Neste episódio
Susana (Isabel Figueira) está com Majoris, Marlene (Leonor Seixas) e as pessoas que foram ao velório de Salete a petiscarem qualquer coisa. Susana fica atónita por Marlene insinuar que Salete não morreu de forma natural, mas foi sim assassinada. Majoris corta a conversa entregando a Susana a caixa de Salete.
Júlia (Fernanda Serrano) tenta disfarçar a Salomão (Paulo Pires) que David (Luís Garcia) é um amigo de Tiago (José Condessa) que veio lá buscar uma coisa. Salomão diz a Júlia achar ridículo ela agora andar com rapazes mais jovens, saindo fulo. Júlia puxa David para dentro, muito nervosa com tudo aquilo. David sorri.
Todos já estão sentados à mesa para jantar em ambiente nitidamente confrangedor devido à disputa de forças entre Marco (Diogo Amaral) e Tiago. Cacau (Matilde Reymão) dá a mão a Marco para demonstrar ser com ele que quer ficar.
Valdemar (Vítor Hugo) diz a Lalá (Inês Castal-Branco) que vai ajudá-la a livrar-se de uma acusação de ter matado Joana (Alda Gomes), escondendo o corpo dela. O telemóvel de Joana toca com uma chamada de Nanda, com Valdemar a ficar tenso por Lalá lhe dizer que Nanda sabe que ela se veio encontrar ali com ela. Valdemar desbloqueia o telemóvel de Joana, com uma ideia em mente.
Tomané (Salvador Nery) troça com Soraia (Paula Neves) a dizer que Baobá (Maria das Graças) cozinha muito melhor que ela, Soraia sai irritada. Todos ficam surpresos por Tomané contar que Soraia é formada em Economia. Sal (Carolina Amaral) e Cacau lembram-se divertidas das guerras que tinham antes. Tiago diz que na guerra vale tudo, olhando para Marco, que não aguenta mais e sai disparado. Tiago e Cacau trocam olhares, Guto repara.
Soraia queixa-se a Baobá não aguentar as bocas de Tomané. Fica espantada e pensativa por Baobá lhe dizer que Tomané a ama.
David diz a Júlia que ela é uma mulher muito divertida que tem sublimado as suas emoções, Júlia olha-o surpresa. David diz incomodado a Júlia não querer aprofundar a sua vida pessoal com ela, referindo que somente está ali para lhe proporcionar prazer, beijando-a. Júlia deixa-se levar.
Marco entra furioso em casa de Quim (Paulo Calatré). Liga de imediato para Simone (Alexandra Lencastre) a dizer que o plano deles contra Tiago tem de ir mesmo avante.
Tiago expressa a Justino que os seus planos por enquanto passam por ficar em Itacaré mais uns tempos, salientando sentir-se muito conectado àquela família. Justino diz a Tiago para fazer o que quiser. Cacau não aguenta mais e diz a Tiago que ele tem mesmo de ir-se embora. Todos a olham atónitos. Cacau diz a todos ser intolerável que Tiago continue em Itacaré por isso ir afetar a sua relação com Marco, ameaçando ir-se ela embora se Tiago ficar por lá. Cacau sai disparada a admitir que a sua escolha foi feita por razão e não com o coração. Todos ficam espantados.
Cacau diz abalada a Guto (Vitor Britto) que tem mesmo de lutar contra os seus sentimentos de gostar de Tiago por não querer que Cony o mate. Justino junta-se à filha, olhando-a consolador.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.