EP 192 «Temos 48 horas para delinearmos um plano de atuação»

Em «Cacau», Sal (Carolina Amaral) acaba por dar razão a Vitória (Teresa Tavares) de somente fazer o que pensou quando forem encerradas as buscas pela procura de Cacau (Matilde Reymão). Sal diz a Tomané (Salvador Nery) terem quarenta e oito horas para prepararem um plano de ataque. Tomané olha-a intrigado. Vitória pergunta a Sal se está pronta para o que vão fazer, com Sal a assentir nervosa a Tomané ter gostado do texto que ele redigiu, somente tendo feito algumas alterações.

Ter, 1 out 2024 22:10 TVI

Neste episódio

Soraia (Paula Neves) diz sedutora a Valdemar (Vitor Hugo) que pode contar com ela para o que for preciso, asseverando-lhe já não ser leal a Simone (Alexandra Lencastre). Soraia dá chocolate a Valdemar. O clima aquece, mas Anita e Guto interrompem o momento. Soraia fica a ver derretida Valdemar a sair.

Sal (Carolina Amaral) acaba por dar razão a Vitória (Teresa Tavares) de somente fazer o que pensou quando forem encerradas as buscas pela procura de Cacau (Matilde Reymão). Sal diz a Tomané (Salvador Nery) terem quarenta e oito horas para prepararem um plano de ataque. Tomané olha-a intrigado. Vitória pergunta a Sal se está pronta para o que vão fazer, com Sal a assentir nervosa a Tomané ter gostado do texto que ele redigiu, somente tendo feito algumas alterações.

Marco (Diogo Amaral) recompensa generosamente Sr. Manuel e os seus homens por terem conseguido fazer um estúdio lá em casa em tempo recorde. Marlene (Leonor Seixas) chega, fingindo ficar muito contente por estar tudo pronto para o cliente que representa. Marco pergunta com ar prazeroso a Marlene se Tiago (José Condessa) está muito destruído por ter perdido Cacau. Marlene olha-o reprovadora.

Lola (Ana Bustorff) tenta acalmar Regina (Christine Fernandes), que está muito frustrada por não saber como encontrar Cacau, mesmo tendo assegurado Baobá (Maria das Graças) que ela está viva e têm de ter paciência para encontrá-la. Lola fica pensativa.

Júlia (Fernanda Serrano) conta a Valdemar que Tiago tem andado isolado no quarto a sofrer com a perda de Cacau. Valdemar admite que as perspectivas dela ter sobrevivido não são nada positivas. Júlia fica chocada por Valdemar contar que o piloto do helicóptero acabou por morrer. Valdemar olha surpreso para Júlia a dizer-lhe que Sal está prestes a dar uma conferência de imprensa sobre Cacau.

Vitória dá início à conferência de imprensa que Sal vai dar sobre o acidente de helicóptero com Cacau. Sal começa o discurso a seguir o que Tomané escreveu, mas acaba por ignorar o papel e dizer que a sua família vai fazer tudo para encontrar Cacau, mesmo que tudo indique que ela morreu. Jornalista coloca a delicada hipótese de ter sido Simone a orquestradora da sua morte, dizendo haver informações dela estar nos Emiratos. Sal decide não fugir à questão.

Marlene olha reprovadora para Marco por ele achar que tem esperanças legítimas em ficar com Cacau, avisando-o que isso nunca vai acontecer. Veem alarmados a conferência de imprensa de Sal na televisão, em que esta diz que a sua família não vai parar até descobrir se o acidente de helicóptero com Cacau teve autoria criminosa. Marlene fica muito preocupada que se descubra o que ela e Marco fizeram.

Sal confirma publicamente saber que Simone pode ter viajado para os Emiratos com uma identidade falsa, mas refere não haver nenhum indício de ter sido ela quem provocou o acidente de Cacau, somente avisando que se tiver havido mão criminosa no acidente de Cacau, a sua família irá fazer tudo para que sejam punidos, mesmo que seja alguém que pertença aos Vaz Pereira.

Júlia olha apreensiva para Valdemar a dizer achar que a opinião pública pode pensar que foi Sal quem se livrou de Simone e Cacau para ficar como herdeira de Justino. Salomão entra com Jaime e Martim, agradecendo a Júlia por o deixar recuperar lá em casa. Salomão olha intrigado para Júlia a dizer-lhe ter algo muito grave para lhe contar sobre Cacau.

Tomané e Vitória olham-se surpresos por Sal anunciar que a família está disposta a compensar generosamente quem tiver pistas sobre Cacau, assumindo ter razões para achar que ela possa estar viva.

Marlene fica muito melindrada por Sal dizer pensar que Cacau está viva, mas Marco relativiza a achar que Sal está somente a fingir saber mais do que diz. Marlene insiste que Sal possa ter descoberto de alguma forma que Cacau não embarcou no helicóptero, Marco fica tenso.

Salomão (Paulo Pires) fica em choque com a história de Cacau poder ter morrido na queda do helicóptero, dizendo que Justino não ia aguentar saber daquilo se estivesse vivo. Salomão fica preocupado por Júlia dizer que já é público que Cacau estava no helicóptero que se despenhou.

Marlene continua muito apreensiva que esteja sob suspeita do acidente de Cacau, mas Marco sossega-a a dizer-lhe que se isso fosse verdade, já lhe tinham dito alguma coisa. Ambos concordam ser melhor que ela deixe de ir ali a casa durante uns tempos para não levantar suspeitas.

Tomané dispersa os jornalistas, dando por finda a conferência de imprensa. Sal diz determinada a Tomané para agora tratar da sua ideia de oferecer uma recompensa a quem trouxer notícias de Cacau. Sal diz a Vitória que só vai parar quando conseguir saber o que aconteceu à irmã. Vitória olha-a com admiração.

Salomão repreende que as buscas no helicóptero por pistas de Cacau terem parado por o aparelho estar no fundo do mar, dizendo terem de gastar o que for preciso para apurarem a verdade. Salomão promete a um choroso Tiago não ir desistir de encontrar Cacau, Tiago abraça-se a ele a chorar. Todos o olham emocionados. Valdemar recebe chamada de Regina, ficando surpreso com o que ela lhe diz.

Marlene assente a Marco ir ficar atenta às movimentações dos Vaz Pereira e de quem eles desconfiam que pode ter feito mal a Cacau. Marlene estende a mão, dizendo a Marco que tem de lhe pagar já algum do que tem feito por ele. Marco olha-a irritado.

Vitória elogia Sal a dizer-lhe ter ficado muito tocada pela maneira como ela falou de Cacau. Ambas fazem uma retrospectiva de como mudaram ao longo do tempo, sendo agora pessoas melhores. Vitória abraça Sal a dizer estar a torcer muito que Cacau apareça.

Marlene sorri satisfeita a olhar para o dinheiro que Marco lhe entrega. Marco diz faltar resolver o problema de o piloto do helicóptero poder denunciar os seus planos, trocando um olhar satisfeito com Marlene por ela lhe contar que ele acabou por morrer.

Salomão diz a Tiago que pode contar com o seu apoio incondicional para encontrar Cacau. Valdemar conta que Regina vai agora falar com Marlene para confirmar se ela viu mesmo Cacau a entrar no helicóptero, com Valdemar a admitir não confiar nela por poder ser aliada de Simone.

Lalá continua a fazer as obras na casa com David, esboçando ar desmoralizado por assim ir demorar muito tempo a ter a casa operacional. Sorri satisfeita por Sr. Manuel chegar com os seus homens tal como tinha prometido para avançarem com as obras. Lalá recebe chamada anónima, ficando atónita ao ouvir a voz de Simone.

Marlene chega ao palacete, entrando pelas traseiras. Rosa fica a olhá-la com má cara, dizendo-lhe ter a certeza que ela está envolvida no que aconteceu a Cacau. Marlene disfarça a sua tensão. Soraia repreende Rosa a ameaçar despedi-la, Rosa cala-se. Marlene olha surpresa para Soraia a dizer-lhe que tem pessoas na sala para falar com ela.

Tiago, acompanhado de Regina, Valdemar, Salomão, Júlia, Martim, Jaime e Quim, questiona sério Marlene se viu Cacau entrar efectivamente no helicóptero. Marlene olha-os muito tensa

Marco olha terno para Cacau, que continua a dormir profundamente. Marco verifica a colocação da câmara que a vai permitir vigiar, fazendo-lhe depois uma festinha a pedir-lhe desculpa. Cacau mexe-se e Marco sai rapidamente antes que ela o possa ver. Marlene tenta ganhar tempo, sem saber como responder à pergunta sobre se viu Cacau a entrar no helicóptero, todos a olham desconfiados. Marlene acaba por negar ter estado com Cacau quando ela embarcou, dizendo que quem pode confirmar isso são os donos da Equador.

Simone justifica-se a Lalá que teve mesmo de fugir por andar a ser pressionada sobre o seu passado. Diz-lhe ter decidido ligar-lhe agora para saber novidades sobre Cacau poder ter morrido, ficando espantada por Lalá não estar ao corrente do assunto.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: «Temos 48 horas para delinearmos um plano de atuação»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA