Neste episódio
João Maria (Ricardo Trêpa) chega à junta e encontra Peixoto (Vítor Emanuel) e Lenita (Sofia Grillo) de volta de dossiers e papeladas. João Maria quer saber o que se passa ali e Peixoto diz-lhe que estão a rever faturas e orçamentos. Lenita explica que Peixoto agora é professor universitário e João Maria fica muito confuso. Lenita esclarece que por esse motivo, os valores de Peixoto aumentaram.
Peixoto (Vítor Emanuel) explica que aumentou os preços, porque antes era apenas trolha, mas agora é professor universitário. João Maria (Ricardo Trêpa) sabe que Peixoto não tem formação para ser professor universitário e que não tem capacidade para isso. Lenita (Sofia Grillo) não gosta da forma como João Maria rebaixa Peixoto. Este diz que a sua experiência lhe deu equivalência, mas João Maria não vai na conversa.
Glória (Catarina Avelar), Ivone (Maria Emília Correia) e Celeste (Margarida Antunes) chegam a casa de Albino (Pedro Alves) e instalam-se. Ivone está nas suas sete quintas e diz que adora uma mudança. Celeste não acha bem estarem ali, mas Glória diz que não podiam ficar na rua e além disso, a culpa de não terem casa também é de Albino, porque nunca fez obras na sua casa. Albino e Florinda (Ana Brito e Cunha) chegam a casa e ficam incrédulos com a presença delas.
São (Sílvia Rizzo) e Fernando (Manuel Marques) tomam o pequeno-almoço, quando Vuitton (Beatriz Costa) chega com um envelope do catering da festa e o entrega a São. Ela vê e passa-o a Fernando, que desmaia ao ver o valor. Vuitton estranha que São não reaja ao desmaio do pai. Vê o valor e percebe porque o pai desmaiou. São sabia que ia ter aquele problema.
Glória (Catarina Avelar) discute com Albino (Pedro Alves) e diz que tem o direito de estar ali, porque ele nunca fez nada para arranjar a sua casa e agora foi despejada da casa de Oliveira (Joaquim Nicolau) e não tem para onde ir. Albino diz que não tem nada a ver com isso, mas Glória insiste que tem. Albino quer correr com elas dali, mas Glória faz-lhe frente.
Teixeira (Rui Melo) está a meio de uma consulta quando Aida (Ana Guiomar) entra por ali adentro e exige satisfações pelos seus empregados terem apresentado uma baixa médica passada por Teixeira, quando estão em perfeitas condições de saúde. Logo de seguida entra Tomé (Pedro Teixeira) a pedir satisfações pelo mesmo motivo. Teixeira percebe que Manuela (Inês Herédia) não passou só a sua baixa e liga-lhe para a responsabilizar, mas ela não atende.
Fernando (Manuel Marques) faz um escândalo por causa do valor da festa e diz que não têm dinheiro para pagar aquilo. Fernando avisa que vão passar fome e Vuitton (Beatriz Costa) começa a chorar. Fernando começa a pensar em fugir para Paris, para não ser preso e Vuitton fica em pânico.
Continuam todos a discutir e Florinda (Ana Brito e Cunha) pondera chamar a polícia. Celeste (Margarida Antunes) apela ao bom senso e lado cristão de Florinda para as receber ali em casa, mas Albino (Pedro Alves) corre com elas. Celeste percebe que aquilo vai dar confusão e acha melhor voltar para sua casa. Glória (Catarina Avelar) e Ivone (Maria Emília Correia) insistem em ficar ali. Florinda diz que agora é que Albino podia fazer um truque de magia para as fazer desaparecer.
Fernando (Manuel Marques) está a fazer a mala para fugir para Paris. Vuitton (Beatriz Costa) chora desesperada. São (Sílvia Rizzo) acusa Fernando de estar a fugir como um rato e acha que ele devia fazer alguma coisa para resolver a situação. São sugere que Fernando peça dinheiro emprestado a Delfim (António Melo).
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI