Russos querem tomar Odessa, a “cidade que pode ser um mau exemplo em termos de democracia”

13 mar 2022

A cidade de Odessa tem estado na mira dos russos desde o primeiro dia de invasão da Ucrânia. E são vários os motivos para Vladimir Putin ter interesse em tomar esta cidade.

"Odessa é uma cidade extremamente importante, porque depois de os russos terem conseguido, praticamente, todo o controlo do sul do mar de Azov, com ligação à península da Crimeia, que também lhes pertence, falta apenas tomar conta da margem entre a Crimeia e a Europa Ocidental para que tape completamente a saída da Ucrânia para o mar", começa por explicar à CNN Portugal o General Leonel Carvalho, especialista em assuntos militares.

O interesse dos russos nesta cidade deve-se ainda ao facto de ser a terceira maior do país e por ser "quase o modelo", para os ucranianos e para os russos, "da vida ocidental".

Segundo o General Leonel Carvalho, "em objetivo estratégico, não só em termos de controlo do mar e acesso ao mar, como inclusivamente é tomar conta de uma cidade que pode ser um mau exemplo para os russos em termos de democracia".

Encontre as últimas notícias de última hora e informações sobre as principais notícias, meteorologia, negócios, entretenimento, política, e muito mais. 

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA