Neste episódio
Salomão (Paulo Pires) assente a Júlia (Fernanda Serrano) estar do lado deles contra Lalá (Inês Castel-Branco). Júlia sugere que a leitura do testamento de Justino (António Capelo) seja feita em sua casa, para assim conseguirem que Lalá não esteja presente. Jaime fica surpreso por Salomão lhe dizer que ele também tem de estar presente na leitura do testamento, que também o envolve.
Rosa (Mafalda Tavares), Soraia (Paula Neves), Majoris e Tomané (Salvador Nery) já estão bastante tocados pelo vinho. Soraia questiona Tomané se era capaz de ter alguma coisa com Majoris, Tomané olha-a irritado. Majoris confirma a Rosa que é mesmo mulher. Soraia bate em Tomané, que não para de fazer caretas. Susana pede a Majoris para falarem.
Susana (Isabel Figueira), dizendo a Majoris já saber que Rui (Nuno Pardal) era marido de Sal (Carolina Amaral) e genro de Simone (Alexandra Lencastre), questiona-a se já sabia disso. Majoris diz atrapalhada que conheceu Rui na casa onde Simone estava e pensava que eles eram namorados.
Cacau (Matilde Reymão) diz a Guto (Vitor Britto) ter ficado apreensiva por Tiago (José Condessa) não ter ido ao funeral de Justino (António Capelo), em sinal de querer afastar-se dela. Anita (Catarina Nifo), a ouvir tudo, diz a Cacau que tem de ser paciente, revelando que por seu turno está interessada em Tiradentes (Paulo Guidelly), mas está a fazer tudo com calma. Cacau lastima-se que Tiago (José Condessa) está interessado em outra pessoa, mas Anita afiança-lhe que o amor que ele sente por ela vai ser mais forte. Cacau esboça ar esperançoso.
Lalá fala com Vanda a estranhar que ainda ninguém tenha chegado para a leitura do testamento de Justino. Olha irritada para Júlia e Vitória (Teresa Tavares) a chegarem para começarem a trabalhar no escritório. Lalá esboça ar fulo por receber mensagem de Simone a avisar que a leitura do testamento vai ser em casa de Salomão.
Simone, com Regina, Sal e Cacau, estranha que Salomão não comece a leitura do testamento, mas este diz-lhe estar à espera de mais pessoas. Simone fica atónita ao perceber que Justino incluiu Jaime (Sérgio Praia), Lola, Quim e Tomané no testamento. Salomão diz que Justino lhe pediu para entregar uma carta a Sal antes de começarem. Sal começa a ler a missiva, ficando a olhar em choque para Simone por Justino revelar que ela e Rui eram amantes.
Simone rasga furiosa a carta de Justino, dizendo a Sal que tudo aquilo são mentiras de Justino para as afastar. Sal não acredita em Simone, dizendo que todos aqueles sinais dela ter algo com Rui já estavam à vista, mas ela não queria acreditar nisso. Todos confirmam a Sal que aquilo é mesmo verdade, tendo Simone tido o desplante de envolver-se com Rui no quarto à frente de Justino, pensando eles que ele estava em coma. Sal tenta agredir Simone, descontrolada. Acaba por refrear-se e ir para a sala para se acalmar, muito nervosa.
Lalá critica irritada Júlia e Vitória por a terem distraído para que ela não estivesse presente na leitura do testamento de Justino. Ambas a ignoram, somente a avisando que vieram para ficar ali a trabalhar e conseguirem tirar-lhe a quota do escritório. Lalá diz-lhes que as coisas não vão ficar assim.
Susana dá um grande estalo a Rui a dizer-lhe já saber que ele tinha um caso com Simone estando casado com Sal.
Tiago prepara-se para sair determinado de casa a dizer a Martim que vai mostrar a Marco que não se deixa intimidar por ele e nem vai deixar que ele faça o que seja a Cacau.
Sal recrimina-se a Cacau e Lola de não ter percebido antes que Simone e Rui eram amantes. Fica ainda mais chocada por perceber agora que era com Simone que Rui a andava a trair no hotel.
Susana fica tensa por Rui dizer-lhe que ela estar ali significa que ainda gosta dele, tentando beijá-la. Susana afasta-o de imediato, dizendo ter asco de pessoas imorais como ele.
Júlia acaba por confessar a Vitória que está com raiva de Salomão por ter descoberto que ele também a traiu com Simone.
Simone culpa Regina por querer separar a família, todos a ignoram. Sal reentra na sala a avisar Simone para não lhe dirigir nunca mais palavra, dizendo que para si ela morreu. Simone desaba a chorar abalada.
Salomão inicia a leitura do testamento, em que Justino começa por dizer que vai deixar a Sal as suas obras de arte, vários apartamentos e ainda dinheiro. Justino escreve depois sobre Cacau, a quem vai deixar a Bela Vista e todos os terrenos de Itacaré que adquiriu recentemente, dizendo estar seguro de que ela vai saber prosperar o negócio do cacau. Cacau chora emocionada. Justino prossegue depois com o filho que Regina vai ter dele, a quem doará todos os carros da sua coleção, apartamentos e dinheiro. Simone esboça ar muito irritado com tudo aquilo.
Rui, a beber com Marlene, desabafa com ela a admitir que a sua ligação com Simone já perdura há muitos anos, tendo Sal somente servido para que eles pudessem estar mais facilmente juntos.
Salomão prossegue a leitura do testamento, em que Justino diz que o palacete de Sintra será propriedade de todos os herdeiros, com a premissa que aquela fique a residência permanente de Lola, que chora e sorri emocionada. Justino prossegue depois para Jaime, mas Simone interrompe a dizer furiosa querer saber para quem vai o restante património de Justino, que tinha muito mais do que ali foi falado. Desmaia em choque por Salomão dizer que Justino doou quase tudo para uma fundação para apoiar jovens desfavorecidos. A polícia acaba de chegar.
Quim, Salomão e Jaime pousam Simone no sofá. Salomão diz aos polícias que Simone desmaiou quando ficou a saber que a maior parte da fortuna de Justino foi doada. Quim olha em fúria para Salomão e Jaime a contarem-lhe que Simone está sob suspeita de ter matado Justino.
Tiago vem ter com Marco a avisá-lo que não vai deixar que ele faça mal a Cacau. Marco somente lhe diz que seria um disparate acontecer alguma coisa a Cacau, que está a perder tempo com ele, que não sabe quem quer, andando a fazer declarações a outra mulher, sendo com ele, que a ama, quem ela tem de ficar. Tiago sai porta fora furioso.
Regina chora emocionada por Justino ter ido mesmo para a frente com a ideia da fundação para ajudar jovens em risco. Salomão diz que Justino também deixou estabelecidos os cargos, ficando Regina como presidente, Jaime como subpresidente, ele como tesoureiro, Sal como relações-públicas, e Tomané encarregado da expansão. Todos ficam felizes. Simone reentra furiosa a dizer que não vai deixar que eles fiquem com tudo o que era de Justino.
Susana conta a Majoris que já foi ajustar contas com Rui. Majoris questiona-a se não sente mesmo ainda nada por ele. Susana nega, vincando querer esquecê-lo para sempre.
Rui mostra a Marlene uma fotografia de Simone mais jovem, com esta a ficar pasma com as semelhanças que Susana tem com ela. Marlene aproveita Rui adormecer para guardar consigo a fotografia.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.