EP 868 Fatinha está desolada: «Isto não é vida»

Em  «Festa é Festa», Fátima (Marta Andrino) desabafa com Delfim (Rui Melo) sobre as dificuldades que estão a passar e como por causa disso António (Luis Simões) está a ponderar emigrar. Fátima gostava de ficar na aldeia, mas a verdade é que mata-se a trabalhar e o que recebe só chega para as despesas. Delfim pergunta se um aumento ajudaria e Fátima emociona-se.

Qua, 3 abr 2024 23:00 TVI

Neste episódio

Manel (Vitor Norte) está irritado e diz que tem mesmo uma namorada. Quina (Maria Rueff) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) ficam muito espantadas e Corcovada até com uma pontinha de ciúmes. Corcovada pergunta quem é ela e como isso aconteceu. Quina pergunta a Corcovada se está com ciúmes e Manel fica contente por ter conseguido causar ciúmes a Corcovada.

Fátima (Marta Andrino) desabafa com Delfim (Rui Melo) sobre as dificuldades que estão a passar e como por causa disso António está a ponderar emigrar. Fátima gostava de ficar na aldeia, mas a verdade é que mata-se a trabalhar e o que recebe só chega para as despesas. Delfim pergunta se um aumento ajudaria e Fátima emociona-se.

António (Luis Simões) vai ao consultório e Teixeira (Rui Melo) percebe que ele está muito desanimado. Teixeira dá-lhe espaço para falar e António diz que está a pensar emigrar, porque não vê futuro nenhum em Portugal. Ele diz que tem dois trabalhos, mas anda sempre a contar o dinheiro até ao fim do mês. Teixeira olha para ele com empatia. 

Fátima agradece a boa vontade de Delfim, mas sabe que o aumento que ele lhe pode dar, não vai fazer diferença nas contas do mês e se calhar a única solução é mesmo emigrar. Delfim fica comovido com a angústia pela qual os jovens estão a passar, devido ao estado do país e abraça Fátima. Josefa chega e não gosta do que vê.

Teixeira está muito mexido com a conversa, embora faça um esforço para ser o mais profissional possível. Teixeira pergunta a António como fica o take-away e Fátima. António parece ganhar consciência de que aquilo vai mesmo acontecer e fica angustiado. António planeia ir para a Alemanha, onde tem um primo, mas Fátima fica cá. António chora e Teixeira faz um esforço para não chorar também.

Corcovada está danada com a ideia de que Manel tem uma namorada. Corcovada questiona-se como será possível. Ana Carolina ouve a avó a falar sozinha e pergunta-lhe se está tudo bem. Corcovada faz um sorriso amarelo e diz que sim, mas Ana Carolina não fica convencida.

Corcovada disfarça de uma forma quase infantil e Ana Carolina fica ainda mais desconfiada. Ana Carolina pergunta-lhe sobre o que estava a falar e Corcovada diz que era dos cortinados. Manel chega, Corcovada faz má cara e sai dali o mais rápido possível. Ana Carolina pergunta a Manel o que se passa e ele afirma, vaidoso, que Corcovada está com ciúmes porque ele tem uma namorada.

Josefa volta a dizer que Delfim é um homem muito interessante e ele percebe que ela se está a atirar a ele. Delfim gosta daquela atenção e faz-se de vítima, dizendo que a mulher é fria e que só ainda não se divorciou por causa dos filhos. Josefa acha que os seus elogios estão a fazer efeito e Delfim acha que a convenceu de que é infeliz no casamento.

António foi a casa de Aida para falarem e ela percebe que o assunto é sério. Aida acha que ele lhe vai dizer que vai ter um filho, mas António diz-lhe que é o contrário e ela acha que alguém vai morrer. Aida fica baralhada e volta à hipótese do filho, mas pela cara triste de António, não pode ser. Aida pede-lhe para dizer de uma vez por todas o que se passa.

Fernando vai à mercearia e repara que Jorge tem as suas roupas vestidas. Jorge acha que aquelas roupas lhe vão atrapalhar os lances com as babes e que parece um totó. Fernando pergunta-lhe onde arranjou as roupas e Jorge diz que foi Manuela.

António já contou a Aida que vai emigrar e claro, ela fica devastada. António diz que desta vez ninguém o vai convencer a ficar, pois tem mesmo de ir à procura de melhores oportunidades, já que ali só trabalha para pagar contas e não consegue ver um futuro risonho. Aida tem de se conter para não chorar, mas promete não interferir e diz que tem muito orgulho nele. É o filho que nunca teve.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Fatinha está desolada: «Isto não é vida»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA