"Tenho a informação que houve atos violentos em Caracas, Zúlia e Táchira. E tenho também a informação, não confirmada, que houve mortos"

29 jul 2024

José Luís Carneiro considera que a comunidade internacional está "a agir corretamente ao pedir para certificar todas as atas dos círculos eleitorais", no entanto considera que esta é uma tarefa "nada fácil, se não mesmo impossível", tendo em conta o número de votantes e de mesas de voto.

Na sua rubrica semanal de comentário na CNN Portugal, "A Bússola", o antigo secretário de Estado das Comunidades sublinhou que a comunidade internacional deve permanecer atenta à tensão que se vive na Venezuela e que "se vai agudizar nas próximas horas", podendo conduzir à violência. "Tenho a informação que ontem [domingo] houve atos violentos em três Estados: Caracas, Zúlia e Táchira. E tenho também a informação, não confirmada, que houve um morto em Caracas e 3 em Táchira", revelou. 

Carneiro lembrou ainda a posição da Venezuela no xadrez político internacional, sublinhando os países que felicitaram Maduro (entre os quais a Rússia, a China e Cuba) e aqueles que pedem a verificação (como EUA, Portugal e o Brasil). "A posição do Brasil é muito relevante porque é um país que funciona como articulação com os países da América do Sul", disse. "Há que acompanhar de perto esta tensão e a eventual violência e deverá haver uma articulação entre os países da União Europeia, com os Estados Unidos e com o Brasil."

Feito em direto a partir dos estúdios do Porto, este é um jornal de autor, assinado pela jornalista Ana Guedes Rodrigues. Os principais temas que marcaram o dia ganham um espaço para serem aprofundados e analisados

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA