Neste episódio
Heitor (Adriano Toloza) conta a Regina (Christine Fernandes) e Valdemar (Vitor Hugo) que impediu um homem de matar Cacau (Matilde Reymão), tendo Pipa (Sílvia Chiola) sido uma vítima colateral, que infelizmente não sobreviveu ao ataque, desabando a chorar. Ambos o olham penalizados.
Cláudia (Joana Duarte) conta a Vasco (Rodrigo Soares) que Pipa ia chegar nessa manhã ao Brasil, mas estranhamente não chegou a embarcar, estando com um mau pressentimento, ainda para mais por Tiago (José Condessa) não atender o telefone.
Tiago recupera os sentidos, recordando ter visto Cacau e Pipa. Estaca em choque quando vê Pipa morta.
Salomão (Paulo Pires) mostra a Justino (António Capelo) as joias de Simone (Alexandra Lencastre) que lhe foram enviadas anonimamente, faltando descobrir quem pode ter feito aquilo. Excluem de hipótese Jaime (Sérgio Praia), Lalá (Inês Castel-Branco) e Lola (Ana Bustorff), ficando Regina como suspeita, por ter estado no hotel no dia em que as joias foram roubadas.
Sal (Carolina Amaral) parte o computador com uma pedra, pegando-lhe fogo de seguida. Tomané (Salvador Nery) filma tudo intrigado.
Nelson entra devastado em casa por ter causado a morte a Pipa (Sílvia Chiola). Agarra-se a chorar a uma fotografia da filha.
Tiago (José Condessa) está com dois agentes da PJ, que lhe dizem precisar de interrogá-lo sobre a morte de Pipa. Martim (Lucas Dutra) abraça Tiago, que desaba a chorar arrasado.
Justino diz a Salomão que a sua teoria de Regina (Christine Fernandes) poder ser Chiquinha (Bruna Alvim) não é afinal assim tão inverosímil por poder ter sido ela quem roubou as joias a Simone (Alexandra Lencastre) para se vingar dela. Salomão recebe chamada de Júlia (Fernanda Serrano) com todos a ficarem em choque por Pipa ter sido assassinada e Cacau (Matilde Reymão) ser a principal suspeita da morte dela.
Numa van a caminho de Espanha, Regina; Valdemar (Vitor Hugo) e Heitor (Adriano Toloza) falam sobre ser improvável que tenha sido Pipa a orquestradora do rapto de Cacau, faltando descobrir quem a queria matar. Heitor fica tenso ao recordar-se que o pai de Pipa queria usá-la nos seus planos de vingança.
Nelson, já de roupa mudada, prepara-se para voltar para a prisão com a mota de Heitor. Guarda consigo uma fotografia das filhas, atirando o porta-retratos para cima do sofá.
Justino pede a Salomão que descubra mais pormenores sobre a morte de Pipa junto das forças policiais e saem. Sal liga para Rui (Nuno Pardal), ficando satisfeita com a boa notícia dele ter descoberto uma testemunha que prova que foi Filó quem atirou ácido à cara de Chiquinha. Sal fica espantada a ler a notícia do homicídio em casa de Tiago, ficando a pensar radiante que foi Cacau quem morreu.
Cláudia (Joana Duarte) continua muito preocupada com Pipa, achando que lhe aconteceu mesmo alguma coisa. Vasco (Rodrigo Soares) e Anita (Catarina Nifo) tentam relativizar. Vasco recebe chamada de Martim a contar que Pipa morreu. Cláudia desaba a chorar arrasada.
Num descampado, Nelson queima as roupas que usou na sua tentativa de matar Cacau e que redundou na morte de Pipa. Controla-se para não chorar a pensar na filha.
A van para numa estação de serviço, Cacau começa a recuperar os sentidos sem que os homens reparem. Heitor e Valdemar preparam-se para a missão de resgatar Cacau. Regina pede-lhe que não matem os homens para poderem descobrir quem encomendou o rapto de Cacau. A van está parada nas traseiras da estação de serviço, Cacau acorda e pensa como pode fugir. Os homens ficam alarmados por estarem a atirar pedras à carrinha, sendo surpreendidos por Heitor e Valdemar, que os agridem. Cacau aproveita a confusão para fugir dali. Cacau foge pelo mato, não repara num buraco no chão e cai lá para dentro, acabando por desmaiar. Valdemar consegue neutralizar o homem com quem lutava e corre para onde Cacau fugiu. Heitor não consegue neutralizar os outros homens e estes vão atrás de Valdemar. Os homens agridem Valdemar, vendo depois Cacau caída no buraco. Vão tirá-la de lá quando são alvejados na cabeça por Heitor, morrendo. Valdemar diz repreensivo a Heitor que não devia ter feito aquilo por agora nunca irem descobrir quem encomendou o rapto de Cacau.
Valdemar e Heitor chegam com Cacau desmaiada. Ficam a pensar no que fazer por Cacau precisar de tratamento médico, mas não poderem levá-la ao hospital por ela estar indiciada pela morte de Pipa.
Justino, Jaime e Salomão entram na casa de Tiago e este confirma que somente viu Cacau com Pipa, sendo ela a única suspeita da morte de Pipa.
Regina, Heitor e Valdemar entram em casa com Cacau, que continua desmaiada. Heitor diz a Regina ter uma forte suspeita de quem queria matar Cacau, saindo disparado porta fora Guto e Pitty olham muito preocupados para Cacau.
Heitor chega à prisão, reparando na sua mota ali parada. Esboça ar gurioso por aquilo confirmar que foi mesmo Nelson quem ceifou a vida de Pipa.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.