Alterações climáticas: Tribunal deu razão a jovens que puseram o estado de Montana na justiça

16 ago 2023

A decisão de uma juíza de Montana, nos Estados Unidos, marcou a primeira grande vitória num caso climático liderado por jovens. Os 16 jovens processaram o Estado de Montana em 2020: alegaram que o licenciamento de projetos como a produção de carvão e gás natural contribuiu para a clise climática no mundo.

Na decisão, a juíza Kathy Seeley concordou que as emissões de gases de efeito estufa em Montana provaram ser um fator substancial de impacto negativo e alegou que os jovens ficaram prejudicados e privados do direito constitucional a um ambiente limpo e saudável.

Paulo Magalhães, advogado e ambientalista da associação Zero analisa esta decisão, considerando que ela pode ser inspiradora para outros países. “A juíza reconheceu que a questão climática gera danos psicológicos aos jovens”, destaca.

Feito em direto a partir dos estúdios do Porto, este é um jornal de autor, assinado pela jornalista Ana Guedes Rodrigues. Os principais temas que marcaram o dia ganham um espaço para serem aprofundados e analisados

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA