Neste episódio
Júlia (Fernanda Serrano) sorri satisfeita por David (Luís garcia) aceitar ir ter com ela mais logo. Júlia suspira a dizer a Vitória (Teresa Tavares) custar-lhe muito não poder ter um namoro com David por causa da diferença de idades, Vitória diz ser ela quem tem de decidir se quer combater esse preconceito. Júlia fica pensativa. Vitória diz a Júlia achar que Marco (Diogo Amaral) não está mesmo bem e pode cometer algum ato desesperado de fugir com Marquinho de não for travado. Júlia fica apreensiva.
Tiago (José Condessa) fica surpreso por Salomão (Paulo Pires) o elogiar por ter ido enfrentar Marco, dizendo que ele fez bem em demonstrar-lhe não ter medo dele. Tiago admite ao pai estar com receio que ele faça mal a Cacau (Matilde Reymão). Salomão sossega Tiago a dizer ser dele que Cacau gosta.
Regina (Christine Fernandes) e Valdemar (Vitor Hugo) estão pasmos a olhar para Cacau por ela lhes ter contado da ameaça que ele fez a Tiago à sua vida. Cacau diz já ter decidido que não vai permitir que ele tenha a guarda partilhada de Marquinho, estando Vitória encarregue do caso.
Susana (Isabel Figueira) confronta Simone (Alexandra Lencastre) a dizer não perceber aquela animosidade dela consigo. Simone acusa-a de falta de ética, ou caso contrário não teria aceite a proposta que lhe fez de controlar o bebé de Cacau no hospital. Soraia (Paula Neves), a ouvir tudo, esboça ar triunfal. Majoris conforta Susana, que está desolada.
Salomão diz a Tiago que não devia perder mais tempo em abrir o jogo com Cacau e dizer-lhe que gosta dela, sugerindo que a convide para jantar. Tiago admite ao pai que já percebeu que a outra pessoa em que estava interessado não sobrepõe o amor que sente por Cacau, sorrindo entusiasmado com a perspetiva de reconciliação com ela.
Valdemar (Vitor Hugo) assente a Regina ir investigar a saúde financeira dos negócios de Marco para talvez assim conseguirem impedir que ele tenha a guarda de Marquinho. Cacau esboça ar surpreso por Tiago lhe estar a ligar. Guto (Vitor Britto) diz sério a Regina e Valdemar terem de falar acerca de Marquinho.
Soraia conta triunfal a Rosa (Mafalda Tavares) ter descoberto uma arma preciosa contra Susana, que é ela ter aceite ser subornada por Simone para lhe dar informações sobre Cacau e o bebé quando ela estava no hospital.
Guto e Valdemar insistem com Regina que têm de contar a Cacau que o filho dela é de Tiago para se livrarem de vez de Marco. Cacau reentra a dizer feliz que Tiago a convidou para jantar. Guto e Valdemar incitam Regina a contar a Cacau o que pode fazê-la livrar-se de Marco. Regina engole em seco tensa a olhar para a filha.
Susana diz abalada a Majoris ser melhor mesmo sair daquela casa antes que Simone a denuncie a Cacau sobre ter andado a espiá-la. Majoris, a recordar-se da fotografia de Simone com Susana bebé ao colo, diz ir ajudá-la, seguindo para os quartos.
Soraia diz a Rosa pretender guardar a informação sobre Susana ter sido espia de Simone até ao momento certo. Susana diz a Soraia e Rosa achar que está a mais naquela casa.
Majoris diz a Simone não conseguir deixar de ficar incomodada por ela tratar tão mal Susana sendo ela sua filha, isto depois de a ter abandonado em bebé. Simone olha-a tensa.
Regina conta a medo a Cacau que a fez acreditar que Marquinho era filho de Marco quando é afinal de Tiago. Cacau olha-a em choque. Cacau questiona Regina como pode ter tanta certeza de seu filho não ser de Marco, ficando em choque por ela confessar que foi o próprio Marco que lhe admitiu que eles nunca se envolveram.
Simone volta a refutar a Majoris ser mãe de Susana, dizendo que as fotografias que tem com ela em bebé não significam que ela seja mãe dela. Majoris insiste que Susana é uma rapariga exemplar e ela devia dar-lhe uma chance, mas Simone corta a conversa, agastada.
Regina justifica-se a Cacau ter achado que Marco seria muito melhor pai de Marquinho do que Tiago, além dela ter escolhido o nome dele para o bebé, e isso fez com que fizesse um acordo com ele de ocultarem que eles nunca tinham estado juntos. Cacau está em absoluto choque, dizendo a Regina que ela não tinha o direito de fazer isso a ela e Tiago, com Regina a defender-se que escondeu a verdade por tanto tempo por saber que ela ia ficar furiosa com ela. Cacau sai porta fora a dizer a Regina que nunca a vai perdoar. Regina desaba a chorar arrasada.
Sal (Carolina Amaral) entra disparada com Tomané (Salvador Nery), dizendo furiosa que vai já ter uma conversa séria com Simone. Majoris pede desculpa a Tomané pelo que lhe fez, saindo abalada. Tomané olha espantado para Susana a preparar-se para abandonar o palacete.
Simone olha aflita para Sal a entrar com ar furioso, mas Sal diz-lhe não estar ali para agredi-la, apesar da vontade que tem para o fazer, mas somente para falar com ela e perceber como ela foi capaz de fazer-lhe o que lhe fez. Simone olha-a tensa.
Quim (Paulo Calatré) e Anita (Catarina Nifo) estão chocados por Regina ter sido a orquestradora de Cacau ter pensado todo aquele tempo que Marquinho era filho de Marco. Guto sorri satisfeito por a verdade ter vindo à tona, enquanto que Valdemar diz a Quim que sempre foi contra aquela ideia da irmã. Quim diz furioso a Anita terem de se ir já embora daquela casa. Regina está absolutamente devastada
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.