomão chega com Soares, que saca da arma a olhar em redor. Seguem disparados para o prédio.  

Regina dá entrada a Lola para o quarto de Justino. Regina fica atónita a ver Justino mexer os dedos ao ouvir a voz de Lola. Ficam atrapalhadas quando veem Jaime a olhá-las intrigado.

Tomané vem ter com Albano a dizer que conseguiu maneira de entrar sempre que quiser na casa de Justino, mostrando-lhe o vídeo dele deitado na cama. Tomané promete a Albano conseguir um exclusivo de todos os segredos dos Vaz Pereira para ele. 

Lalá entra com o teste de ADN de Cacau com Justino. Salomão abre o envelope, ficando atónito por o resultado ter sido negativo. Cacau sorri radiante por aquilo significar que pode voltar à sua antiga vida sem problemas nem perseguições. Anita, por seu turno, fica muito desiludida. Cacau assente a Tiago que pode ligar a Quim, que afinal é mesmo seu pai, para vir ter com ela. 

Anita liga irritada para Sal a dizer-lhe terem de falar sobre ela quase ter matado Cacau. Sal desliga-lhe o telefone na cara. Anita esboça ar determinado de não ir deixar aquilo ficar assim. 

Salomão diz a Lalá e Tiago achar que Simone e Sal arranjaram maneira de falsificar o teste de ADN, dizendo que Cacau e Justino são tão parecidos que só podem mesmo ser filha e pai. Tiago esboça ar abalado por Cacau dizer querer já voltar para o Brasil. 


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Salomão é interrogado pela PJ: «Vocês são uns incompetentes!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA