Quantos portugueses são viciados em raspadinhas?

19 mai 2022

Vai arrancar em Portugal um estudo que pretende avaliar o número de portugueses viciados em raspadinhas. Pedido pelo Conselho Económico e Social, o trabalho ficou a cargo de dois investigadores da Universidade do Minho, que devem apresentar os primeiros resultados dentro de poucos meses.

O objetivo do estudo é tentar perceber, com carácter científico, aquilo que nas papelarias e quiosques do país parece já evidente: há muitas pessoas viciadas e que gastam muito dinheiro neste jogo.

Numa primeira fase vai determinar-se o perfil sócio-demográfico dos jogadores, depois irá analisar-se o índice de adição de quem aposta em raspadinhas e, finalmente, naqueles onde for identificada patologia será feito o mapeamento do cérebro.

Em 2018, em Portugal, foram despendidos 1,6 mil milhões euros neste jogo, o que dá uma média anual de 160 euros por cada português. Estes valores fazem de Portugal o país europeu com maior gasto per capita em raspadinhas.

Este é o espaço para ficar a saber as principais notícias do dia, às 13:00.

O jornal é transmitido da redação e do estúdio da TVI, numa envolvente de 360º, oferecendo aos espectadores uma nova experiência informativa, com jornais muito completos, modernos e diversificados, contemplando diversos géneros jornalísticos, enquadrados em áreas específicas do cenário.

O Jornal da Uma apresenta-se como um produto completo e global, mais abrangente e coerente, reforçando o carácter distintivo da informação da estação, marcado por um jornalismo atento e responsável; determinado e ousado; equilibrado e dinâmico.



É também uma proposta de um jornalismo de proximidade, um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas e os trata de forma profissional e séria.
 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA