Um dia histórico para o Papa Francisco no Iraque

6 mar 2021

Foi um dia cheio de simbolismo na viagem do Papa Francisco ao Iraque. Começou com uma estreia absoluta para um sumo pontífice católico: um encontro com o principal líder dos muçulmanos xiitas. Francisco foi até à cidade santa de Najaf para visitar o grande Ayatollah Ali Al-Sistani na sua própria casa. 

Depois de três quartos de hora de conversa, o comunicado do líder xiita pedia que os cristãos não fossem perseguidos: "Os cidadãos cristãos devem viver como todos os iraquianos, em paz e segurança, e com totais direitos constitucionais".

A agenda papal de sábado terminou com outra estreia, na catedral de São José, em Bagdade, perante o presidente do Iraque, Francisco tornou-se o primeiro Papa a celebrar uma missa em rito caldeu que é o da grande maioria dos cristãos iraquianos. 

O Jornal das 8 apresenta-se como um produto completo e global, mais abrangente e coerente, reforçando o carácter distintivo da informação da estação, marcado por um jornalismo atento e responsável; determinado e ousado; equilibrado e dinâmico.

O programa é também uma proposta de um jornalismo de proximidade, um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas e os trata de forma profissional e séria.

 

Conteúdo em língua gestual portuguesa (LGP).

 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA