"Não se deixem levar por aqueles que cavalgam os medos": primeiro debate entre três principais adversários em França

26 jun 2024

A cinco dias das eleições legislativas em França, os três partidos à frente nas sondagens fizeram o primeiro debate televisivo, emitido no canal TF1. Num duelo tenso, com muitas acusações e interrupções de parte a parte, Jordan Bardella, líder da União Nacional, disse que é o único capaz de conseguir uma nova maioria para acabar com o que chama de “macronismo”.

Manuel Bompard, da Nova Frente Popular, frisou que os franceses vivem no medo da extrema-direita, e que a única maneira de evitar que o país mergulhe numa era de racismo é votar na coligação que junta a “França insubmissa” e o partido socialista.

Já o atual primeiro-ministro Gabriel Attal, líder da coligação formada pelo presidente Emmanuel Macron, acusou os adversários de prometerem tudo e de trazerem um aumento maciço de impostos, garantindo que se for o vencedor não aumentará os impostos.

Todos os temas da atualidade têm lugar neste jornal, conduzido por uma dupla de apresentadores. Aqui há espaço para diretos com os repórteres na rua, análise em estúdio com convidados e um olhar dos comentadores CNN.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA