Portugal apresenta “um nível de pobreza energética muito elevado”

14 jan 2023

Nuno Henriques, professor universitário no ISEL - Instituto Superior De Engenharia De Lisboa, diz que o facto de 40% dos moradores de Lisboa dizerem sentir frio em casa, situação que é transversal a outras zonas do país, “é uma questão que não se resolve com um estalar de dedos” e que “tem muito a ver com deficiências do isolamento térmico das envolventes dos edifícios”.

Segundo os especialistas, todos os edifícios construídos antes da década de 90, isto é, antes da regulamentação que exige um maior isolamento térmico, “não estão pensados do ponto de vista do isolamento térmico e da eficiência energética”, dificultando o bem-estar dentro da habitação.

“Assistimos atualmente em Portugal a um nível de pobreza energética muito elevado, que se pode refletir na incapacidade de as famílias poderem aquecer as suas casas no inverno ou arrefecer as suas casas no verão”, diz, apresentando três motivos que podem ajudar a explicar o fenómeno: custo elevado da energia, rendimentos baixos das famílias e baixo desempenho energético dos edifícios.

CNN SÁBADO DE MANHÃ

 

Sábados 
06h30 – 10h00


Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.

Com José Gabriel Quaresma

 

CNN SÁBADO À TARDE

Sábados 
14h00 – 16h00

A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.

Com Francisco David Ferreira

 

CNN SÁBADO À NOITE

Sábados das 21h00 às 23h00

A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.

Com Cristina Reyna

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA