Neste episódio
Susana (Isabel Figueira) olha desconsolada para Tomané (Salvador Nery) a dizer-lhe não haver maneira de conseguir descobrir Majoris por ela nunca mais ter usado o número com que ligou tempos atrás. Tomané assevera a Rui (Nuno Pardal) que não está a mentir, dizendo que Sal (Carolina Amaral) também tem todo o interesse em encontrar Majoris para descobrir o que Simone (Alexandra Lencastre) esconde.
Valdemar (Vitor Hugo) já confirmou que Mário está dado como oficialmente morto em Portugal, com Regina (Christine Fernandes) a ficar chocada por Valdemar contar que Mário pode ter ido para o Brasil sem precisar de avisar as autoridades que continuava vivo. Valdemar diz à irmã que Mário também não tem nenhum registo de ter mulher ou filhos. Ficam a pensar se Justino (António Capelo) e Salomão (Paulo Pires) saberiam que ele estava vivo, com Regina a dizer que o melhor é falarem com Salomão.
Tomané tenta convencer Susana a voltar para o palacete, mas ela declina por causa de Soraia (Paula Neves), apesar de Tomané dizer que Sal está lá para metê-la na linha. Susana fica constrangida por Tomané dizer saber que ela não vai voltar a cair nas mentiras de Rui. Marlene (Leonor Seixas) faz-se a Rui. Susana também não consegue evitar olhá-lo com desejo. Rui percebe e aproveita para a beijar, Susana acaba por corresponder.
Júlia (Fernanda Serrano), Salomão e Vitória (Teresa Tavares) concordam terem de unir esforços para correr com Lalá (Inês Castel-Branco) do escritório. Salomão diz haver uma hipótese de o conseguirem, indo buscar o contrato dela.
Rui continua a beijar Susana, que o trava subitamente a dizer não querer fazer aquilo por achar que é um erro, além de não querer desapontar Sal. Rui insiste saber que ela gosta dele, notando-o sempre que se tocam, querendo muito casar-se com ela com comunhão de bens, querendo dar-lhe tudo o que tem a ela.
Salomão mostra a Vitória e Júlia que o contrato de Lalá pode fazê-la ser expulsa da sociedade em caso da ocorrência de algum crime, assumindo ter-se precavido com ela. Júlia não resiste ao impulso de abraçar Salomão. Todos sorriem satisfeitos por poderem ter grandes chances de correr com ela daquela forma.
Rui vinca a Susana que a sua vida não faz sentido sem ela, querendo dividir com ela tudo o que tiver. Susana olha-o derretida, não lhe resistindo mais. Rui puxa-a para o interior. Marlene surge a esfregar as mãos de contente a imaginar-se já milionária com aquele casamento.
Lalá entra em casa com a ajuda de Angélico, fingindo ter perdido a chave de casa. Lalá retira de um saco um frasco de carbureto, fazendo uma experiência na sala para provocar um incêndio. Decide que o melhor sítio para fazer o incêndio será no quarto de Jaime, somente precisando de tirar de lá antes as suas roupas.
Sal acalma Cacau ao telefone, dizendo que ela está quase a livrar-se de Marco quando sair o resultado do teste de paternidade de Marquinho daí a dois dias. Tomané nega a Sal ter descoberto o paradeiro de Majoris. Insiste com Sal para convencer Susana a mudar-se para lá para casa, achando que ela não vai gostar nada de saber onde ela está. Sal olha-o expectante.
Martim acaba por aceitar ficar em casa de Tiago, dizendo esperar que a mãe aceite vender a sua parte da casa ao pai. Jaime repara na ferida de Martim, pedindo para que a deixe vê-la. Martim reage agressivamente a recusar, fugindo para a rua para fugir à conversa.
Anita diz a Jaime que investigou e a resposta foi que ele poderia ter o sangue contaminado, sendo a hipótese mais grave que ele possa ter HIV. Jaime corre disparado para o exterior, regressando pouco depois a dizer que o filho se foi embora dali. Todos se olham preocupados, com Anita a referir que ele deve ter ido para casa.
Lalá surge do interior, onde já se ouvem chamas a arder. Sai rapidamente de casa, dizendo que tudo o que vai restar ali vão ser cinzas.
Marlene olha atrapalhada para Sal a bater à porta a perguntar por Susana. Esta surge pouco depois com Rui, ambos de robe depois de se terem envolvido. Sal fica a olhar chocada para Susana.
Martim chega a casa, ficando aflito por ver tudo cheio de fumo, percebendo que está a haver ali um incêndio. Segue para o interior, abrindo a porta. É imediatamente projetado pelo ar por uma explosão, tombando desmaiado. Vemos as chamas a deflagrar no interior.
Sobre «Cacau»
Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.
Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros.
O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então.
A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.
A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.