EP 816 Aida e Tomé congelam de medo ao ver El Cacto: «Nós estamos destinados à tragédia!»

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) entra na mercearia e Aida (Ana Guiomar) queixa-se logo. Diz que o carteiro não aparece há uns dias. Tomé acha que isso pode ser bom, pois pode vir um carteiro melhor do que Paulo (Helder Agapito). Aida acha que pode vir um pior. Tomé acha isso impossível, mas Aida garante que é. El Cacto aparece e Aida e Tomé congelam de medo.

Ter, 9 jan 2024 22:10 TVI

Neste episódio

Albino (Pedro Alves) informa Manuela (Inês Herédia) de que vai ter uma nova colega. Manuela gosta da ideia, mas avisa já que será sua subordinada. Depois quer saber quem é e fica em choque ao saber que é Lenita. Manuela acha que aquilo é para os apanhados, mas percebe que é mesmo a sério.

Tomé (Pedro Teixeira) entra na mercearia e Aida (Ana Guiomar) queixa-se logo. Diz que o carteiro não aparece há uns dias. Tomé acha que isso pode ser bom, pois pode vir um carteiro melhor do que Paulo (Helder Agapito). Aida acha que pode vir um pior. Tomé acha isso impossível, mas Aida garante que é. El Cacto aparece e Aida e Tomé congelam de medo.

Lenita (Sofia Grillo) põe Manuela (Inês Herédia) no lugar e diz que ela não tem nada a ver com a sua vida pessoal e com o percurso na Toca. Lenita diz que a única coisa que lhe interessa agora é que são colegas, mas Manuela refere que chegou primeiro e por isso manda mais. Albino (Pedro Alves) está farto da discussão e esquiva-se dali.

Aida e Tomé continuam hirtos e mudos. El Cacto aproxima-se deles e eles engolem em seco. Aida reúne o pouco de coragem que tem e começa a representar como se não conhecesse El Cacto e trata-o como se fosse um cliente. El Cacto aproxima-se de Tomé e diz que sabe quem ele é. Aida diz que se calhar conhece-o dos tempos do hóquei, tentando confundi-lo. Tomé quase não respira. 

Manel (Vitor Norte) e Abel (Júlio César) continuam a discutir e Delfim (António Melo) diz que precisa de ir à casa de banho. Ele aponta na direção da cozinha e pergunta se é por ali, os outros estão distraídos e nem reparam para onde ele vai. Quina está a amassar pastéis de bacalhau, tentando não pensar nos problemas que se avizinham.

Delfim dá conta de que está na cozinha e petrifica quando vê Quina (Maria Rueff). Ela também fica toda atrapalhada e deixa cair o alguidar com a massa no chão. 

El Cacto (Luis Gaspar) diz que conhece Tomé (Pedro Teixeira), mas não é da seleção. Aida fica ainda mais nervosa, mas continua a dizer sítios de onde o El Cacto o pode conhecer. Aida diz que Tomé tem uma dupla sertaneja e pede a Tomé para cantar, mas ele está tão em pânico que não lhe sai nada. El Cacto diz que também não é dali que o conhece. Aida e Tomé ficam para morrer. 

Ivone (Maria Emília Correia) manda vir com Oliveira (Joaquim Nicolau) e não aceita que ele viva ali em casa. Oliveira desata a chorar e Ivone fica preocupada. Ela tenta saber o que se passa, mas Oliveira diz que está tudo bem. É óbvio que não está e Ivone quer saber o que se passa. 

Delfim ajuda Quina a apanhar o que caiu ao chão, mas ela nem olha para a cara dele. Delfim diz-lhe que está igual e que os anos não passam por ela. Quina, muito nervosa, pergunta-lhe o que está a fazer na Bela Vida e diz que estava bem onde estava, longe dela. Florinda entra na cozinha e apercebe-se da tensão entre os dois. 

Oliveira confessa que tem realmente um problema, mas pede a Ivone para guardar segredo. Oliveira conta que a mulher lhe pediu o divórcio e a única coisa com que vai ficar é aquela casa. Ivone fica apreensiva, mas também comovida com as palavras de Oliveira, sobre a dor que está a sentir por perder o seu grande amor. 

Delfim regressa à sala e Guida estranha que ele tenha demorado tanto. Delfim diz que não encontrava a casa de banho, mas Guida fica desconfiada. Corcovada está mesmo feliz com a visita de Delfim e Guida. Florinda chama todos para a sala de jantar. 

Quina pousa a travessa com petiscos e evita olhar para Delfim. Ele aproxima-se da travessa e Quina afasta-se dele. Guida repara na dinâmica dos dois e pergunta a Delfim se está tudo bem. Ele diz que sim e que está apenas com fome.

Guida (Cristina Oliveira) tem uma premonição onde Delfim já velhote tenta beijar Quina e ela o afasta. Guida acorda dos seus pensamentos e volta a reparar na tensão entre Delfim (António Melo) e Quina (Maria Rueff).

Guida tem uma premonição de Delfim e Quina em que Delfim quer levar Quina de volta para a terra e lhe diz que ela é o amor da vida dele. 

Aida continua a cantar muito empenhada e em viva voz, enquanto Tomé mal se ouve. El Cacto está farto de os ouvir e dá um murro no balcão. Eles assustam-se muito, embora Aida disfarce e continue a dar conversa a El Cacto, mas este já não a pode ouvir e diz a Tomé para ouvir bem o que lhe vai dizer. Aida fica agora muito apreensiva e Tomé quase desmaia. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Aida e Tomé congelam de medo ao ver El Cacto: «Nós estamos destinados à tragédia!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA