Desalojadas pela guerra, 400 pessoas vivem agora numa discoteca em Beirute. Há crianças e adultos com necessidades especiais sem casa

15 out 2024

Skybar, uma das principais discotecas da capital libanesa, é agora um abrigo para 400 pessoas forçadas a fugir do sul do país devido aos ataques israelitas nas últimas semanas.

Entre elas estão 167 crianças sem escola que a organização One Lebanon, co-fundada pela cantora Tania Kassis, entretém com musicoterapia.

Um exemplo do esforço da sociedade civil - mesmo a partir do estrangeiro, como é o caso da Associação Caram Portugal - que se mobiliza para ajudar os desalojados que são já mais de um milhão, cerca de 20% da população libanesa.

As organizações não-governamentais adaptam-se para tentar dar resposta às necessidades mais básicas, até mesmo quando também elas são atingidas pelos bombardeamentos.

Myriam Choueiry garante que a Fundação Al Kafàat, criada pelos pais há mais de 65 anos, vai continuar a apoiar crianças e adultos com deficiência apesar de três centros da fundação, localizados no sul de Beirute, terem ficado destruídos e estarem agora inacessíveis.

Feito em direto a partir dos estúdios do Porto, este é um jornal de autor, assinado pela jornalista Ana Guedes Rodrigues. Os principais temas que marcaram o dia ganham um espaço para serem aprofundados e analisados

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA