Direitos humanos: "Todos nós temos que avançar muito nessa e noutras matérias, incluindo Portugal", diz Augusto Santos Silva no Catar

28 nov 2022

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, está no Catar para assistir ao segundo jogo de Portugal no Mundial e assim mostrar aos jogadores "o apoio de todo o povo português", deixando "uma palavra de apoio, de estímulo e de confiança": "A seleção nacional de futebol é um dos fatores mais importantes de unidade nacional, é muito importante para os portugueses que residem em Portugal e é tão ou mais importante para os portugueses que residem no estrangeiro, que veem na seleção e nos feitos da seleção um dos vínculos com a pátria-mãe", disse Santos Silva aos jornalistas após uma reunião com Fernando Gomes da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Futebol. 

Sobre o facto de o Catar ser acusado de não respeitar os direitos humanos, Santos Silva escusou-se a fazer comentários: "Todos nós temos que avançar muito nessa e noutras matérias, temos muito que melhorar. Isso aplica-se a todos os países, incluindo a Portugal", disse, sublinhando que "não há nenhum problema no relacionamento diplomático entre Portugal e o Catar. O Catar é um dos estados do Golfo onde temos um embaixador residente, o Golfo é uma região estratégica para nós".

Por último, Augusto Santos Silva recordou que é deputado eleito pelo círculo de fora da Europa, pelo que é também o representante dos mais de 1.500 portugueses que residem no Catar, e que esse é um motivo acrescido para estar ali. 

Queremos que os portugueses comecem o dia bem informados, na companhia da CNN Portugal. Por isso, no arranque da emissão, a atualidade é apresentada ao ritmo a que se desenrola a manhã de cada novo dia: com dinamismo, com energia. Em direto e a partir dos estúdios de Lisboa e do Porto, vamos estar de olhos postos em tudo o que acontece no continente, nas ilhas, em todas as geografias.

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA