Dificuldades para pagar o crédito. “Há famílias a colocar as casas no mercado de arrendamento, para procurarem alternativas mais baratas”

2 jun 2023

Nuno Rico, especialista em assuntos financeiros da DECO Proteste, explica os motivos para a desaceleração na procura do crédito à habitação. “É o efeito preço. A subida das taxas de juro está a tornar o crédito mais caros”, dificultando o acesso das famílias, apontou. Depois, juntou, “as famílias estão com muito receio” de dar esse passo devido aos orçamentos reduzidos pelo efeito da inflação. “Quem quer comprar casa e não tem urgência, está a adiar a decisão de compra”, aponta. Perante as dificuldades em suportar as subidas nas prestações, Nuno Rico dá o exemplo de famílias que colocam as suas casas no mercado de arrendamento, com uma renda que cubra a prestação, mudando-se depois para casas mais baratas e longe do sítio onde estavam a morar. O especialista deixa ainda um aviso sobre como o crédito ao consumo está a servir para complementar os orçamentos familiares.

Todos os temas da atualidade têm lugar neste jornal, conduzido por uma dupla de apresentadores. Aqui há espaço para diretos com os repórteres na rua, análise em estúdio com convidados e um olhar dos comentadores CNN.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA