Neste episódio
Peixoto (Vítor Emanuel) comenta com Josefa (Rita Salema) que vai ser professor universitário e ela começa por se rir. Peixoto diz que vai ganhar bem e Josefa fica imediatamente interessada e diz que tem muito orgulho dele. Josefa quer saber quanto é que Peixoto vai ganhar exatamente, mas ele também não sabe dizer, só sabe que vai ganhar bem. Josefa começa a fazer contas e a pensar em como deitar as mãos ao dinheiro.
Guida (Cristina Oliveira), Delfim (António Melo) e Fernando (Manuel Marques) estão a acabar de jantar e Fernando começa a receber mensagens de São (Sílvia Rizzo) a perguntar-lhe se já pediu o dinheiro a Delfim. Este percebe que Fernando não veio ali só para lhes dar as boas-vindas e Fernando acaba por assumir que quer propor um negócio.
Rufino (Carlos Cunha) e Lenita (Sofia Grillo) jantam e ela conta-lhe como foi o dia na junta. Rufino diz que quando andar na faculdade também vai cobrar mais pela mão de obra. Lenita não tem paciência para Rufino e levanta-se para ir à casa de banho. Rufino aproveita para lhe revistar a mala e roubar as chaves da junta.
O Padre (Carlos M. Cunha) vê Manuela (Inês Herédia) e Albino (Pedro Alves) a entrar na junta e acha aquilo muito suspeito, pois já nenhum deles ali trabalha.
Guida (Cristina Oliveira) elogia o bolo. Fernando (Manuel Marques) elogia a comida de Guida, mas Delfim (António Melo) só quer saber o que Fernando lhe veio propor, por isso arranja maneira de Guida sair dali. Fernando diz que quer propor-lhe um negócio relacionado com dinheiro e Delfim fica confuso. Fernando fica a pensar como falar sobre o assunto.
Aida (Ana Guiomar) continua a incentivar Tomé (Pedro Teixeira) a seguir a carreira de cantor romântico latino e parece estar a funcionar. Aida compara-o a vários cantores conhecidos e Tomé começa a ficar convencido.
Fernando (Manuel Marques) propõe a Delfim (António Melo) ser agiota e ele parece ficar interessado. Delfim já percebeu que há muito pé rapado na aldeia e ele podia emprestar-lhes dinheiro e depois cobrar juros altos. Delfim começa a achar que pode ser um bom negócio e que nunca mais ia precisar de trabalhar.
O Padre (Carlos M. Cunha) vai ao café e Josefa (Rita Salema) comenta com ele que Peixoto (Vítor Emanuel) vai ser professor universitário. O Padre acha estranho, uma vez que esteve a definir o corpo docente da universidade com Corcovada (Maria do Céu Guerra) e o nome de Peixoto não constava da lista. Peixoto fica em choque. Josefa já esperava aquele desfecho.
Lenita (Sofia Grillo) e Rufino (Carlos Cunha) acabam de jantar e ela diz que vai dormir, pois agora o trabalho dela não é ali. Rufino acha melhor não abrir a Toca hoje e diz que se vai deitar também, porque tem de começar a dormir mais cedo, agora que vai começar a estudar. Lenita não deixa de ficar algo surpreendida. Rufino não queria deixar Lenita em maus lençóis, mas teve de lhe roubar a chave da junta.
Albino (Pedro Alves) ensaia os seus truques de magia com Manuela (Inês Herédia). Apesar de solícita, Manuela está com um ar apreensivo. Manuela segura na varinha mágica, mas tem medo que ela lhe rebente nas mãos e Albino também não lhe consegue garantir que tudo vá correr bem. Albino lembra que o papel de Manuela é encorajá-lo e ela lá o faz, mesmo com medo do que possa acontecer.
Guida (Cristina Oliveira) vai lavar a loiça e deixa Fernando (Manuel Marques) e Delfim (António Melo) à conversa. Delfim ainda não está convencido de que ser agiota seja uma boa ideia. Fernando continua a tentar convencê-lo de que é um ótimo negócio e para comprovar isso, até está disposto a ser o seu primeiro cliente. Delfim fica confuso e pergunta-lhe se quer que ele lhe empreste dinheiro. Fernando diz que é só para testar o negócio.
Rufino (Carlos Cunha) prepara-se para sair quando alguém bate à porta. Rufino vai abrir e encontra Agostinho (Jorge Mourato) e Aurélio (Manuel Marques) a quererem entrar. Rufino diz que estão fechados, mas Agostinho não desiste, pede bebidas e raposinhas. Rufino vê-se obrigado a fazer-lhe a vontade e liga às raposinhas para virem trabalhar.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI