Neste episódio
Jaime (Sérgio Praia) e Salomão (Paulo Pires) falam assombrados que Justino (António Capelo) parecia estar a pressagiar a sua morte iminente pela maneira como queria ter já o seu novo testamento oficializado. Ambos olham pensativos para Sal (Carolina Amaral) a dizer que agora é que vão perceber se ela mudou mesmo quando for discutida a herança de Justino. Salomão diz enigmático a Jaime que Justino se precaveu no testamento da hipótese de Sal (Carolina Amaral) e Simone (Alexandra Lencastre) se aliarem.
Cacau (Matilde Reymão) chora desolada a dizer a Sal (Carolina Amaral) como foi injusta a morte de Justino logo na altura em que ele tinha encontrado a felicidade com Regina (Christine Fernandes) e com o filho que iam ter. Sal diz por seu turno que tinha ficado a amar o pai depois de todas as lições de vida que ele lhe deu, que a fizeram descer do pedestal de superioridade que antes ostentava. Cacau fica apreensiva por Sal dizer que Simone vai aproveitar a morte do pai para lutar pela fortuna de Justino, intitulando-se como viúva dele.
Lola (Ana Bustorff) diz abalada a Valdemar (Vitor Hugo) que Justino pode ter morrido por não ter tomado o comprimido para a pressão arterial, mas diz não perceber como o copo com água não estava na bandeja quando se lembra claramente de Soraia (Paula Neves) lho ter dado para levar ao quarto, tendo de tirar isso a limpo.
Soraia reclama à beira do descontrolo com Susana (Isabel Figueira) por não ter ido ajudar a salvar a vida de Justino, sendo ela enfermeira. Lola entra para averiguar se levou mesmo o copo com água na bandeja dos medicamentos de Justino. Rosa confirma que sim, contando de Soraia nem ter deixado que ela mexesse nesse copo. Susana lança um olhar muito desconfiado a Soraia, lembrando-se dela partir um copo. Susana e David olham-se surpresos por se cruzarem ali.
Simone continua muito irritada por não receber notícias de Justino, questionando Majoris se o produto que ela lhe deu era mesmo eficaz. Majoris anui, dizendo que ele provoca paragem cardíaca imediata. Simone recebe por fim mensagem de Lalá (Inês Castel-Branco) a dizer-lhe que Justino morreu. Simone sobe para o sofá, eufórica. Rui (Nuno Pardal) olha-a reprovador.
Susana (Isabel Figueira) senta-se ao pé de Regina (Christine Fernandes), que dorme. Susana recorda com ar muito desconfiado que Simone (Alexandra Lencastre) comprou Soraia (Paula Neves) para que ela desse algo a Justino (António Capelo), podendo ter sido o copo de água que ela pôs na bandeja de medicamentos de Justino, e pode ter sido isso que provocou a sua morte.
Regina acorda, ficando tocada por ver Susana no quarto a tomar conta dela. Susana insiste com Regina poder ajudá-la a tomar banho, não querendo que lhe aconteça alguma coisa. Lola (Inês Castel-Branco) entra com o pequeno-almoço para Regina, que diz a Susana para ir descansar, agradecendo-lhe pelo apoio.
Quim e Anita (Catarina Nifo) preparam-se para viajar para Portugal, com Quim (Paulo Calatré) a dizer à filha fazer questão de estar presente naquela última despedida de Justino. Anita diz a Quim que Guto (Vitor Britto) está lá fora à espera deles.
Rosa (Mafalda Tavares) diz a Susana e Tomané (Salvador Nery) que Soraia ainda não se levantou por dizer que acordou indisposta. Susana diz irritada que Soraia deve estar com problemas de consciência. Tomané percebe que algo se passa, com Susana a acabar por assentir contar-lhe das suas desconfianças.
Rosa abre a porta a Tiago (José Condessa) e Martim (Lucas Dutra), que vêm com ramos de flores. Tiago pede-lhe para falarem com Cacau (Matilde Reymão) e Sal (Carolina Amaral).
Tomané olha em choque para Susana a dizer suspeitar que a morte de Justino não foi acidental, dizendo também saber quem o possa ter matado. Tomané olha atónito para Susana a dizer que Soraia pode ser cúmplice na morte de Justino, mandatada por terceiros. Tomané pede-lhe que lhe explique melhor toda aquela história.
Majoris está a maquilhar Simone, que diz a ela e a Rui (Nuno Pardal) querer que eles vão ambos consigo ao velório de Justino. Rui recusa de imediato, dizendo que aquilo é um disparate por ela estar separada de Justino. Simone ignora a dizer que continua a ser esposa oficialmente de Justino por ainda não terem passado dois anos da separação deles, indo reclamar os seus direitos sobre a herança.
Sal abraça Tiago a agradecer-lhe ter vindo ali dar os pêsames da morte de Justino. Separam-se atrapalhados quando veem Cacau entrar. Tiago comenta que foi estranha aquela morte súbita de Justino quando ele aparentava estar tão bem. Cacau diz que o corpo do pai está a ser autopsiado para serem aferidas as causas da morte, lembrando-se subitamente desconfiada que Sal pode ter avisado Simone que eles já estavam em Portugal. Sal olha-a tensa.
Tomané fica chocado e desiludido por Susana lhe contar que apanhou Simone a subornar Soraia com diamantes para ela fazer chegar a Justino algo que ia deixar na bancada, suspeitando que foi isso que causou a sua morte. Tomané pede a Susana para por enquanto não contar nada daquilo a ninguém até arranjar provas nas câmaras que Simone esteve lá em casa.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.