EP 147 Justino cria uma fundação para ajudar crianças e estes são os cargos

Em «Cacau», Regina (Christine Fernandes) chora emocionada por Justino (António Capelo) ter ido mesmo para a frente com a ideia da fundação para ajudar jovens em risco. Salomão (Paulo Pires) diz que Justino também deixou estabelecidos os cargos, ficando Regina como presidente, Jaime como subpresidente, ele como tesoureiro, Sal (Carolina Amaral) como relações-públicas, e Tomané (Salvador Nery) encarregado da expansão. Todos ficam felizes. Simone (Alexandra Lencastre) reentra furiosa a dizer que não vai deixar que eles fiquem com tudo o que era de Justino.

Ter, 30 jul 2024 21:55 TVI

Neste episódio

Quim (Paulo Calatré), Salomão (Paulo Pires) e Jaime (Sérgio Praia) pousam Simone (Alexandra Lencastre) no sofá. Salomão diz aos polícias que Simone desmaiou quando ficou a saber que a maior parte da fortuna de Justino (António Capelo) foi doada. Quim olha em fúria para Salomão e Jaime a contarem-lhe que Simone está sob suspeita de ter matado Justino.

Tiago (José Condessa) vem ter com Marco (Diogo Amaral) a avisá-lo que não vai deixar que ele faça mal a Cacau (Matilde Reymão). Marco somente lhe diz que seria um disparate acontecer alguma coisa a Cacau, que está a perder tempo com ele, que não sabe quem quer, andando a fazer declarações a outra mulher, sendo com ele, que a ama, quem ela tem de ficar. Tiago sai porta fora furioso.

Regina (Christine Fernandes) chora emocionada por Justino ter ido mesmo para a frente com a ideia da fundação para ajudar jovens em risco. Salomão diz que Justino também deixou estabelecidos os cargos, ficando Regina como presidente, Jaime como subpresidente, ele como tesoureiro, Sal (Carolina Amaral) como relações-públicas, e Tomané (Salvador Nery) encarregado da expansão. Todos ficam felizes. Simone reentra furiosa a dizer que não vai deixar que eles fiquem com tudo o que era de Justino.

Susana (Isabel Figueira) conta a Majoris que já foi ajustar contas com Rui (Nuno Pardal). Majoris questiona-a se não sente mesmo ainda nada por ele. Susana nega, vincando querer esquecê-lo para sempre.

Rui mostra a Marlene (Leonor Seixas) uma fotografia de Simone mais jovem, com esta a ficar pasma com as semelhanças que Susana tem com ela. Marlene aproveita Rui adormecer para guardar consigo a fotografia.

Simone (Alexandra Lencastre) rasga furiosa o testamento a dizer que não vai permitir que eles lhe tirem toda a fortuna de Justino (António Capelo) com aquela fundação. Todos recordam Simone que ela não devia exigir nada quando tentou matar Justino mais que uma vez, insinuando que ela também o pode ter feito agora.

Jaime (Sérgio Praia) e Salomão (Paulo Pires) dizem que Simone pode mesmo contestar o testamento, mas estão a agir para que ela não o possa fazer.  Simone é abordada pelos polícias, que lhe dizem querer saber onde ela estava no dia da morte de Justino. Simone olha-os tensa.

Simone faz frente aos polícias a dizer não fazer sentido nenhum interrogarem-na quando Justino morreu de causas naturais, dizendo que só responderá a qualquer tipo de questão se for notificada, saindo disparada. Salomão e PJS trocam um olhar frustrado.

Lalá (Inês Castel-Branco) faz nova tentativa de reconciliação com Valdemar (Vítor Hugo), que recusa liminarmente a dizer que ela o traiu ao ir para contar para Simone que Regina (Christine Fernandes) estava grávida, provando que não pode confiar nela. Lalá irrita-se e avisa Valdemar que o trama como cúmplice na morte de Joana (Alda Gomes) se ele a denunciar. Vemos o colar de Joana ainda perdido debaixo do sofá.

Vitória (Teresa Tavares) admite a Júlia (Fernanda Serrano) sentir um pouco a falta do fogo da paixão com Jaime, acabando por ser uma relação insipiente. Júlia e Vitória olham espantadas para Tiago (José Condessa) a contar-lhes que Marco (Diogo Amaral) fez uma ameaça clara à vida de Cacau (Matilde Reymão). Todos falam de Simone ter estado no palacete na noite da morte de Justino, o que pode significar que ele não morreu mesmo de causas naturais.

Salomão insiste com os polícias para tratarem de notificar Simone para ela ser obrigada a responder pela morte de Justino, vincando que ela teria mesmo todo o interesse em matá-lo por que estava prestes a ficar sem nada depois do divórcio deles. PJS assentem.

Júlia e Vitória estão chocadas por Marco estar a revelar ser alguém tão imoral que seria capaz de matar Cacau se ela não ficar com ele. Tiago olha constrangido para a mãe a questioná-lo se ainda coloca a possibilidade de voltar para Cacau.

Cacau está irritada por Soraia (Paula Neves) não ter denunciado logo que Simone tinha estado lá em casa quando Justino morreu, mas Jaime diz que ela está a ser cooperante em ajudar a que Simone seja culpada pela morte dele. Jaime olha comprometido para Regina a dizer estar espantada por ele estar a usar métodos menos lícitos para culpabilizar Simone.

Tiago, incitado por Júlia, conta a Vitória que está dividido entre Sal (Carolina Amaral) e Cacau, dizendo que se começou a interessar pela primeira quando Cacau se afastou dele. Vitória diz a Tiago que devia reflectir sobre todos os problemas que Cacau passou, ao ponto de se sacrificar em ficar com Marco para lhe salvar a vida. Tiago fica incomodado.

Jaime justifica-se que não acha justo Simone ficar com o que seja de Justino depois de todo o mal que lhe fez, e por isso patrocinar a ideia de usarem Soraia para tentar culpá-la pela morte de Justino. Todos acabam por concordar, com Quim (Paulo Calatré) e Tomané (Salvador Nery) a saírem disparados por Simone certamente ir para casa ajustar contas com Soraia. Regina sente subitamente uma dor, todos a olham preocupados.

Tomané avisa Soraia para se esconder antes que Simone a veja, dizendo que depois lhe explica o que se está a passar. Acto imediato, Simone chama furiosa por Soraia, que se esconde dela. Simone diz com ar encolerizado a Rosa (Mafalda Tavares) para avisar Soraia que precisa de falar Soraia mal ela chegue.

Lalá sossega Simone a dizer que nunca poderá ser afastada da herança de Justino, mesmo que ele não a tenha contemplado no testamento. Simone diz com ar comprometido a Lalá haver algo que não lhe contou que pode obstar a isso.

David (Luís Garcia) esboça ar preocupado enquanto mede os níveis de Regina, acabando por pedir para falar a sós com ela.
 Sal conta desolada a Tiago que Justino lhe deixou uma carta a revelar que Rui (Nuno Pardal) e Simone eram amantes, tendo sido por isso que ele o expulsou de casa, lastimando-se duramente por ainda ter feito tudo para ajudá-los nessa altura. Sal conta também que Simone está sob suspeita da morte de Justino, nunca mais a querendo ver à frente. Tiago abraça Sal, que chora desiludida nos seus braços.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Justino cria uma fundação para ajudar crianças e estes são os cargos
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA