Dificuldades para pagar o crédito. “Há famílias a colocar as casas no mercado de arrendamento, para procurarem alternativas mais baratas”

2 jun 2023

Nuno Rico, especialista em assuntos financeiros da DECO Proteste, explica os motivos para a desaceleração na procura do crédito à habitação. “É o efeito preço. A subida das taxas de juro está a tornar o crédito mais caros”, dificultando o acesso das famílias, apontou. Depois, juntou, “as famílias estão com muito receio” de dar esse passo devido aos orçamentos reduzidos pelo efeito da inflação. “Quem quer comprar casa e não tem urgência, está a adiar a decisão de compra”, aponta. Perante as dificuldades em suportar as subidas nas prestações, Nuno Rico dá o exemplo de famílias que colocam as suas casas no mercado de arrendamento, com uma renda que cubra a prestação, mudando-se depois para casas mais baratas e longe do sítio onde estavam a morar. O especialista deixa ainda um aviso sobre como o crédito ao consumo está a servir para complementar os orçamentos familiares.

Os temas que estão a marcar o dia e que vão ditar a atualidade passam por aqui. Com repórteres na rua, vamos olhar para os acontecimentos; com convidados em estúdio, vamos dissecar os factos. Este é o espaço da notícia com análise.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA