Aumento da carga fiscal sobre os salários: "Isto é claramente um convite à inércia e à desvalorização salarial"

20 mai 2023

O primeiro-ministro quer fazer subir em 20% o salário médio em Portugal, mas o economista João Santos considera que este é um "objetivo inexequível" e lembra que "entre o primeiro trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, os salários subiram em termos líquidos 0,1%". O especialista sublinha que o salário médio da geração mais qualificada em Portugal é de 840 euros: "Isto é confrangedor para um quadro português", considera. As razões para esta desvalorização prendem-se, por um lado, com o défice de produtividade e, por outro, com uma carga fiscal excessiva sobre o trabalho e que tem vido a crescer - "Isto é claramente um convite à inércia e à desvalorização salarial. O investimento privado deixa de ter capacidade de criar emprego e os quadros mais qualificados têm tendência para emigrar e procurar melhores perspetivas de progressão salarial", critica.

CNN SÁBADO DE MANHÃ

 

Sábados 
06h30 – 10h00


Este é um espaço de acompanhamento da atualidade, com as características típicas das manhas informativas e uma ligeira nuance: não estando a maioria da população portuguesa a trabalhar, o fim de semana traz uma maior predisposição para ver e ouvir falar de temas fora da agenda mediática.

Com José Gabriel Quaresma

 

CNN SÁBADO À TARDE

Sábados 
14h00 – 16h00

A prioridade é a notícia, mas nas tardes de fim de semana a atualidade vai disputar a atenção com assuntos de que as pessoas gostam e que são, de algum modo, intemporais. Aqui vai falar-se de viagens, de carros, de gastronomia.

Com Francisco David Ferreira

 

CNN SÁBADO À NOITE

Sábados das 21h00 às 23h00

A noite é um período propício à reflexão, mais ainda ao fim de semana. Além de olharmos, de forma mais demorada, para os grandes temas que marcam a atualidade informativa, temos também os olhos postos no futebol. Vamos acompanhar as partidas e analisar os resultados.

Com Cristina Reyna

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA