Adoção por homossexuais: "Não há discriminação mas há falta de informação"

19 fev 2021

A lei que permite a adoção por casais homossexuais faz cinco anos.  Mas Ana Aresta, da direção da Ilga Portugal, afirma que, apesar de legal, "o processo é muito moroso. Não só porque há muitas crianças institucionalizadas mas poucas em processo de adoção, mas também porque os critérios para a seleção dos casais, sejam heterossexuais ou não, são muito complexos".

A Ilga não tem registo de discriminação de casais homossexuais quanto à adoção. "Temos registo de desinformação e de falta de informação", diz Ana Aresta. Quer por parte dos casais que ainda têm algum receio de iniciar o processo, quer por parte dos funcionários da Segurança Social.

A dirigente considera que é necessária mais formação contra a discriminação. "As pessoas não são discriminadoras, muitas vezes não têm as melhores ferramentas nem a formação para serem melhores profissionais."

Os apresentadores Nuno Eiró e Iva Domingues e os jornalistas Sara Sousa Pinto, Pedro Carvalhas e Susana Pinto são os protagonistas do novo programa da TVI, que antecede “Dois às 10” e que inaugura, em Portugal, o formato morning show, tão popular em países como os Estados Unidos ou a Austrália.

A cada hora é feita uma atualização do trânsito, em parceria com a Rádio Comercial e é fornecida informação meteorológica. Nuno Eiró e Sara Sousa Pinto são os anfitriões, num programa em que Pedro Carvalhas tem a seu cargo a atualidade e Iva Domingues a esfera internacional, com uma tertúlia e com um olhar sobre as redes sociais. De Susana Pinto espera-se que, correndo o país, leve para estúdio as vozes, os sabores, os cheiros e as cores da nossa cultura.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA