EP 236 Cacau: o grande final

Episódio 236.

Neste episódio

Simone (Alexandra Lencastre) entrega dinheiro a Majoris para ela fugir, ficando furiosa com ela quando percebe que aquilo foi uma armadilha para a atrair ali. Simone não fica com receio de estar ali presa, ordenando a Lola que vá buscar champanhe para ela. Lola vai buscar o champanhe para Simone, misturando lá dentro a morfina. 

Marlene (Leonor Seixas) conta que o plano inicial de Marco (Diogo Amaral) era matar Tiago (José Condessa) no helicóptero, mas as coisas alteraram-se e ele acabou por decidir aprisionar Cacau (Matilde Reymão), e só a soltou porque ela o pressionou para o fazer, estando muito arrependida de o ter ajudado em toda aquela história. Tiago e Cacau estão estarrecidos com tudo aquilo.

Valdemar (Vitor Hugo) diz a Lalá (Inês Castel-Branco) tê-la chamado ali para ela finalmente pagar por ter matado Joana (Alda Gomes), com Lalá a estacar em choque ao ver entrar Nanda. Lalá fica ainda mais incrédula quando vê entrar Susana (Isabel Figueira), dizendo que pensava que ela tinha morrido. Todos se olham assertivos por aquilo confirmar que foi mesmo Lalá a autora do crime em casa de Marco (Diogo Amaral).

Simone (Alexandra Lencastre) diz a Vitória (Teresa Tavares) estar ali à espera dela para anunciarem o casamento à família, não querendo saber do escândalo que Lalá vai armar quando souber. Lola (Ana Bustorff) estaca tensa com aquela novidade.

Júlia (Fernanda Serrano) sorri derretida por Salomão (Paulo Pires) pedi-la em casamento, com Salomão a aceitar que se casem com separação de bens. Salomão ouve espantado Cacau (Matilde Reymão) a contar que já tem provas dos crimes de Marco, dizendo ir já chamar a polícia para o prender.

Simone sorri triunfal por os seus planos estarem todos a correr como o previsto. Deita-se mais confortavelmente no sofá, acabando por adormecer. Vitória entra com dois polícias, deparando-se com Simone prostrada no sofá. Desaba de imediato a chorar ao perceber que ela está morta. Sal (Carolina Amaral) chega e fica igualmente em choque.

Salomão diz irritado a Júlia que Marco conseguiu fugir antes de ser apanhado pela polícia. Salomão e Júlia olham surpresos para a advogada de Cony (Pollyanna Rocha) a entregar-lhe documentos que provam que Simone cometeu o crime de usurpação de identidade, sendo o seu verdadeiro nome Cristiana Falcão.

Vitória culpabiliza Sal pela morte de Simone, avisando-a que vai dar luta pela herança de Justino (António Capelo) por ter casado com Simone. Sal olha-a atordoada.

Lola diz a Tomané (Salvador Nery) que fez algo muito mau em prol do amor que sentia por Justino e pela família dele. Tomané olha-a intrigado.

Lalá olha aflita para os polícias a encontrarem o colar que era de Joana e também uma máscara de gás. Inspetor perde a paciência de vez com Lalá por ela também estar a albergar Simone lá em casa, em sinal de estar envolvida em vários crimes. Lalá pede aterrada ao inspetor para somente não ir parar a nenhuma prisão no Seixal.

Salomão e Júlia sorriem com ironia a ouvirem Vitória dizer que ela e Simone se apaixonaram uma pela outra e acabaram por casar. Salomão mostra a certidão de nascimento de Simone a Sal, dizendo que o verdadeiro nome de Simone é Cristiana Falcão. Vitória estaca tensa.

Delegada leva Marlene (Leonor Seixas), dizendo a Tiradentes (Paulo Guidelly) que a juíza ditará se Marlene ficará em liberdade depois de confessar a sua cumplicidade nos crimes de Marco. Marlene sorri grata para Tiradentes.

Tiago (José Condessa), Cacau e Quim (Paulo Calatré) olham em choque para Marco a vir do interior de arma na mão com Marquinho a dizer ir levá-lo consigo, insistindo que ele é seu filho. Todos ficam com medo de reagir por causa do menino. Delegada surpreende Marco nas suas costas.

Lola confessa a Tomané ter matado Simone com morfina, estando preparada para ser punida por isso. Tomané insiste com a mãe para não fazer isso, dizendo que ela se limitou a fazer justiça. Lola ouve pensativa a música que ouvia sempre com Justino. Toni entra, dizendo a Lola querer recuperar o tempo perdido com ela. Lola chora emocionada em assentimento. Tomané aproveita o momento para pedir Soraia (Paula Neves) em casamento. Soraia aceita de imediato, radiante.

Vitória tenta refutar essa ideia de ser irmã de Simone, tensa, mas Júlia e Salomão avisam-na que vão processá-la pelo que fez de casar-se com a própria irmã. Sal atira-se a Vitória a agredi-la a acusá-la de ter matado Simone. Vitória foge dali disparada. Sal cospe em Simone a dizer ir odiá-la para sempre por todo o mal que ela fez. Todos assistem à cena impressionados.

Vitória liga aflita para Mário (Nuno Homem de Sá) a pedir-lhe ajuda para fugir já de Portugal.

Marco continua a apontar a arma, ignorando os avisos de Delegada para se render. Marco atira, ferindo Tiago de raspão, quase o matando. Delegada alveja Marco na perna. Marco diz a Cacau que podiam ter sido muito felizes juntos, suicidando-se de seguida. Cacau abraça Tiago a chorar por quase ter perdido o seu amado.

Três anos depois, vemos Cacau a ajudar Marquinho a comer, tendo o menino já quatro anos. Regina (Christine Fernandes), Lucas e Guto (Vitor Britto) estão com a outra filha de Cacau e Tiago, que já tem dois anos e começa a dar os primeiros passos. Tiago chega com patuás iguais ao de Cacau para os filhos, Cacau sorri enternecida. Quim, Sal, Lola e Toni chegam do campo a mostrarem os primeiros cacaus-poró que voltaram a nascer. Guto liga para Anita (Catarina Nifo) a contar-lhe a novidade. Filó (Sofia Nicholson) sorri para Quim, que retribui pacificado.

Tiago e Cacau entram no mar para fazerem surf, beijando-se apaixonados e unidos para todo o sempre.


Sobre «Cacau»

Uma novela escrita por Maria João Costa que vai levar o espectador a mergulhar numa emocionante jornada pelas plantações de cacau em Itacaré, no Brasil.

Cacau, uma talentosa artesã de chocolates, sonha conquistar um diploma internacional em Pastelaria e Chocolate, mas o caminho parece bloqueado pelos obstáculos financeiros. 

O enredo ganha vida quando o seu pai decide revelar a sua verdadeira identidade ao poderoso Justino Vaz Pereira, dono da fazenda onde vivem. Que assim descobre que teve uma filha com uma antiga professora da propriedade, o grande amor da sua vida, desaparecida desde então. 

A trama complica-se quando revelações surpreendentes demonstram que a verdadeira identidade de Cacau foi mantida em segredo para a proteger.

A história é uma, envolvente, saga de segredos familiares, amores clandestinos e sacrifícios, tudo adoçado pelo irresistível sabor do chocolate e a magia das plantações de cacau.

Ficha Técnica

Título Original: Cacau: o grande final
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA