Destino: Europa aborda os perigos da desinformação

5 out 2021

O mundo olhou impressionado para as imagens transmitidas de Washington, onde centenas de pessoas invadiram o capitólio.

Aqui na Europa, a polícia conseguiu travar uma ação semelhante:  uma tentativa de invasão ao parlamento alemão que tinha exactamente as mesmas motivações e ideias, muitas delas baseadas em teorias da conspiração nascidas online.

As equipas de reportagem da TVI que viajaram aos Estados Unidos e à Alemanha para perceber até que ponto a desinformação está a por em causa as democracias mais avançadas do mundo.

Este projeto dá voz a 6 grandes temas que configuram 6 grandes reportagens, divididas em 12 episódios e distribuídas ao longo de 6 meses. Estas reportagens, com uma abordagem humanizada, próxima dos lugares e das problemáticas, abordam temas essenciais na União Europeia, que impactam na vida de mais de 400 milhões de pessoas: a crise migratória, as alterações climáticas, a desinformação, as ameaças à Democracia, a pandemia e o funcionamento do Parlamento Europeu.

“Destino: Europa” é um projeto inovador no seio da TVI que procura seguir as tendências de grande reportagem a nível internacional, com recurso a novos equipamentos de vídeo, tratamento de cor e som. Obedece ainda a uma lógica de publicação 360º, com secção no site tvi24.pt que inclui acesso a conteúdos exclusivos, publicação nas redes sociais com imagens dos bastidores das reportagens e criação de um podcast, publicado sempre que as reportagens vão para o ar. Para Anselmo Crespo, Diretor de Informação da TVI, “Destino: Europa é um projeto jornalístico que se torna particularmente relevante numa época em que a Europa enfrenta enormes desafios. Estas reportagens são, no fundo, um retrato real desses desafios, pelo olhar dos excelentes profissionais da TVI”.

As duas primeiras reportagens da série, que serão transmitidas nos dias 29 e 30 de junho no Jornal das 8, retratam a mais mortífera rota migratória do Atlântico. É às Ilhas Canárias, ao largo da costa noroeste africana, que no último ano têm chegado milhares de pessoas pelo mar, vindas de contextos de desemprego, insegurança e escassez, à procura do sonho europeu. Esta é uma reportagem que visita o Senegal, a Gran Canária, Tenerife e Bilbau, e que nos mostra como a travessia mais difícil é já feita em terra, em centros de acolhimento precários, em ambientes de discriminação e violência, onde se resiste durante muitos meses, à espera.

Com um pacto migratório ainda por aprovar, os dois jornalistas ouviram as respostas da Europa e as críticas das instituições e governantes locais. Com testemunhos de vida de quem fez a travessia, com histórias de sucesso e com sonhos perdidos, é disso feita a primeira viagem do “Destino: Europa”.

“Destino: Europa” é um trabalho da autoria de Filipe Caetano e de Inês Tavares Gonçalves, com edição de João Pedro Ferreira e imagem de Hugo Neves, Miguel Bretiano, Nuno Assunção e Nuno Quá.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA